Trovoada de 8 de junho 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Filmado por mim na zona de cantanhede

:thumbsup: muito bom o vídeo, excelente definição e estabilidade!

Gostava de saber alguns aspectos se fosse possível:
- qual a hora e o período de tempo abrangido.
- a localização e direcção aproximadas.
- o vídeo é montado, isto é, foram suprimidos alguns intervalos de tempo em que não houve descargas?
- o vídeo foi editado em relação à velocidade?

Coloco estas questões porque a frequência de descargas e a concentração parecem-me bastante invulgares.

Bom trabalho!
 

pertinente

Cirrus
Registo
9 Nov 2014
Mensagens
31
Local
Febres
O video tem duas horas reais, entre as 21 e 23h
gravado numa freguesia do concelho de Cantanhede.
A trovoada existia a toda a volta, posso arriscar dizer que estava no olho da tempestade.
Claramente a frequência de descargas não é real, o video tem vários cortes.
Foi gravado a 60fps e reduzido a 30fps o que o torna mais lento e com mais detalhe.
O som não é o desta situação mas tentei encontrar o mais aproximado do que senti na altura.
começou a chover nos ultimos minutos do video, foi quando fui buscar a câmera.
Da próxima vez irei fazer uma rotação lenta de 360º, só tenho pena de não o ter feito desta vez porque tinha sido perfeito.
Irei evitar uma zona urbana mas confesso que o receio é algum, estar em campo aberto à mercê de levar com um raio em cima de mim ou da máquina :p
Vejam o video em 1080p. O youtube retirou-lhe alguma definição mas dá para ver com qualidade aceitável.
Obrigado pelos elogios.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:thumbsup: Obrigado pelos esclarecimentos.
Mas se a trovoada foi na noite do dia 8, as descargas só podem ser as que estão nesta carta das 23:13, hora local, e que contabiliza todas as registadas nos 120 minutos precedentes. Mas esta trovoada estava sobre o maciço da Gralheira, Viseu, S.Pedro do Sul. Não estava à volta de Cantanhede e nem teve muitas descargas perto.

wRmZLjG.jpg


Foi mesmo no dia 8? O vídeo foi publicado no dia 8. Não terá sido filmado na noite do dia 7? Porque na noite do dia 7 sim, houve espectaculares trovoadas na zona de Aveiro.
Às 21:40 locais, por exemplo, havia estas células em toda a zona em torno de Cantanhede com efeito:

GUCuBme.jpg


Às 22:54 era este o mapa das descargas:

jjpfmiK.jpg


Portanto, pela descrição, o vídeo foi filmado no dia 7. ;)

Embora houvesse realmente trovoada a toda a volta, o vídeo foi feito numa direcção fixa, e era essa direcção que eu gostava de saber, se fôr possível. :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

pertinente

Cirrus
Registo
9 Nov 2014
Mensagens
31
Local
Febres
Peço desculpa, tem toda a razão. fui ver no calendário e foi no domingo dia 7 :/ a data do carregamento do video foi no dia 8 depois da meia noite daí o erro.
A câmera estava apontada para o lado da praia da Tocha, logo bate certo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A câmera estava apontada para o lado da praia da Tocha, logo bate certo.

:thumbsup: perfeito, obrigado pelo esclarecimento da data também.

Também tenho este video de 15 de abril

Outro vídeo muito bom, espectacular trovoada! Os dias 14/15 de Abril foram memoráveis. Este foi filmado numa direcção diferente e penso que será na noite de 14 para 15.

Veja-se o seguimento de dia 14 para 15, a começar mais ou menos nesta página:
http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-litoral-norte-abril-2015.8198/page-20