Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Um mini-tesourinho.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/23-01-2016/sismo-sentido-no-algarve
Título: Sismo Sentido no Algarve


E realmente, não foi: http://www.ipma.pt/pt/geofisica/comunicados/index.jsp

Viva os títulos sensacionalistas. :D

Desculpe SpiderVV, mas neste caso a notícia da TVI é "correcta".

No site do IPMA está lá a descrição do sismo,
e quem está registado também recebeu do IPMA o aviso que for emitido por e-mail às 16:11:

Aviso de Sismo no Continente 23-01-2016 15:35
Informação Sismológica Aviso de Sismo no Continente 23-01-2016 15:35 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 23-01-2016 pelas 15:35 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 100 km a Oeste-Sudoeste do Cabo S.Vicente.Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt). Sáb, 23 Jan 2016 15:54:41

O que está mal escrito pela TVI, e que deviam ter utilizado o termo "registado" em vez de "sentido"
 
Última edição:


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Eu coloquei um link directo para o IPMA com essa informação. A gralha aqui foi que o sismo não foi sentido pela população. Quando é sentido pela população, o IPMA diferencia-o, e diz "sismo sentido". A notícia na íntegra está correcta, mas o título refere-se a um sismo sentido no Algarve, mas de acordo com o IPMA, e com o corpo da notícia, não foi sentido por ninguém, apenas registado.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre

Sinceramente, a mesma "cultura" que apresenta o título do video, é aquela que as pessoas que surgem nele possuem... :facepalm::dry::nono:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
"Mão de Deus" sobre Portugal espanta o mundo

Uma nuvem com um formato intrigante sobre a ilha da Madeira está a espantar o mundo, que a apelida de "mão de Deus".
ng5787834.png


As imagens foram publicadas no Facebook "Navegador Mensal" no último domingo e, em pouco tempo, espalharam-se por jornais de todo o Mundo, surpreendidos com a estranha imagem alaranjada captada ao nascer ao nascer do dia.

Na Internet, a imagem está a ser comparada com uma bola de fogo ou com uma mão fechada que desce dos céus.

_____________________________________________________________________________________________________


Tudo bem que se compare a foto com uma mão fechada ou bola de fogo, realmente o efeito é interessante, mas não mais do que isso..um efeito caprichoso das nuvens ao nascer do sol, em que o fotógrafo estava no local certo à hora certa para o captar.

Com o devido respeito e sem querer ferir susceptibilidades ou crenças religiosas, o título parece-me completamente fora de contexto e , no mínimo, sensacionalista..só faltava dizer que vem aí o Apocalipse..

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/MundoInsolito/Interior.aspx?content_id=5003568#AreaComentarios
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Segundo uma notícia do sapo 24, os investigadores do " met office " dizem que estamos a ter nos últimos tempos temperaturas acima da média devido ao efeito combinado do aquecimento global e do " El Nino ". Até aqui tudo bem.
Os mesmos investigadores dizem que 2017 vai ser mais frio, devido ao fim da influência do " El Nino ". Até aqui tudo bem também.

Contudo, afirmam que 2018 vai ser novamente mais quente. E eu pergunto porquê?

O aquecimento global vai fazer uma pausa em 2017 e regressa em 2018? :huh:

Às vezes, não sei se são as notícias ou os estudos que não têm credibilidade. :facepalm:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Segundo uma notícia do sapo 24, os investigadores do " met office " dizem que estamos a ter nos últimos tempos temperaturas acima da média devido ao efeito combinado do aquecimento global e do " El Nino ". Até aqui tudo bem.
Os mesmos investigadores dizem que 2017 vai ser mais frio, devido ao fim da influência do " El Nino ". Até aqui tudo bem também.

Contudo, afirmam que 2018 vai ser novamente mais quente. E eu pergunto porquê?

O aquecimento global vai fazer uma pausa em 2017 e regressa em 2018? :huh:

Às vezes, não sei se são as notícias ou os estudos que não têm credibilidade. :facepalm:

A ciência é complicada. O La Niña, que costuma a vir depois de um El Niño esfria o planeta. As temperaturas também não sobem e descem em linha reta. A redução na atividade solar afeta o planeta direta e indiretamente, nomeadamente ao permitir uma maior passagem de raios cósmicos que por sua vez contribuem para a formação de nuvens (e raios). Um novo estudo também afirma que a Corrente do Golfo não diminuiu de velocidade.

Como já escrevi anteriormente, este tópico tem uma mistura de muitas coisas. Entre outros, está a ignorância de como é que o planeta funciona e funcionou (porque não é linear) e muitos interesses económicos que mais cedo ou mais tarde enviesam a ciência.

O planeta aqueceu nas últimas décadas. Resta saber devido a quê e em que proporção. Todo o assunto controverso demora muito tempo a ficar mais ou menos claro. Já dei o exemplo do tabagismo.

Quanto a energia limpa e barata, acho que muita gente ligada ao setor (da energia suja) não tem grande interesse em que haja sequer a possibilidade de tal coisa. Há simplesmente dinheiro a mais para ser feito. Os que estão ligados ao setor da guerra também não têm grande interesse nisso (algo que a privatização da guerra piora. Não há incentivo para que as guerras sejam encurtadas ou evitadas). A história do Tesla é fascinante. Era um cientista que queria inventar energia barata. Se não tivesse havido tanta inveja e ganância (com banqueiros metidos no assunto, claro), talvez a história tivesse sido muito diferente.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Estava a ver a " correio da manhã TV ", enquanto tomava o pequeno almoço, qual não é o meu espanto quando vejo a previsão meteorologica e dizem que aqui em Viana, havia uma previsão de temperatura mínima de 10 graus. Ora, segundo os meus dados, tive uma Tmin de 1 grau, agora ainda estão apenas 3 graus.
Para confirmar se não estava a ter nenhuma alucinação, fui à porta e verifiquei que está ainda realmente muito frio. Ainda confirmei no site do IPMA e confirmei que a mínima era mais baixa, como é óbvio, que os tais ridículos 10.

Adoraria saber onde é que Os Média vão buscar as suas fontes.:facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Estava a ver a " correio da manhã TV ", enquanto tomava o pequeno almoço, qual não é o meu espanto quando vejo a previsão meteorologica e dizem que aqui em Viana, havia uma previsão de temperatura mínima de 10 graus. Ora, segundo os meus dados, tive uma Tmin de 1 grau, agora ainda estão apenas 3 graus.
Para confirmar se não estava a ter nenhuma alucinação, fui à porta e verifiquei que está ainda realmente muito frio. Ainda confirmei no site do IPMA e confirmei que a mínima era mais baixa, como é óbvio, que os tais ridículos 10.

Adoraria saber onde é que Os Média vão buscar as suas fontes.:facepalm:

Pegando nesse jornaleco! ontem ouvi esses mesmos a dizer que hoje sexta feira iria entrar chuva de Sul para Norte e que no Sábado iria chover mais no Centro e Sul...como é possível dizerem tanta mentira em tão pouco tempo! Onde vão ver estas coisas!?? calados são uns poetas no que toca a Meteorologia, esses e outros!!
 
  • Gosto
Reactions: james e jonas_87

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Satélite confirma evaporação total do segundo maior lago da Bolívia
Daniela Costa

A notícia era esperada. Já em dezembro, as autoridades bolivianas tinham aprovado uma declaração de desastre natural. O satélite Proba-V, da Agência Espacial Europeia (ESA), veio apenas confirmar o que já se temia: o lago Poopó, o segundo mais extenso da Bolívia, secou por completo.


O lago, que ocupava uma depressão do planalto da Bolívia, chegou a cobrir uma extensão de três mil quilómetros quadrados. O progressivo evaporamento foi registado em três imagens distintistas: a 27 de abril de 2014, a 20 de julho de 2015 e por fim, o evaporamento total, no passado dia 22 de janeiro.

Segundo um comunicado da ESA, "embora não seja a primeira vez que o lago Poopó evapora, existe o temor de que demore muitos anos para encher novamente, caso chegue a acontecer".

A massa de água tinha apenas três metros de profundidade e o entorno árido montanhoso do lago fez com que este fosse "muito sensível às oscilações do clima", segundo o mesmo comunicado.

No entanto, a progressiva evaporação das águas está relacionada com outras causas, onde se destacam a extração de fontes de água do lago para mineração e agricultura, as alterações climáticas e o aquecimento do oceano Pacífico, depois da passagem do furacão El Niño, de acordo com o El País.



Imagem captada por satélite em 1991. Fonte: Wikipédia

Depois de o governo boliviano de Oruro (oeste) ter aprovado uma declaração de desastre natural, haverá um aceleramento para o uso de recursos económicos para atenuar esta catástrofe. Segundo o El País, estima-se que seja necessário um investimento de cerca de 100 milhões de euros para salvar o lago.

"Enquanto isso, os pescadores locais ficaram sem sustento e o ecossistema do lago mostra-se altamente vulnerável", afirmou a ESA. O lago também era uma paragem de descanso de aves que emigravam do norte para o sul.

O Poopó é reconhecido como zona húmida protegida pela Convenção de Ramsar, que entrou em vigor em 1975 e que visa a proteção das zonas húmidas e dos seus recursos.

Furação El Niño??? :confused::facepalm::buh::nono:

Ps: O copy-paste já não é o que era... A notícia original (http://elpais.com/elpais/2016/02/09/ciencia/1455009125_980752.html) está correcta, pelo que o jornalista Daniela Costa do Sapo 24, percebe tanto de espanhol como do El Niño :lmao:
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Satélite confirma evaporação total do segundo maior lago da Bolívia
Daniela Costa

A notícia era esperada. Já em dezembro, as autoridades bolivianas tinham aprovado uma declaração de desastre natural. O satélite Proba-V, da Agência Espacial Europeia (ESA), veio apenas confirmar o que já se temia: o lago Poopó, o segundo mais extenso da Bolívia, secou por completo.


O lago, que ocupava uma depressão do planalto da Bolívia, chegou a cobrir uma extensão de três mil quilómetros quadrados. O progressivo evaporamento foi registado em três imagens distintistas: a 27 de abril de 2014, a 20 de julho de 2015 e por fim, o evaporamento total, no passado dia 22 de janeiro.

Segundo um comunicado da ESA, "embora não seja a primeira vez que o lago Poopó evapora, existe o temor de que demore muitos anos para encher novamente, caso chegue a acontecer".

A massa de água tinha apenas três metros de profundidade e o entorno árido montanhoso do lago fez com que este fosse "muito sensível às oscilações do clima", segundo o mesmo comunicado.

No entanto, a progressiva evaporação das águas está relacionada com outras causas, onde se destacam a extração de fontes de água do lago para mineração e agricultura, as alterações climáticas e o aquecimento do oceano Pacífico, depois da passagem do furacão El Niño, de acordo com o El País.



Imagem captada por satélite em 1991. Fonte: Wikipédia

Depois de o governo boliviano de Oruro (oeste) ter aprovado uma declaração de desastre natural, haverá um aceleramento para o uso de recursos económicos para atenuar esta catástrofe. Segundo o El País, estima-se que seja necessário um investimento de cerca de 100 milhões de euros para salvar o lago.

"Enquanto isso, os pescadores locais ficaram sem sustento e o ecossistema do lago mostra-se altamente vulnerável", afirmou a ESA. O lago também era uma paragem de descanso de aves que emigravam do norte para o sul.

O Poopó é reconhecido como zona húmida protegida pela Convenção de Ramsar, que entrou em vigor em 1975 e que visa a proteção das zonas húmidas e dos seus recursos.

Furação El Niño??? :confused::facepalm::buh::nono:

Ps: O copy-paste já não é o que era... A notícia original (http://elpais.com/elpais/2016/02/09/ciencia/1455009125_980752.html) está correcta, pelo que o jornalista Daniela Costa do Sapo 24, percebe tanto de espanhol como do El Niño :lmao:

Também tinha lido essa noticia, a coisa até nem estava a correr mal, mas quando cheguei ao malfadado furacão parei de ler, foi mau de mais... :facepalm:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Previsão para 3ª feira, 16.fevereiro.2016

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de
nebulosidade nas regiões do interior junto fronteira
durante a tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte, soprando
até ao início da manhã, moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral
a sul do cabo Mondego, e forte (35 a 50 km/h) nas terras altas das
regiões Centro e Sul, com rajadas até 70 km/h.
Acentuado arrefecimento noturno, com formação de gelo ou geada em
especial nas regiões do interior.
Descida da temperatura mínima. :facepalm:

Eu já sei que há fronteira, pois daqui à fronteira são 15 kms, mas sinceramente também sei que há quem não saber distinguir o há de haver do à que é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a+a=à)... :dry: E eu é que sou disléxico...

Para quem queira aprender um pouco mais: http://palavradodia.com/2013/08/05/a-a-a-ou-ha/
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Previsão para 3ª feira, 16.fevereiro.2016

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de
nebulosidade nas regiões do interior junto fronteira
durante a tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte, soprando
até ao início da manhã, moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral
a sul do cabo Mondego, e forte (35 a 50 km/h) nas terras altas das
regiões Centro e Sul, com rajadas até 70 km/h.
Acentuado arrefecimento noturno, com formação de gelo ou geada em
especial nas regiões do interior.
Descida da temperatura mínima. :facepalm:

Eu já sei que há fronteira, pois daqui à fronteira são 15 kms, mas sinceramente também sei que há quem não saber distinguir o há de haver do à que é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a+a=à)... :dry: E eu é que sou disléxico...

Para quem queira aprender um pouco mais: http://palavradodia.com/2013/08/05/a-a-a-ou-ha/
Sinceramente é um erro tão comum que já deixo passar...