Tornado Ferreira do Zêzere, 08/01/2011 (por confirmar)

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por Fzz 8 Jan 2011 às 23:11.

  1. Fzz

    Fzz
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Jan 2011
    Mensagens:
    2
    Local:
    Ferreira do Zêzere
    08JAN2011 - 06h10
    Tornado pontual em Ferreira do Zêzere (localidade de Carvalhais)
    Fez levantar a mais de trinta metros estrutura completa de telhado metálico com mais de 120 m2, incluindo vigas de ferro (que ficaram deformadas em S") a mais de 70/80 metros de distancia.
    Em 16 meses é o 4º evento no concelho, com diferentes intensidades (a maior em 07DEZ2010).
    Estamos mesmo perante alterações na nossa meteo...
     
  2. HotSpot

    HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,613
    Local:
    Moita, Setubal
    Fzz, bem-vindo e obrigado pelo testemunho. Algum local com fotos desse evento?

    Existem vários tipos de fenómenos que parecem tornados e não são. A passagem de uma frente (foi o que aconteceu a essa hora), pode trazer rajadas elevadas de vento que localmente podem ser muito fortes.

    A imagem de radar da passagem da frente em Ferreira do Zêzere

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Quer este evento quer o da Figueira da Foz podem perfeitamente ter sido Tornados, do tipo "não supercelular", relativamente vulgares que se podem formar em linhas de instabilidade como as que estiveram envolvidas nestes reports. As condições sinópticas também eram compatíveis.
    Este texto aborda resumidamente o assunto:
    http://www.srh.noaa.gov/topics/attach/html/ssd96-8.htm

    Este tipo de Tornados são normalmente de curta duração e de fraca intensidade, F0-F1, mas mais raramente podem mesmo chegar a F2. Só que este tipo de Tornados são sempre um enorme desafio, quer a previsão, ainda mais difícil que os supercelulares, quer depois a própria confirmação do fenómeno por assinaturas de radar, etc, para os quais são praticamente invisíveis pois nestes casos não existe um mesociclone com uma dimensão relevante e minimamente persistente no tempo (daí se chamarem não supercelulares).

    Pelo que nestes casos é ainda mais importante os testemunhos locais (neste caso difícil dado ter sido ao final da madrugada) ou uma boa investigação no local e análise do tipo de estragos, e serem bem documentados em fotografia, para que se possa considerar pelo menos plausível se ter tratado mesmo de um Tornado. Mas também pode ter sido outro fenómeno, de maior probabilidade, que também havia condições para isso.

    De qualquer forma, obrigado pelo registo, isso ainda é o mais importante, mesmo que não se consiga chegar a uma conclusão. Umas fotografias ajudavam.
     
  4. Gil_Algarvio

    Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Mar 2009
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Lisboa / Altura - Algarve
    Sim, realmente concordo plenamente com a palavra dos dois administradores, porque embora o radar mostre uma enorme reflectividade a essa hora em Ferreira do Zêzere são necessárias fotos ou testemunhas que tenham visto o cone do tornado se ele mesmo aconteceu, embora também no caso de ventos horizontais por muito fortes que sejam arrastam e não levantam uma estrutura. Mas para prova e análise do IM são preciosas as fotos ou testemunhos.
    ;)
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página