Tipos de neve

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Mário Barros 15 Nov 2007 às 23:12.

  1. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Como está a chegar o Inverno e quem sabe os primeiros nevões aqui fica os tipos de neve :)

    Powder
    Powder é a neve recém-caída, fresca e intocada. A sobreposição de inúmeros cristais e flocos de neve forma uma camada de neve lisa e macia sobre as montanhas, proporcionando a sensação de flutuar ao esquiador. O powder normalmente se compacta em diversas camadas, formando uma travesseiro natural para as quedas.

    Crud
    Embora o termo não seja muito usado, Crud é a próxima fase depois do powder. Conforme mais e mais pessoas passam sobre o powder, a neve empilha-se em certas áreas e compacta-se em outras. A camada de neve, antes lisa e fresca, fica toda marcada e repleta de áreas com neve similar ao powder e outras aéreas com neve mais dura e escorregadia.

    Esquiar sobre a neve crud é um um pouco mais difícil que o powder, mas ainda muito divertido. O segredo é andar de forma mais agressiva, mantendo os joelhos mais flexionados para absorver o impacto do terreno irregular.

    Crust
    Crust significa crosta em português, e como o próprio nome diz, esse tipo de neve apresenta uma crosta mais dura por cima da neve mais macia. A crosta é formada quando os raios do sol e o vento derretem a camada superior do powder mas congelando-se novamente devido ao frio. Se a crosta for bem sólida, você vai esquiar a maior parte do tempo sobre a camada dura. Se a crosta for um pouco mais mole você irá provavelmente furá-la e deslizar por uma camada mais macia.

    Slush
    Quando a temperatura fica mais quente do que o ponto de solidificação da água, a neve começa a derreter, ficando cheia de água e grandes pedaços de gelo. Basicamente, a neve slush é muito parecida com um sorvete derretido. Por estar molhada, a neve é muito mais pesada e as curvas ficam muito lentas e difíceis. Movimentos ainda mais agressivos são necessários para manter a velocidade.

    Icy
    Odiado por snowboarders com a mesma intensidade que amam o powder, esse tipo de neve é exatamente o oposto do segundo - duro, escorregadio, e na maior parte do tempo considerado um inferno. Na verdade, você nunca vai encontrar gelo nas montanhas. O que encontra-se é um neve que já derreteu-se e congelou-se diversas vezes formando uma superfície sólida, que é chamada de icy em inglês.

    Tipos de neve e acidentes
    As condições da neve não afetam apenas a forma de esquiar, mas também as contusões. A neve compacta e dura normalmente gera alta velocidade e contusões de impacto. O powder e a neve pesada estão mais associados com torções. Portanto procure aprimorar sua técnica nos diversos tipos de terreno, mantenha os olhos abertos e divirta-se.
     
  2. CMSAFF

    CMSAFF
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    10 Nov 2007
    Mensagens:
    86
    Local:
    Lisboa (Olivais) e sempre que posso em Tavira.
    O ICY é o que ocorre normalmente na Serra da Estrela.
     

Partilhar esta Página