Tornado em Ferreira do Zêzere - 7 de Outubro 2009



A.gomes

Cirrus
Registo
9 Out 2009
Mensagens
8
Local
Figueiro dos Vinhos
Fizeste uma brilhante e realista descrição do que se passou nesses minutos, A.gomes, parabéns, mas acho que não te expressaste em português:rolleyes:.

Exactamente... tenho mesmo que pôr aqui o Firefox 3.5 que tem dicionário, e eu corrijo os erros porque participo em vários fóruns, sobre meteorologia é o 1º e como disse foi este fenómeno que me fez vir aqui parar, porque o que se falava na TV foi só sobre uma ou 2 casas que ficaram muito degradadas, na zona de rebalvia, picote, não explica nada, sobre o porquê de se ter formado, este fenómeno eu tenho algumas bases do que aprendi na escola, sobre como se formam, mas não para esclarecer a população, se bem que isto não é algo novo, aqui na zona, pois o meu avô já contava que meados dos anos 40/50 não sei datas, ouve um "ciclone" como os antigos contam.. em que os estragos pelo que contava deviam ser idênticos aos que fez desta vez, ele também já não me o pode confirmar...uma vez que já faleceu...

Por um lado ainda bem que foi de noite, se fosse de dia, penso que não só haveria muitos mais danos materiais, como provavelmente iria haver feridos,

Já vou cá colocar o kml..
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Bem-vindo ao MeteoPT A.gomes;)

Muito obrigado pela tua contribuição, as fotos são bem elucidativas da força do tornado;)
Este tipo de fenómenos tem acontecido com mais frequência em Portugal do que a maioria das pessoas pensam, mas felizmente os danos não têm sido muito significativos, nem têm sido atingidas área urbanas ou com uma grande densidade populacional, onde os danos seriam desastrosos mesmo se fosse apenas um F1...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
André, obrigado pelo testemunho. E pela confirmação da hora que pelos vistos foi erradamente noticiada. Dei uma pequena revisão ao português das tuas mensagens para se entender melhor a tua invulgar experiência pessoal neste evento e a ver se esse português melhora ;)
Obrigado novamente pelas fotos e pelo testemunho.
 

A.gomes

Cirrus
Registo
9 Out 2009
Mensagens
8
Local
Figueiro dos Vinhos
Aqui fica o percurso dele, fala-se que começou em porto tabuado... não aparece na imagem, mas depois indo ao google earth e aproximando mais, aparece o nome, o fim tenho a certeza absoluta...


De notar que o tornado não andou literalmente a direito, e a linha não está bem próxima da realidade, em especial na zona de picote, que passou como descrevo, mas sim entre rebalvia e picoina, para facilitar a compreensão..afectando as 2 aldeias..

tornadov.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
André, sim, o Tornado não andou certamente em linha recta, estas coisas são apenas uma estimativa aproximada por onde andou a ziguezaguear, além de que pelo que li não esteve sempre em contacto com o chão.

Obrigado pelos dados. Há agora coisas que já fazem mais sentido para mim com a tua ajuda. Por exemplo com a tua confirmação da hora as imagens de radar agora já tem lógica, ao contrário da hora inicialmente apontada nas primeiras notícias.

333hh.jpg


Às 3:30 (2:30utc) a célula estava a SW da zona onde se formou o Tornado, às 4:00 (03:00utc) o núcleo de precipitação (precipition core) estava ligeiramente a nordeste da zona onde afirmas que o Tornado se dissipou.

tornadoc.jpg


Tem bastante lógica pois sendo uma supercélula o tornado estaria encostado ao SW desse core de precipitação pelas 4:00 horas dado o movimento NNE da mesma.


Com os dados estimei que o Tornado se formou mais ou menos pelas 3:40/3:45 e após percorrer cerca de 7 kms (e não 4kms como vem nas notícias) nem sempre em contacto com o chão, dissipou-se pelas 3:55/4:00. A velocidade de deslocação aproximada foi de 50km/h (não confundir com a velocidade do vento gerado pelo tornado). A intensidade provável terá sido de F2, talvez algures entre o limite inferior e o meio da escala F2 Fujitsa.

Isto claro, nada tem de muito rigoroso ou cientifico, é apenas uma possível estimativa/cenário pelo que analisei.

Nessa noite muitos de nós ainda estávamos acordados e várias pessoas a acompanhar a situação em conferência Skype estavam curiosamente a debater não essa célula que gerou o tornado, mas a que estava um pouco a sudoeste dessa devido à assinatura que tinha no radar.

rad.gif


Se lerem com atenção a nota do IM, em especial este parágrafo:

Observações do radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão permitiram entretanto concluir que, numa região abarcando parte da Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo e Beira Baixa, e durante o período entre as 02:30 e as 07:30 locais, se foram desenvolvendo diversas estruturas convectivas que, pela suas características, poderão ter produzido vento muito forte à sua passagem, à semelhança do que ocorreu na zona de Ferreira do Zêzere.

http://www.meteo.pt/pt/media/notici.../noticias/textos/tornado_ferreira_zezare.html


É possível que não tenha sido apenas uma supercélula que se formou nessa madrugada ;)
 

A.gomes

Cirrus
Registo
9 Out 2009
Mensagens
8
Local
Figueiro dos Vinhos
bem, como não sou nenhum expert na matéria, fui pesquisar no google, sobre as escalas, e pelo que tu indicas-te de 7km, que deve ter sido +/- a distancia total, o facto de provocar estragos com + de 100 metros de largura...mas também não muito mais entre 200a 300 no máximo dos máximos, deve ter sido então F2

bem e quero também adiantar, que `às 3 e 40 era a hora apontada pelos populares de quando terá começado o fenómeno, mas como não o posso confirmar,

agora uma pergunta, a possibilidade de começar a haver mais fenómenos destes em especial na região ou é tudo meramente aleatório?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
agora uma pergunta, a possibilidade de começar a haver mais fenómenos destes em especial na região ou é tudo meramente aleatório?

olá

Poderíamos afirmar que tais eventos são de carácter aleatório, ou melhor ainda, puramente circunstanciais, mas no que diz respeito a situações ocorridas nestes últimos tempos, deduzo que a região da bacia do Tejo ao longo do distrito de Santarém e também boa parte da zona oriental do distrito de Leiria, sejam áreas às quais em situações destas se dê especial atenção.

Atenção, não me baseio em dados concretos e até mesmo oficiais para o afirmar, outros membros o farão se assim o desejarem no sentido de confirmarem ou não, isto apenas vai de encontro ao que por muitas vezes tenho observado em viagens à região centro-norte fazendo o percurso por Torres Novas»Tomar»Ansião e o que tenho verificado é que quando existe uma atmosfera propícia a condições de instabilidade nas suas diversas formas, toda esta região, não raro se destaca como merecedora de atenções!

Claro, se possível e até seria o desejável se esta matéria fosse suficientemente desenvolvida para que até eu pudesse ficar com uma noção mais abrangente sobre se de facto esta região do País possa ser considerada digna da atenção que referi. ;)
 

A.gomes

Cirrus
Registo
9 Out 2009
Mensagens
8
Local
Figueiro dos Vinhos
olá

Poderíamos afirmar que tais eventos são de carácter aleatório, ou melhor ainda, puramente circunstanciais, mas no que diz respeito a situações ocorridas nestes últimos tempos, deduzo que a região da bacia do Tejo ao longo do distrito de Santarém e também boa parte da zona oriental do distrito de Leiria, sejam áreas às quais em situações destas se dê especial atenção.

Atenção, não me baseio em dados concretos e até mesmo oficiais para o afirmar, outros membros o farão se assim o desejarem no sentido de confirmarem ou não, isto apenas vai de encontro ao que por muitas vezes tenho observado em viagens à região centro-norte fazendo o percurso por Torres Novas»Tomar»Ansião e o que tenho verificado é que quando existe uma atmosfera propícia a condições de instabilidade nas suas diversas formas, toda esta região, não raro se destaca como merecedora de atenções!

Claro, se possível e até seria o desejável se esta matéria fosse suficientemente desenvolvida para que até eu pudesse ficar com uma noção mais abrangente sobre se de facto esta região do País possa ser considerada digna da atenção que referi. ;)


e que eu perguntei, isso porque se pesquisarmos, um pouco aparece logo uns 2 ou 3 eventos idênticos, todos no distrito de Santarém.. dai a minha pergunta... nao, em concreto no mesmo local, que ai era mais improvável que me sair o euromilhoes, que também e muito improvável uma vez que não jogo...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
e que eu perguntei, isso porque se pesquisarmos, um pouco aparece logo uns 2 ou 3 eventos idênticos, todos no distrito de Santarém.. dai a minha pergunta... nao, em concreto no mesmo local, que ai era mais improvável que me sair o euromilhoes, que também e muito improvável uma vez que não jogo...


Os Tornados em Portugal estão bastante bem distribuídos pelo país quase todo incluindo ilhas.

Por exemplo esta é uma lista desde 2006, onde podem faltar ainda um ou outro.

2006
Cercal do Alentejo 25-02-2006 F2
Peniche 04-04-2006 F1
Porto de Mós 18-10-2006
Santarém 18-10-2006
Pernes 18-10-2006
Oliveira de Azemeis 18-10-2006
Lagoa S.Miguel 18-12-2006


2007
Ribatejo 03-04-2007

2008
Olhão 01-01-2008
Sesimbra 13-03-2008
Alcanena-Amiãis de Baixo (Torres Novas) 09-04-2008
Póvoa e Meadas (Portalegre) 09-04-2008
Porto Covo 13-04-2008
Santarém 12-06-2008
São Jorge (Madeira) 21-11-2008

2009
Porto 20-01-2009
Alandroal 09-08-2009
Ferreira do Zêzere 07-10-2009


Mas é mais ou menos senso comum que o eixo Santarém-Alto Alentejo-Beira Baixa é no contexto nacional uma "tornado alley", descontando o claro exagero da afirmação pois não somos propriamente um país de muitos tornados.

Certas zonas do Alentejo são uma zona de maior instabilidade bruta, com maior numero de descargas anuais, este eixo que referi também tem bastante calor e CAPE embora um pouco menos que o Alentejo, mas na minha opinião tem a vantagem de estar mais exposto a mecanismos de disparo e convergência gerados por frentes ou linhas de instabilidade do que o Alentejo, as próprias serras e montes a oeste (Aire e Candeeiros, etc) deste eixo também ajudam. Tornados F3 como o de 1954 em Castelo Branco ou o F3 de 2008 do distrito de Santarém pertencem a este eixo.
Contudo, na minha opinião no Alentejo há mais tornados do que aqueles que são detectados ou testemunhados devido a possuir vastas zonas com poucas áreas habitadas. E apesar da boa distribuição geral de tornados pelo país, julgo, opinião pessoal, que é neste eixo e partes do Alentejo onde se podem formar os tornados mais fortes.

Quanto a estarem a aumentar de frequência, pessoalmente penso que não, acho que aumenta é a população e distribuição territorial da mesma e ainda a maior visibilidade destes fenómenos, seja no seu testemunho pelas populações, seja por monitorização dado o avanço da tecnologia e meteorologia. Até pode haver mais hoje em dia, ou até menos, mas penso que não existe forma de provar tal coisa dadas as limitações de registos do passado.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Podíamos criar um mapa onde colocaríamos os locais onde estes fenómenos têm ocorrido nos últimos anos para ser mais fácil compreender a sua distribuição geográfica em Portugal;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Quanto a estarem a aumentar de frequência, pessoalmente penso que não, acho que aumenta é a população e distribuição territorial da mesma e ainda a maior visibilidade destes fenómenos, seja no seu testemunho pelas populações, seja por monitorização dado o avanço da tecnologia e meteorologia. Até pode haver mais hoje em dia, ou até menos, mas penso que não existe forma de provar tal coisa dadas as limitações de registos do passado.

Foi de facto um pormenor que me escapou e ainda bem que foi abordado visto que em muitas áreas a actual maior concentração das populações, para o caso de afirmarmos algo em termos de tendências destas ocorrências, olhar para o passado, sem registos concretos por vezes como resultado de tecnologias obsoletas, é como mandar um tiro no escuro!

Para o bem ou para o mal de tais populações, na ausência de detecção e leitura por meios técnicos avançados, diante de uma verdade nua e crua, a visibilidade destes fenómenos depende das mesmas.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Podíamos criar um mapa onde colocaríamos os locais onde estes fenómenos têm ocorrido nos últimos anos para ser mais fácil compreender a sua distribuição geográfica em Portugal;)

Em tempos foi colocado aqui no fórum este mapa com os tornados registados em Portugal até 2004.

tornadosemportugal.jpg



Podiamos actualizar este mapa:)


Relativamente ao tornado da Nazaré em 30-07-2001, os meus colegas não se recordam dessa ocorrência e não consigo encontrar registos nas bibliotecas locais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)