Tornado em Ferreira do Zêzere - 7 de Outubro 2009

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro


tornado


Santarém 85 km north of Santarém, Santarém
Portugal (39.41 N, 8.17 W)
07-10-2009 (Wednesday) 04:42 UTC (+/- 5 min.)


based on: information from an eye-witness report, a report by a weather service, a newspaper report, a report on a website, an eyewitness report of the damage
land use: land land use where event was first observed: rural area (crops, grassland, both or unknown)
the intensity rating was based on an eyewitness report of the damage.
total event duration: 15 min.
accompanying weather: heavy rain.
direction of movement: SW-NE
damage to property: Roofs blown off homes. trees uprooted
number of people dead: 0
The tornado left 4 people homeless. Their houses were severely damaged. It was raining heavily at the time of the event. A nearby meteorological station reported 25mm of rain in one hour. You can see radar and satellite images taken at the time of the event in the following website (it's in Portuguese but just scroll down and look at the images): http://www.meteopt.com/forum/eventos-meteorologicos/tornado- em-ferreira-do-zezere-7-de-outubro-2009-a-3800.html. The two videos near the end of the page show the destruction caused by the tornado.

report status: as received (QC0)

contact: Ricardo [e-mail]
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Santarém 85 km north of Santarém, Santarém
Portugal (39.41 N, 8.17 W)
07-10-2009 (Wednesday) 04:42 UTC (+/- 5 min.)

Tem um erro na submissão, a hora está mal, foi supostamente às 3:42 UTC, 4:42 locais. Se foi alguém aqui do fórum que submeteu, que proceda à correcção já agora, pode ser um pormenor importante porque o ESSL costuma fazer verificações do que é submetido ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
pode ser um pormenor importante porque o ESSL costuma fazer verificações do que é submetido ;)

Que tipo de verificações costumam fazer? Não percebi o sentido do que disseste.

----------

Estive por mera curiosidade a ver a escala Fujita e os respectivos danos que as várias categorias de tornados podem provocar, e muito sinceramente este evento pareceu-me um F1, senão mesmo um F2. Estou mais confiante nesse do que no F0, já que o F0 é um tornado fraco. E estamos a falar noutro tipo de destruição aqui, telhados arrancados (e não simples telhas fora do sítio), árvores partidas ao meio e algumas mesmo arrancadas pela raiz, etc...

Deixo aqui um breve fundamento para a minha opinião:

"Em redor, uma betoneira, uma fresa e um carro foram arrastados, uma laranjeira arrancada pela raiz, duas dezenas de pinheiros cortados a meio."

"O estado em que ficou, completamente encharcada, com pedaços do tecto falso caídos, vidros partidos, electrodomésticos danificados, obriga a uma intervenção maior, admite."

"Em Areias, a central fotovoltaica foi também atingida, com várias das estruturas de suporte dos painéis de energia solar retorcidas e alguns dos pilares arrancados do cimento."

"Árvores, algumas centenárias, literalmente partidas ao meio, outras arrancadas pela raiz, (...) chapas que voaram centenas de metros, um portão de ferro arrastado, são partes de um cenário que pontua a paisagem numa extensão de cerca de quatro quilómetros."

Link
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Que tipo de verificações costumam fazer? Não percebi o sentido do que disseste.

O ESSL tem as submissões voluntárias, qualquer um as pode fazer, e como tal, qualquer um também pode submeter informação incorrecta. Num projecto deste tipo tem que existir portanto uma validação por alguém da equipa, mesmo que básica/elementar.

Por exemplo se alguém reporta um Tornado ou outro evento qualquer num determinado local e determinada hora e eles pela análise que fazem encontram o céu limpo nessa altura o report é obviamente recusado :D Eles tem vários status, por exemplo este report não foi ainda verificado sequer por eles, diz "as received", outros tem "plausibility check passed", "confirmed", etc. Por isso é que referi que a hora certa pode ser importante para passar na verificação ;) Embora neste caso o Tornado já esta confirmado por um serviço meteorológico, o IM, mas há muitas submissões que não são confirmadas a esse nível e nem sempre são totalmente credíveis ou acertadas na natureza ou detalhes do evento.
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
1254989162-PA070041[1].JPG


Fonte : Radio.CidadeTomar.pt
 

A.gomes

Cirrus
Registo
9 Out 2009
Mensagens
8
Local
Figueiro dos Vinhos
Bem, por curiosidade, a minha história sobre este evento, que me pregou um grande susto.

O tornado passou a 300 metros da minha casa, apesar de já morar no concelho de Figueiró dos Vinhos,

Eram 4 horas da manhã quando chegou à minha aldeia e acabou por se dissipar logo de seguida. Na minha aldeia não fez estragos nas casas, excepto numa, mas a floresta já não digo o mesmo, e vou pôr aqui fotografias tiradas logo pela manhã.

Várias chapas de zinco que devem ter vindo no ar, do lugar da Madroeira, ou mais longe...elas cá da minha aldeia não são, e vieram cá ter umas 5 ou 6.. Sobreiros, cerejeiras, pinheiros, tudo arrancado ou partido e árvores algumas de grande porte...

Até as 3:55 fazia trovoada e muita chuva e na altura que passou o tornado parou de chover e trovejar... e o tornado fazia um barulho constante e forte. Ao longe não se percebia bem que era vento, somente quando se aproximou das casas, mas eu durante os 3 minutos que comecei a ouvir até chegar perto da minha casa tive tempo de me consciencializar que seria um tornado ou algo do género, e só estava a espera de começar a ouvir cair destroços da casa...

Ainda bem que passou ao lado, mas muitas pessoas não tiveram a mesma sorte..

Galeria:

http://img340.imageshack.us/gal.php?g=img2812r.jpg


img2812r.jpg


img2813po.jpg


img2814f.jpg


img2815z.jpg


img2817.jpg


img2818cc.jpg


img2819il.jpg


img2822x.jpg


img2823th.jpg


img2825.jpg


img2826g.jpg


img2827.jpg


img2831.jpg


img2832h.jpg


img2833i.jpg


img2834kd.jpg


img2835.jpg


img2836b.jpg


img2837q.jpg


img2838ie.jpg


img2839.jpg


img2840w.jpg


img2841b.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Verdadeiramente impressionante, reparei curiosamente na grande quantidade de árvores arrastadas a alguns metros e muitas delas arrancadas quase pela raiz em algumas fotos, pergunto-me se não estaremos a lidar com um possível F2.. muito obrigado pela partilha destas fotos Gomes e muito bem vindo ao nosso Fórum :thumbsup: .
 

A.gomes

Cirrus
Registo
9 Out 2009
Mensagens
8
Local
Figueiro dos Vinhos
Verdadeiramente impressionante, reparei curiosamente na grande quantidade de árvores arrastadas a alguns metros e muitas delas arrancadas quase pela raiz em algumas fotos, pergunto-me se não estaremos a lidar com um possível F2.. muito obrigado pela partilha destas fotos Gomes e muito bem vindo ao nosso Fórum :thumbsup: .

bem eu nem me apresentei... mas chamo-me Andre... e o tornado, parou, quando chegou ao vale, vale esse que serve de divisão de concelhos, provocando poucos danos materiais no de Figueiró...já o pouco pinhal da minha avó não diz o mesmo..

e que muito falam, na tv, mas nada em concreto do que se passou, e só mostram uma ou duas casas, que foram destruídas, pois o tornado atravessou uma área densamente habitada..

eu logo coloco aqui o KMl, para verem no google earth, o trajecto que efectuou, e acho que o fenómeno começou por volta das 3 e 40, não confirmo, agora o momento exacto em que chegou à minha aldeia, isso foi 4h da manha,
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
André, começo por dar as boas vindas ao fórum,

E grande obrigado pelo seu testemunho e espantosa contribuição. Ainda ontem confidenciava a várias pessoas que seria tão bom que pudesse aparecer no fórum alguém da zona com fotografias da floresta pois muitas vezes essas são tão ou mais importantes para perceber o fenómeno e sua extensão que as imagens de telhados de algumas casas onde naturalmente a comunicação social se concentra.

Se pudesse construir um kml seria excelente, eu ontem tinha feito um esboço usando apenas nomes de locais que num ou noutro meio de comunicação social ia sendo referido. E o esboço que tinha feito era mais ou menos isto, ou seja, que o trajecto estaria algures dentro desta área que marquei, e que teria cerca de 4-6 km de comprimento e entre 15 a 20 minutos de duração.

18771022.jpg


33654924.jpg


Mas isto foi o que deduzi pelo que fui lendo e nada como alguém da zona que tenha percorrido a região para elucidar melhor.

E como referiu, uma das coisas que me impressionou ontem no Google Earth foi que de facto esta zona ser bastante povoada, com muitas pequenas aldeias dispersas. Ainda bem que ninguém se magoou.

Em relação à hora, tem a certeza que foi às 04:00 na sua zona ? É que por notícias anteriores teria sido entre as 4:40 e as 5:00, se pudesse confirmar isso seria importante.

Também arrisco ter sido um F2, muitos estragos F1 mas há uns quantos que são F2
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
É mesmo pena não termos acesso ao radar Doppler do IM, que é só de uso interno, pois se tivessemos acesso as coisas poderiam ficar mais bem explicadas.

Porque é que o IM não coloca no seu site uma imagem do radar doppler da altura, mesmo que fosse em miniatura, assim já dava para termos uma ideia muito mais detalhada do que realmente se passou... :unsure:

Porque não fazem um estudo e referem a duração do tornado, o caminho que percorreu e qual caminho percorreu? (Claro que este estudo iria demorar arrisco mesmo dizer meses a fazer, mas se o publicassem mais tarde seria interessante ;))

Atenção que não estou a criticar o trabalho de ninguém, estou apenas a dar uma sugestão que poderia eventualmente ajudar não a decifrar este mistério, porque já todos sabemos o que se passou, mas sim que poderia eventualmente ajudar a compreender bem melhor esta situação. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As imagens doppler do vento não são disponibilizadas em lado nenhum, mesmo nos EUA só pagando. São um produto já diferente que não é para a população em geral e exige conhecimentos na interpretação do que se vê que nem sempre é fácil como se poderia pensar, sobretudo em situações como as que acontecem muitas vezes em Portugal, de escala muito pequena. Nos EUA o que acontece é produtos públicos fornecerem uma interpretação por software do doopler, ou seja, algoritmos de software que analisam padrões de vento e sugerem a existência de um mesociclone, embora isso também tenha que ser interpretado com cautela devido aos falsos positivos que são frequentes. Mas na Europa penso que mesmo isso não é fornecido em lado nenhum.

Alguns estudos também vai havendo embora circulem apenas na comunidade cientifica. E de qualquer forma não seria em 2 dias que se publicaria um estudo mais alongado sobre o assunto. No Meteored há um membro do fórum que é da AEMET e que mete por vezes uma ou outra imagem doppler em certas situações de tornados ou supercélulas. Talvez um dia isso também possa acontecer por cá pois esta comunidade é diferente do publico em geral e muitos aqui gostariam de ver coisas desse género.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Boa recolha Gomes. Obrigado pela partilha. As fotos são ilucidativas da violencia do tornado...aquelas árvores cortadas a meio :surprise::surprise:

Como o Vince disse ainda bem que ninguém ficou ferido:thumbsup::thumbsup:.

Gomes, se tiveres mais registos partilha. Obrigado:)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Penso que a tendência aponta para estes eventos muito violentos, mas felizmente muito localizados, ou seja, circunscritos a uma área restrita.

Um pouco por todo o país, tivemos relatos de grandes perturbações (intensa chuva, vento, trovoada), contrastando com a calma registada noutros locais:).

A ver vamos se no futuro esta tendência se manterá...:huh:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Que destruição, Gomes.
Mas já se tem a certeza se era mesmo um tornado?:D
A última foto está bestial!!!:p
 

A.gomes

Cirrus
Registo
9 Out 2009
Mensagens
8
Local
Figueiro dos Vinhos
Vince, o trajecto que fixas-te é esse mesmo... só o inicio pelo que a minha mãe me contou é que não foi bem aí, mas sim um pouco mais próximo de Pias, ponte Tabuado, ou algo do género.

Eu não tenho mais fotografias porque eu não tive a consciência dos estragos que fez, saltei da cama, logo que o sol raiou, e comecei a fotografar o local por onde passou ... de referir que estas fotografias são do local onde o fenómeno terminou, pelas 4h em ponto hora de Portugal...

Se me tivesse apercebido da dimensão que teve quando fui ver a zona da Madroeira, aldeia por onde passou antes de descer ao Barroco (Ribeira do Brás), nem levei camera e não vi junto a estrada telhados muito destelhados, voltei para trás e fui trabalhar...

De salientar que andei uma manhã inteira a dizer ao meu patrão e colegas de trabalho que tinha passado um tornado na minha aldeia e eles não acreditaram... até terem visto as noticias na TV ..lol

Posso também adiantar que a noite estava muito quente, não sei temperaturas, porque eu só vim parar a este fórum por curiosidade sobre este fenómeno, posso dizer que às 9 /10 da noite se viéssemos de calções e t-shirt à rua não tínhamos frio nenhum, por volta da meia noite e meia fui à rua nesse dia, e estava a +/- a mesma temperatura, só que estava uma ligeira brisa e eu moro mesmo ao pé da ribeira.. que tem tendência a ser mais fresco..

Por volta das 3h, 3 e meia, uma violenta trovoada fustigou a região de Tomar, Ferreira, Alvaiázere, para ser mais fácil de se localizarem.

Eu acordei com a trovoada por volta das 3 e 55 pois só me tinha deitado às 3h e pouco e só ouvi dois estrondosos trovões, entre as 3 e 55 e 4, veio chuva forte, mas parava de repente, voltava de repente, logo aí estranhei porque nunca tinha "ouvido" tal coisa na vida porque era com intervalos de 5 a 10 s +/-

Quando comecei a ouvir o barulho estranhei porque nunca tinha ouvido nada igual, parou de chover, pelo menos que eu ouvisse, ao inicio ainda pensei que seria um camião, porque vento forte não é frequente na minha aldeia uma vez que está no fundo dum autêntico barroco, e quando é vento forte tem tendência a "assobiar" para melhor nos entendermos, isto do som durou 3min +/-,

Mas quando se aproximou mais das casas, e me apercebi que não era camião nenhum, não era vento normal, só me lembrei de um fenómeno excepcional, o que me fez saltar da cama, pôr-me ao lado dela no lado oposto da janela (para em último caso me meter debaixo da cama) porque de noite sem saber o que é não vale a pena fugir para que lado for.. quando ainda seria bem pior e fiquei à espera que começasse a ouvir destroços da casa a cair... mas assim que o vento começou a soprar forte, estoros a bater, isto tudo parou de repente, tudo serenou, não ouvi ninguém a queixar-se e toca a dormir que "amanhã" também é dia...


Já passo por cá para pôr o kml.,,,

E não liguem ao meu português..