Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Queria saber se alguém ouviu uma coisa hoje de manhã na TVI.

Segundo me contaram, a jornalista disse que o País estava em "Alerta Azul na Escala de Ritcher" :shocking:

Eu não ouvi nada disso mas se realmente foi como te disseram só tenho a dizer " QUE BARBARIDADE":lmao:
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Instituto de Meteorologia descobre rajadas de 220 km por hora no Oeste

Os resultados preliminares da avaliação técnica do Instituto de Meteorologia (IM) ao temporal da madrugada de 23 de Dezembro que ocorreu na Zona Oeste, e a divulgar hoje, contêm uma surpresa: a partir das observações de um radar instalado em Coruche, o instituto diz ter detectado agora uma pequena faixa onde o vento junto ao solo foi de 220 quilómetros por hora (km/h).

(...)

Para o IM, o que aconteceu foi uma "ciclogénese explosiva". A diferença entre o temporal do Oeste e as condições de mau tempo ditas normais é que a depressão formada na região na véspera de Natal tem direito à categoria de "furacãozinho". As regras dizem que a partir dos 118 km/h já são ventos normalmente associados a um furacão.

http://www.publico.clix.pt/Local/in...e-rajadas-de-220-km-por-hora-no-oeste_1417542

:lmao::lmao::lmao::lmao:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
(...)A diferença entre o temporal do Oeste e as condições de mau tempo ditas normais é que a depressão formada na região na véspera de Natal tem direito à categoria de "furacãozinho". As regras dizem que a partir dos 118 km/h já são ventos normalmente associados a um furacão.


:lmao::lmao::lmao::lmao:

Os media portugueses são muito bons, eles são os mini-tornados, agora os furacõezinhos, falta vir os mini-vulcõezinhos, os mini-tsunamis, os mini-nevões, ondinhas de calor, ondinhas de frio, mini-cheias, etc ... :angry:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Os media portugueses são muito bons, eles são os mini-tornados, agora os furacõezinhos, falta vir os mini-vulcõezinhos, os mini-tsunamis, os mini-nevões, ondinhas de calor, ondinhas de frio, mini-cheias, etc ... :angry:

Enquanto não vierem com os nano-mini-micro-furacões podemo-nos considerar sortudos:D:lmao:...
:disgust:
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Tirando o pormenor da queda de neve acima de 30 metros como está escrito em rodapé, fiquei:maluco::maluco::maluco: a ouvir, precipitação, chuva, neve, quarta-feira, e quinta feira tantas vezes na mesma entrevista...

Arre Jornalista...

VIDEO SIC
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Raio mata agricultor no Alentejo

A forte trovoada que assolou a região de Portel, no distrito de Évora, esta terça-feira à tarde, acabou por ser fatal para um agricultor, que morreu depois de ter sido atingido por um raio. A vítima, de 41 anos, estava a limpar oliveiras quando o temporal encetou.

O agricultor vivia em Oriola, com a esposa e dois filhos, segundo o Correio da Manhã, que noticia o incidente. No local onde o homem foi atingido pelo trovão estiveram cinco elementos dos bombeiros de Portel, que transportaram o corpo para o Hospital de Beja.

In A bola

Agora, os trovões também nos atingem... Ahahaha :lmao: :lmao:

Não é uma situação para gozar, estou a apenas a fazer troça do português da notícia. ;)

Enfim, mais um tesourinho para a colecção.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Estive há pouco a falar com uma jornalista em cujo jornal também utilizam o termo mini-tornado, e a justificação que me foi dada para a utilização desse termo foi a de que não podem colocar só "Tornado" num titulo de uma noticia, pois é um termo mais assustador para a população, e não se pretende alarmar as pessoas. Referiu também que utilizar num título "Tornado de pequena intensidade", ou "Tornado EF0" ocupa mais espaço ou não é tão prático. Afirmou também que conhecem a escala Fujita e sabem que mini-tornado é incorrecto, mas que por essa justificação, continuam a utilizar esse termo.

Quanto aos outros Media, não sei se a justificação será a mesma.

Refira-se, no entanto, que nestes últimos dias, em muitos jornais já aparece a descrição da escala Fujita em anexo às noticias dos tornados.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Estive há pouco a falar com uma jornalista em cujo jornal também utilizam o termo mini-tornado, e a justificação que me foi dada para a utilização desse termo foi a de que não podem colocar só "Tornado" num titulo de uma noticia, pois é um termo mais assustador para a população, e não se pretende alarmar as pessoas.

Pois, com conhecimento de causa e utilizando o termo "mini-tornado" ainda é mais grave. As coisas têm que ser chamadas pelo seu nome, seja assustador ou não.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Já agora, fica aqui a "ESCALA FUJITA PORTUGUESA" de tornados para tentarmos compreender melhor o que se fala na comunicação social:

minitornados.png


:D:D:D
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Venho aqui dar a conhecer algumas das respostas dadas aos nossos vídeos no youtube, mostrando com isso o que (PRÁ I VAI NA CABEÇA DESTA GENTE)

Melhor impossivel :lmao: não vou indicar os responsáveis:lmao:

Respostas ao vídeo do tornado no Cabo Espichel

----------------------------------------------------------------------

dia 27 e 28 de Fevereiro deste ano (2010) ja tivémos um ciclone.
e hoje de madrugada está um forte vendaval.
infelizmente vamos ter muito disto, devido ás alterações climáticas.
e os estúpidos dos Governantes mundiais não querem reduzir as emissões poluentes,
na Cimeira de Copenhaga cagaram-se para o clima

----------------------------------------------------------------------
ate as gaivotas passam no meio daquilo e nem mexem ... nao se esqueçam que estamos num cabo tem alteraçoes climaticas grandes aquilo foi apenas um cruzamento de altas pressoes com baixas pressoes i forma se aquela tempestade com raios etc os tornados classificados em f1 sao prai da intensidade de uma noite de vendaval e ja houve muitas por isso tambem nao seria muito dramatico

----------------------------------------------------------------------

te me arrepio para nós os portugueses seria um tragedia se o tornado atingi se o f1 um fenomeno raro no nosso pais, ja que estamos abituados a ver na tv, nos e.u.a agora aqui e chocante como o nosso clima esta a mudar

-----------------------------------------------------------------------
abraços
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Que dizer?! :rolleyes:

Hilariante, cómico, insólito...

Há pessoal que quando se depara com a possibilidade de expressar a sua opinião sobre um determinado assunto, que muitas vezes lhes passa completamente ao lado, não resistem em deixar um pequeno contributo, talvez com a ideia de que ficaria mal se não respondessem e o resultado por vezes dá nisto! :p :lol:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Na Tvi24 meados de Novembro quando se esperava cerca de 20 graus em Santarém e 18,19 no resto do Centro/Sul:
" E agora a Meteorologia.Amanhã 35 graus em Lisboa,e a cidade mais quente vai ser Santarém com 40 graus.Uma máxima muito elevada para a altura em questão "

FOram buscar a previsão de dia 15 de Agosto ou coisa parecida? Fiquei parvo a olhar para aquilo.:lmao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Na Tvi24 meados de Novembro quando se esperava cerca de 20 graus em Santarém e 18,19 no resto do Centro/Sul:
" E agora a Meteorologia.Amanhã 35 graus em Lisboa,e a cidade mais quente vai ser Santarém com 40 graus.Uma máxima muito elevada para a altura em questão "

FOram buscar a previsão de dia 15 de Agosto ou coisa parecida? Fiquei parvo a olhar para aquilo.:lmao:

eu vi essa:lol::lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A ministra da Educação, Isabel Alçada, foi ontem surpreendida durante a visita à Escola D. Manuel I, em Beja, com uma situação inesperada: o pavilhão polivalente coberto, acabado de construir - ao abrigo do projecto de requalificação do edifício escolar -, deixa entrar água a ponto de interditar o espaço às aulas de Educação Física. A governante, que disse ter sido informada da situação ontem de manhã, não escondeu o incómodo quando os jornalistas a confrontaram com o problema. E argumentou com uma insólita explicação. "Foi-me dito que o miniclima de Beja está relativamente diferente, graças ao Alqueva, que refrescou a cidade, e que tornou um pouco mais húmida esta zona."
http://jornal.publico.clix.pt/notic...tra-e-tecnicos-da-parque-escolar-18961922.htm