Touradas

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por trepkos 8 Jul 2009 às 15:47.

1. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    Uma vez que já vamos a meio de mais uma época tauromáquica, e que estamos a assistir ao pico dos espectáculos, gostaria de saber a vossa opinião sobre esta nobre tradição Portuguesa. :)

2. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Quando era pequeno assistia a touradas com a minha família e até gostava, sobretudo a parte dos forcadas. À medida que fui crescendo fui formando a minha opinião enquanto cidadão e hoje sou totalmente contra um espectáculo que considero absolutamente bárbaro de sofrimento animal...
    Respeito contudo as outras opiniões e procuro compreender a tradição... Contudo acho que as tradições evoluem quando entram em jogo certos factores. Tenho quase a certeza que este tópico irá descambar, mas antes que tal aconteça emiti aquela que é a minha opinião pessoal.

3. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Não podia deixar de transmitir a minha opinião....afinal sou da Moita.

Talvez, e digo talvez com muitas reticiencias, se não morasse onde moro não percebia a "Nobreza" destes espectáculos.

Sinceramente não sei dizer porque gosto de touradas e nem sei explicar porque, é como se costuma dizer "está no sangue".

Entendo quem é contra e sinceramente a melhor forma de fazer os animais sofrerem menos é matá-los na praça.

Pronto, venham lá bater no ceguinho.....como o Vitamos disse, isto vai descambar....

Collapse Signature Expand Signature
  4. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Quando era pequeno, também assisti algumas vezes à tourada na televisão. Depois comecei a torcer pelo touro ao invés de torcer pelos forcados. Entretanto achei que era melhor desligar-me dessa tradição com a qual não concordo.

Na minha opinião, acho que não está certo fazer do sofrimento de um animal, um divertimento colectivo.

5. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Mais um que cresceu a assistir às touradas na televisão, salvo erro às quintas-feiras! Nessa época, ainda jovem, não me recordo de vozes discordantes, eu próprio nem reflectia sobre o sofrimento do touro:(.

Os tempos mudam, as preocupações das sociedades também (e ainda bem:)), a minha opinião, sem entrar em grandes considerações filosóficas e não só, é que se deveriam manter as touradas apenas em terras em que estas façam parte de uma tradição secular e das raízes daquelas gentes, não as aceitando como mero espectáculo lúdico...:mad:

6. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    Sendo eu Alentejano e sendo o Alentejo a zona ( a par com o Ribatejo ) onde a tradição é maior, sou um grande aficionado, desde pequeno que vou a touradas quer aqui em Montemor, quer em São cristovão, Alcaçer do Sal, onde calha, as praças de touros em si são enormes momentos que demonstram a alma das gentes de cada terra, por exemplo, a praça de Montemor é de 1800's e troca o passo, não só o touro de corrida se extinguia sem a corridas ( é criado em campo aberto como um senhor durante 5 anos ) como a corrida em si é uma mostra de valentia e coragem por parte dos forcados, como uma mostra de arte e espectáculo equestre por parte dos cavaleiros, é uma tradição muito forte não podemos negar, contudo, apesar de gostar das corridas apeadas, não concordo a 100% com as touradas de morte, vejamos, em Portugal o touro de corrida muitas vezes a seguir a ser colhido é tratado e é usado à posteriori em vacadas e largadas por esse País fora ( infelizmente isto nem sempre acontece ) e a tourada, foi durante centenas de anos o local onde se juntavam ricos e pobres para a mesma festa.

7. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    eu sou contra as touradas por varios motivos que já foram referidos nos posts acima.
    na minha opiniao é muito mais fixe uma largada de touros...

8. Kraliv

Kraliv
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Jan 2007
    Local:
    Acolá
    Não só gosto...como estou ansioso para ver no próximo dia 12 a 1ª Corrida de Toiros no renovado/renomeado Coliseu de Redondo, o qual foi inaugurado no passado fim-de-semana.

Para quem quiser ver,fotos do Coliseu de Redondo

ou uma reportagem no programa da RTP2, Arte&Emoções...a partir do minuto 9 +-

[VIDEO]http://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/arteemocao/arteemocao_1_20090705.wmv[/VIDEO]

9. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    O Redondo além de cidade também têm uma praça de touros coberta? :shocking:

10. Kraliv

Kraliv
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Jan 2007
    Local:
    Acolá

Tem um Coliseu coberto...e é ainda (espero que para sempre) Vila

:lol:

11. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    A minha mensagem que tenho no forum em rodapé diz tudo, por isso não me vou alongar mais neste topico, que se vai tornar muito polémico!

12. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Não é sofrimento nem divertimento... é arte e faz bem ao espírito. Só é pena não existirem matadores como em Espanha. Só quem vive longe do campo pode passar ao lado da festa. :p

13. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    este forum cada vez mais supreende mais!!

qual não é o meu espanto quando abro o forum e vejo um topico touradas, ainda pensei que fosse mais uma das touradas dos nossos politicos!!:huh:
    mas afinal o tópico é mesmo sobre touradas à séria.

como sou da ilha terceira, terra dos toiros e touradas, ainda por cima isto toca um pouco (muito) na minha area, é claro que não posso de dar uma opinião.

todos sabem que a ilha terceira é rica em touradas ( por cá entende-se como touradas as touradas à corda, quem quiser saber mais basta "googlar" touradas à corda e aparece 52 000 resultados) eu não só contra nem a favor, gosto de ver uma ou duas touradas à corda por ano agora acho também um exagero aquelas pessoas que correm a ilha inteira atrás dos toiros. uma coisa é certa mais de 300 touradas de 1 de maio a 15 de outubro, numa ilha de 55 000 habitantes dá que pensar, cada tourada têm um custo minimo cerca de 400 € por vezes chegam a pagar pela tourada 4 mil €, se os toiros são muito de fama, atenção que estes podem ter mais do que uma corda, i.e. saem à rua mais do que uma vez, fora as licenças (que não faço a minima ideia de quanto sejam, mas é uma questão de ir ver à legislação), podem crer que é uma industria muito importante para a ilha.

quanto às touradas de praça:hmm:.....
    uma coisa é certa dizer que os animais não sofrem é mentira....
    dizer que os animais devem de morrer na praça porque sofrem menos é verdade.
    cortar orelhas rabos e afins.... não concordo acho que não é nada.

segundo a ética utilitarista que defende que se deve-se minimizar o sofrimento e maximizar o prazer deixo a seguinte questão: será que o prazer de um touro estar 4/5 anos numa pastagem sem sofrer "paga" 30 minutos de sofrimento?

para quem defende os direitos dos animais através de uma ética deontologica não acha que por vezes os animais têm mais direitos que certos inválidos?

acha que ter um gatinho ou um cão dentro de casa fechado, ou num canil e vestido com roupa parecendo humanos é eticamente correcto? será que é isto que defendem?
    a mim parece-me que os animais também não se sentem bem, embora a maioria dos animais tenham uma grande capacidade de se adaptar.

agora por um outro lado

se não houvesse touradas, de certo que muitas das coudelarias existentes já tinham-se acabado, alguns médicos veterinários estavam desempregados (pois tem muitos contratados apenas para tratarem exclusivamente animais de certas coudelarias) mais muma espécie que estaria extinta ou em vias disso, a biodiversidade seria bem menor (pelo menos aqui na olha terceira as zonas ocupadas pelo gado bravo, sofrem muitos poucos tratamentos),etc... contudo penso que isto de vir no sangue como alguem aqui já referiu é o factor mais importante.

parabens a quem leu isto tudo pensava que não estava tão grande, sorry.

14. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Não creio de modo algum que o touro se venha a extinguir, caso deixe de haver touradas.

Na Escócia não há touradas e não é por isso que deixou de haver touros.
    Aliás, só existem touradas em Portugal, Espanha, França e alguns países da América Latina. E touros existe praticamente em todo o lado onde há civilização.

Para haver vacas e bezerros é preciso haver touros.
    E o gado bovino é essencial na industria do leite e da carne. Por minuto são consumidos no mundo mais de 560 bovinos e ingeridas mais de 1300 toneladas de leite.

15. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Por aqui mais um adepto de touradas. :thumbsup:

Partilhar esta Página