Tornado em Alcanena/Amiais/Torres Novas 9 Abril 2008

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Eu ainda não vi as imagens(só a foto), mas só quero dizer que agora vem os defensores do aquecimento global afirmar de que isto aconteceu por haver já mudanças a nivel do clima:lmao::lmao::lmao:.
Quando não é um fenomono raro em portugal já aconteceu variadas vezes.

:lmao::lmao::lmao::lmao:;)

Isto sempre aconteceu por cá. Eu próprio já vo um F1 em Ferragudo em 96.:rolleyes:
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
:lmao::lmao::lmao::lmao:;)

Isto sempre aconteceu por cá. Eu próprio já vo um F1 em Ferragudo em 96.:rolleyes:






O problema disto é que tem que vender:lmao:especialmente para as televisões.
Tenho que lembrar com o advento da internet,televisão,radio,telemoveis a informação é muito mais rapida e facil de divulgar hoje em dia,o mesmo não acontecia á 20 anos atrás.

Agora em relação de ver estes fenomonos, quantas trombas de aguas já vi na baia de cascais. Lembro-me de uma que entrou em terra junto do estoril sol em novembro de 97, e que foi até Alcoitão como mini tornado destruindo um telhado no monte estoril e uma parte da cobertura do campo do estoril praia.O som, e nunca me vou esquecer pois foi o mais marcante era de um enorme aspirador.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tornado Santarém - 09/04/2008

[SAPO]c8r1rsVkZrt8gO0hh7O5[/SAPO]
[SAPO]NA3cpl6DyrcPWz4zn8rP[/SAPO]
[SAPO]tw0uo2RzRQMZ4bdU4V4n[/SAPO]
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Penso que aqui no forum todos tem noção disso, de que é um fenónomo raro mas que quase todos os anos acontecem 2 ou 3 em média em Portugal.
Vi hoje em vários locais a falarem de alterações climáticas e tornados como nos EUA, mas em Inglaterra há muitos mais tornados do que nos EUA, se fizermos as contas à superfice do país.
Claro que são tornados mais fracos, de F0 a F3 sendo estes últimos já mesmo muito raros na Europa.

Quanto à intensidade, do que vi até agora é no máximo um fraco F2, fraco ou quando muito médio.
F3 já é um tornado que destroi paredes de edifícios em vez de apenas telhados e pré-fabricados, arranca árvores pela raiz e não apenas quebrá-las, etc. Mas também não vi tudo o que possa ter dado até agora nas TV's.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
(...)

Quanto à intensidade, do que vi até agora é no máximo um fraco F2, fraco ou quando muito médio.
F3 já é um tornado que destroi paredes de edifícios em vez de apenas telhados e pré-fabricados, arranca árvores pela raiz e não apenas quebrá-las, etc. Mas também não vi tudo o que possa ter dado até agora nas TV's.

Boa noite a todos! :thumbsup:

Só agora à noite é que tive oportunidade de actualizar-me em relação ao tornado no distrito de Santarém.
E realmente as fotos e as reportagens são impressionantes nos estragos causados! :surprise: :shocking:

E concordo com o Vince no que diz respeito á intensidade do fenómeno, um F2 sem dúvida! :shocking:
O que para Portugal não deixa de ser muito significativo!
O distrito de Santarém começa é um local muito interessante em fenómenos atmosféricos extremos! :D
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
:unsure: Boas Noites... Vamos ver esta madrugada e manha se acontecerá mais fenomenos destes...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Boa noite a todos! :thumbsup:

Só agora à noite é que tive oportunidade de actualizar-me em relação ao tornado no distrito de Santarém.
E realmente as fotos e as reportagens são impressionantes nos estragos causados! :surprise: :shocking:

E concordo com o Vince no que diz respeito á intensidade do fenómeno, um F2 sem dúvida! :shocking:
O que para Portugal não deixa de ser muito significativo!
O distrito de Santarém começa é um local muito interessante em fenómenos atmosféricos extremos! :D

A parte Norte...porque eu aqui continuo a ver passar "navios":lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vi só agora à noite mais algumas reportagens que ainda não tinha visto e também me inclino talvez para o F2 forte ou possível F3 fraco, dado que aparecem paredes destruidas e árvores arrancadas pela raiz.

O IM pelo que entendo do comunicado através da análise dos dados de radar parece que conforma a existência de uma supercélula.

Data: 9 de Abril de 2008
Autor: IM

Uma análise preliminar de diversos tipos de imagem radar permite concluir que uma estrutura convectiva com movimento de rotação organizado nos seus níveis médios, afectou parte da Região Norte do Ribatejo, no período compreendido entre as 09:00 e as 10:00, hora local.

A este tipo de perturbação está, frequentemente, associada a ocorrência de tornados. No presente caso, sem prejuízo de uma análise técnica no local não ter sido ainda efectuada, diversos relatos, descrições e fotografias parecem confirmar a ocorrência de um tornado na região.
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boas pesoal;) na tv eles dizem que e um mini tornado:lol:nao me parece pelas Fotos e vídeos que eu tive a ver o tornado e F2: Velocidades de vento entre 182 e 252 km/h. Os telhados de algumas casas começaram a levantar e os trailers/casas móveis que estiverem no caminho do tornado serão demolidos. Este tornado também pode soprar vagões de trem para fora de seus trilhos isto foi +- o que aconteceu em Alcanena













Dados da minha estaçao La Crosse - WS3600 instalada em lisboa monsanto dia 09-04-2008

O sol nasce às: 6:49
O sol põe-se às: 20:19
Temp 18,3c
Temp Min 15,7c/ UTC 22:49
Temp Max 21,4c/UTC 10:13
Pressão-0981.2Hpa UTC 14:19
Intensidade do Vento-26 km/h UTC 12:30
Direção do Vento-WSW UTC 13:45
Rajada max-71.6 Km/h UTC 17:48
Umidade Relativa-64 % UTC 21.05
Chuva-11mm UTC 23:55
Altitude-110Metros
Previsão Para as Proximas 24h Aguaceiros:rain: Queda de neve acima dos 1500 metros:cold: descida da temperatura.
TEMPERATURA MÁXIMA PREVISTA 10-04-2008 16ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
:lmao::lmao::lmao::lmao:;)

Isto sempre aconteceu por cá. Eu próprio já vo um F1 em Ferragudo em 96.:rolleyes:

Oh Luper, uma pergunta eu também já vi nos arredores de Olhão um tornado, ou coisa do género, sei que foi em Março de 96, só sei que foi o maior susto que já passei até hoje, o telhado ficou sem telhas, muros derrubados, galinhas evaporaram-se, postes de telefone e electricidade literalmente quase no chão, só me lembro do barulho que aquilo fazia, agora se era mesmo tornado ou não, isso já tenho dúvidas só vi uma coisa branca pela janela.:(:mad:
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
A referência na base de dados europeia de tempo severo! e que referência ;) :D

http://essl.org/ESWD/

tornado

Amiãis de Baixo 20km east of Torres Novas, Tornado path around 10 or more km,
Portugal (39.4333 N, 8.73 W)
09 04 2008 (Wednesday) 08:00 UTC (+/- 1 hrs.)

based on: information from a report on a website, a television or radio broadcast, a report in some literature, an eye-witness report, photo or video of the event
land use where event was first observed: selected
F2 the intensity rating was based on an eyewitness report of the damage, a damage survey by a severe weather expert, photograph(s) and/or video footage of the inflicted damage.
The funnel cloud was observed.
path length: 10 km
maximum path width: 200 m
number of people injured: 6
number of people dead: 0
Pictures here: http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/tornado-em-alcanena-amiais-torres-novas-9- abril-2008-a-2108-2.html; source2: "Tempête tempérée au Portugal et dans le Sud de l'Espagne", CATNAT, 09.04.2008
This report has an incomplete verification.
contact: OJ, Samuel Costa ; - reports united into one report: Thilo Kühne (ESSL) [e-mail]

:D;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ainda sobre o Tornado do distrito de Santarém, o Telejornal da RTP ontem:

[VIDEO]http://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/telejornal/telej_1_09042008.wmv[/VIDEO]
http://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/telejornal/telej_1_09042008.wmv

Se virem o notíciário, vêm que começou bem com o pivot a falar dum Tornado, mas em fundo temos a ilustrar uma imagem dum olho de Furacão.
Se começou bem, durou pouco, passado alguns segundos regressou o "mini-tornado" e passado alguns minutos o José Rodrigues dos Santos fala mesmo no "mini-furacão" :disgust:

Foi demais, enchi o saco e acabei por mandar uma mensagem para a RTP. Quem puder que faça o mesmo a ver se acabamos de vez com esta praga das mini's do mini-jornalismo.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Mas a reportagem da SIC a acompanhar os técnicos do IM que ontem se deslocaram ao terreno foi quanto a mim boa.
Pelo menos e pela 1ª vez, para quem não entende do assunto, ficou a perceber que foi de facto um Tornado . Não houve cá conversa de minis,nem furacões,nem aquecimentos globais.
Para nós que percebemos alguma coisa ficamos a saber que a região foi afectada de facto por um F2 e que o mais impressionante deste Tornado terá sido o extenso caminho percorrido.
E a propósito:
Também eu já vi e presenciei um talvez F1 em Nov/98.
Avistei-o no mar e depois perdi-lhe o rasto.No dia seguinte houve notícia dele nos media:-entrou em terra pela praia da Memória destruindo por completo o bar da praia e virou alguns carros.Houve feridos ligeiros.Dissipou-se pouco tempo depois de entrar em terra.
E também mandei um mail de indignação à RTP pela suas reportagens carregadas de erros técnicos,falta de profissionalismo e ignorância pura...
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Estava agora a passear pelo fórum quando me lembrei deste tópico e me lembrei de contar o que aconteceu, penso ser o único no fórum que assistiu a este tornado, ou dizendo melhor, estive no meio dele.
Era um bela manhã e estava numa aula de T.I.C(Tecnologias de informação e comunicação), quando, repentinamente,uns 5/10 minutos antes do tornado o céu escureceu bastante. Eu não parava de dizer aos meus colegas"vem aí tempestade!":hehe:
De um momento para o outro começou a fazer um vento fortíssimo e tudo começou a andar à roda:confused:.Tão depressa como apareceu desapareceu e o tempo acalmou. Ficou toda a gente em alvoroço, uns assustados a pensar que aquilo tinha sido a larga escala e a telefonarem aos pais para saber o que tinha acontecido e outros apenas surpreendidos.:D
Quando chegou o intervalo que nunca mais parecia chegar fui dar uma volta e tirar umas fotos. Estava super contente por ter assistido a um tornado e estava com a adrenalina toda.:lol:
Quando fui à rua reparei que os danos não foram uniformes:confused:.Havia árvores arrancadas ou apenas fragmentos de telhado partidos. Chegaram a haver danos num raio de 300/400metros.

Aqui vão algumas fotos.(peço desculpa pela má qualidade visto que foram tiradas com o único meio de eu as tirar na hora o telemóvel):nicephoto:



















Deixo também aqui um link com fotos muito mais representativas dos danos durante uma das minhas pesquisas pela net.

http://www.oribatejo.pt/index.php?l...674a318d5&id=6afef7f597dd5dcfdd8035c008001a99