Tornados em Portugal

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Re: Tornados em Portugal - 18/Out/2006

em todo caso mim fasquia acelera ver o mapa dos casos de Portugal de modo que faça-me uma ideia das regiões mais tocar. Obrigado ainda para varridos o Dj_alex. :D ;)
 


jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Estive na conversa com o meu avô e ele recorda-se perfeitamente do tornado em benquerenças (Castelo Branco)...ele morava perto nessa altura devido a trabalho em apanha da azeitona e conta que foi muito rápido e que em alguns minutos tudo estava em pantanas...todo o material que ele estava a usar desapareceu e foi recuperado a uns 500metros mais a frente (panos de azeitona, escadas, etc). Disse ainda que foi das condições climatéricas mas estranhas que observou...em poucas horas o céu ficou "encardido" e deixou de se ver "parecia noite" e de repente aquele zumbido todo...
Fica o registo!
:thumbsup: :thumbsup:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Estive na conversa com o meu avô e ele recorda-se perfeitamente do tornado em benquerenças (Castelo Branco)...ele morava perto nessa altura devido a trabalho em apanha da azeitona e conta que foi muito rápido e que em alguns minutos tudo estava em pantanas...todo o material que ele estava a usar desapareceu e foi recuperado a uns 500metros mais a frente (panos de azeitona, escadas, etc). Disse ainda que foi das condições climatéricas mas estranhas que observou...em poucas horas o céu ficou "encardido" e deixou de se ver "parecia noite" e de repente aquele zumbido todo...
Fica o registo!
:thumbsup: :thumbsup:

Muito bem registo jPdF.:thumbsup:

Quando os nossos mais velhotes desaparecerem essas experiências, se não nos forem transmitidas, desaparecerão de vez! :(
Nada como falar com quem pode presenciar as situações! :thumbsup:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Aqui fica a informação e o mapa de tornados em portugal da NG.

tornados1jz2.jpg


tornados2dz7.jpg
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas tardes...

Bom apanhado que estao a tentar fazer sobre a ocorrencia de funis ou tornados em territorio Portugues!! Vem ajudar alguma coisa a minha base de dados de ocorrencias!!

Com base em alguns estudos feitos por peritos e alguns por mim, começo a concluir que as zonas mais propicias ao acontecimento são : Interior Alentejano, Sotavento Algarvio, Ribatejo e Beira baixa.

Pois bem, a minha teimosia em estudar todos os tipos de celulas, seja elas celulas nao-severas ás super-celulas, posso adiantar que o Alentejo é o mais propicio á formaçao desses eventos!!

VRSA... Posso adiantar que desde 1950 aqui nesta regiao ja houveram pelo menos 6 tornados e e inumeras trombas d'agua!! e posso adiantar tambem que a formaçao de Multi-celulas nao-severas é frequente nestas bandas em que pode-se dizer que em 10 Multi- 2 a 3 sao severas!!

Continuem a mandar cenas pois sao vitais para minha base e estudos!

Obrigado a todos:thumbsup: :thumbsup:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Já juntei os tópicos e este poderá ficar como o ligado aso fenómenos armosféricos convectivos ou só para tornados;)
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Obrigado muito Dj_Alex para este mapa e estes scans de artigos. Vou por último poder fazer uma base de dado. ]Tornado[ton estudo sobre tornados em Portugal interessa-me muito. Observo certamente que o interior do Alentejo é muito tocar tornades. É noutro lugar de uma zona agrícola com grandes planícies e uma orografia poder elevada. Registo qualquer tornados contados sobre este mapa e far-vos -ia um resumir para confirmar-me CI mim nme não engano sobre os seus lugares e as suas datas.
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas

Alex sei que vou ser um chato, mas poderias colocar esta imagem novamente mas com mais resolução? É que algumas datas são imperceptives (sei que a tua ideia é colocar a imagem o mais live possível, mas pela importancia da info, agradecia uma coisita melhor! :thumbsup:).

Obrigado! :w00t: :)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
sim certamente alex ser-se-ia embora refaças o scann porque mim fasquias muito mal a ver as datas :D

Eu tenho o scanner de casa avariado...

Tem que ser na faculdade e tenho-me esquecido de levar a revista!!

Para o final da próxima semana trato do assunto ok?:):lol: