Tornado Tour 21 Abril/1 de Maio nos EUA - TempoEmCorroios.com

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Foto colocada pela Tempest Tours no facebook, relativa ao dia de ontem:

411052_10150848500881972_501881971_11760594_607774012_o.jpg

:thumbsup:
http://www.facebook.com/photo.php?f...0150459491972.333440.501881971&type=1&theater

Já dá para abrir o apetite...:D
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Foto colocada pela Tempest Tours no facebook, relativa ao dia de ontem:

411052_10150848500881972_501881971_11760594_607774012_o.jpg

Também fotografei essa.

Bem, os dias de ante-ontem e ontem (aqui já é Sábado dia 2) foram bastante intensos. No dia 26 apanhámos essa supercélula, que mais tarde se uniu a outra. O inflow provocado por ambas, arrastou montes de areia consigo, com rajadas de vento de 70 km/h e mais. Quase que não me conseguia manter em pé e cada grão de areia que me tocava parecia uma agulha. Fiquei com areia cravada na pele...

Hoje tivemos mais super-células e um tornado F0 que mal tocou no chão durante segundos, nem deu tempo para sugar areia e detritos para que o funil fosse visivel. Mal ou bem, filmei-o. :thumbsup:

As coisas hoje foram feitas a correr pois o SPC fez o upgrade às previsões um pouco em cima da hora. Tivemos até às 2 da manhã a filmar uma trovoada lindíssima com raios muito constantes e depois quase nada dormimos até nos acordarem às 7:45 da manhã para nos fazermos à estrada.

Tenho passado os dias com o telemóvel a dizer "Apenas chamadas de emergência" e sinceramente não vejo maneira de isso melhorar. :(

Vá lá, consegui encontrar net agora, mas não me permite fazer nada.

Amanhã vamos ver se há mais algo, dado que ainda há condições boas, embora que fracas. Fica a promessa de uma grande reportagem de tudo, nunca pensei que fosse tão difícil ter internet nos EUA... :(

Vou dizendo coisas. :thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Como parece que as coisas estão calminhas lá para os "states", deixo aqui este documentário muito interessante, e que parece retratar muito bem a rotina dos storm chasers (e a que o amigo Lightning deve esta a viver nestes últimos dias:thumbsup:):

 
Editado por um moderador:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Noticias interessantes sobre a madrugada passada. Segundo relato colocado no Cazatormentas, de Alberto Lunas, que está a acompanhar o nosso amigo Lightning nesta "Tornado Tour", no final do dia 29 nos "States", apanharam uma supercélula enorme, com "hook echo" e sinal radar de possível tornado, possivelmente a supercélula mais potente de ontem nos EUA, com espectáculo de relâmpagos contínuos e queda de granizo de grandes dimensões.:thumbsup: O tornado, a ter-se formado, não foi possível observar, atendendo à enorme quantidade de poeira(?) que se levantou entre eles e a supercélula (de acordo com informações da Tempest Tours no facebook, a base da tempestade trazia velocidades de vento na ordem dos 97 km/h, e o granizo tinha diâmetro na ordem dos 7cm:surprise::thumbsup:).

Diossss!!, hola a todos, caza brutallllll aposteosica, granizos qué no me cabían en la boca, qué cacho supercelula!!!, la hemos pillado de principio a fin. Tengo fotos y video!!!! El cielo permanentemente iluminado, ya era de noche. Por los relámpago intranube encima nuestra y a tierra, al empezar hemos estado envuelto en una nube de polvo y total, sed nos hacia de noche por el polvo, el coche hacia traqueteo por el granizo acumulado en la carretera, los coches parados......me centre en el tornadito de hace días, pero Lo qué llevamos visto de todo Lo demás sobre todo hoy no Lo había visto hasta ahora, ayer por la noche otra supercelula cazada ya madura con otro espectáculo visual. Llevamos 4 días muy buenos sólo qué con un tornadito pequeñito. El guía muy bueno!, hoy hemos bajado hasta casi el sur de texas, ya no quedaba mucho para la frontera com México, mucho calor y después jfa estado tentado subiendo poco a poco al norte y jf hacer tiempo y no había nada, para después crecer y crecer los torreones y armarse la marimorena. En otro mensaje pondré fotos jeje. An pasado más de dos horas y todavía el horizonte es un espectáculo de fluorescencentes. Hala ya término que aún no hemos venado y y es tardísimo para las costumbres de aquí, ya estaba todo cerrado u a una gasolinera a coger guarrerias jeje. Son las 11 y media, anochecer muy pronto aquí y estamos en luboock o como se ponga. Chaooooo. Haber sí dentro de un rato pongo las fotos por el Facebook que las tengo que hacer desde el móvil a lga pantalla de la cámara.

Hola pedro!, pues así es, acabó de leer ac trónpicones loa últimos mensaje y sí, hemos cazado este pedazo de supercelula desde el principio, y vete tú a saber sí ha habido tornado o no por que entre nosotros y la supercelulas se nota ha plantado esa pared de polvo y vientoq que no dejaba ver nada y encima pasábamos en edecán momento por una población que ayudaba más sí cabe a valorar la tormgenta de polvo que también se ha levantado. Un saludo!!

Ya je puesto una de las fotos en el facebook. Dos cosas más, he visto ahora el satélite y ha sido la supercelula maa severa de todo estados unidos en el día de hoy, y decir también que ahora sobre Luboock de nuevo jarrea y hay relampagos. Un saludo!! En línea

nLoxx.jpg


fSTwr.jpg


Belo final de Tour! A ver se hoje (possivelmente o último dia de caçada, julgo eu), têm a sorte de se formar algum tornado (nalgum sitio desabitado...) e o possam fotografar e filmar, visto que ainda só apanharam um pequeno tornado EF0...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há agora várias supercélulas no Kansas, resta saberem se hoje que era o último dia foram para essa zona, visto também haver células no Texas, embora estas não parecem supercélulas (para já).

QR9gt.jpg


Z35WA.jpg





Para alguns já acabou, Mike Bettes do Weather Channel a queixar-se, no Texas

Just lost 3 windshields outside of Goodnight, TX. Golf ball to tennis ball hail. Our chase is done for today

19 hailstones smashed our windshield.

3DCmz.jpg



Em directo na KFOR: http://kfor.com/on-air/live-streaming/

DPCKn.jpg
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas

Bem, a tour chegou ao fim, e os resultados podiam ter sido melhores. Ontem conseguimos interceptar outro tornado, de fraca intensidade e que durou apenas alguns segundos. Tivemos que nos meter na carrinha à pressa e fugir pois vinha na nossa direcção.

Ao início parecia um dust devil, mas depois de termos analisado bem as fotos e vídeos da equipa da tour, bem como as imagens de radar, reflectividade, etc etc... foi classificado como tornado.

Altura agora de voltar para casa.

Quanto aos registos, as fotos serão publicadas para a semana. O vídeo com o resumo da reportagem será publicado mais tarde. Para terem uma ideia tenho nem mais nem menos do que 95 gigabytes de informação para tratar, o que vai levar algum tempo...

Mas tal como já tinha dito atrás está prometida uma bela reportagem desta aventura.

Gostei bastante da tour, embora a sorte não tenha estado do nosso lado. Mais ocasiões virão, pelo que estou a pensar seriamente em repetir a experiência mais tarde. :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Encontro-me já em Portugal, e resta agora fazer o balanço desta Tour. A viagem de regresso correu bem e embora esteja ainda um bocado cansado, ainda estou a habituar-me às diferenças de horário.

Vou começar amanhã a tratar das fotos. Podem contar com elas brevemente. :)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Encontro-me já em Portugal, e resta agora fazer o balanço desta Tour. A viagem de regresso correu bem e embora esteja ainda um bocado cansado, ainda estou a habituar-me às diferenças de horário. Vou começar amanhã a tratar das fotos. Podem contar com elas brevemente. :)

Lightning um grande obrigado por teres compartilhado a tua experiência. Concerteza não te faltarão futuras oportunidades para repetir a experiência.

Mais uma vez, obrigado. :thumbsup:
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
obrigado por partilhares a tua expriencia, nas caçadas nos EUA, confesso que adorava ir participar numa coisa dessas...