Trovoada e granizo - 15 Março 2012

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Aqui fica o resumo possível do que se passou em Setúbal entre as 16h e as 20h

Nesta primeira trovoada era visível a rotação da célula!





Aqui nesta altura cheguei a temer o pior uma vez que a rotação era bem notória bem por cima de mim!



Dois raios que apanhei a sorte :p





O Granizo consegui o medir e tinha 1,5cm algumas pedras!



Estas duas fotos foram tiradas do terraço do meu prédio numa altura em que chovia muito e granizava tive de me refugir dentro de prédio e tirei estas fotos atrás dum vidro (muito sujo) :hehe:





Estas ultimas fotos foram tiradas de frames de filme



[IMG=http://img571.imageshack.us/img571/33/luz1e.jpg][/IMG]









E pronto espero que gostem!
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Grandes fotos :thumbsup:


raio5.jpg



Nesta primeira trovoada era visível a rotação da célula!



Aqui nesta altura cheguei a temer o pior uma vez que a rotação era bem notória bem por cima de mim!



A célula do Miguel e a do JoãoPT parecem mesmo um pequeno mesociclone, será que é a mesma célula ? A que horas registaram ?
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Grandes fotos :thumbsup:


Nesta primeira trovoada era visível a rotação da célula!



Aqui nesta altura cheguei a temer o pior uma vez que a rotação era bem notória bem por cima de mim!

A célula do Miguel e a do JoãoPT parecem mesmo um pequeno mesociclone, será que é a mesma célula ? A que horas registaram ?



A célula que fotografei foi por volta das 16:50.

Aqui ficam mais umas fotos dessa célula, a primeira, da segunda célula, e um vídeo com alguns raios que apanhei.

1ª Célula:



2ª Célula:




Vídeo:
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há fotos e vídeos muito bons, mas é oportuno dizer agora uma coisa muito importante.

Há certos registos obtidos em terraços em plena trovoada por cima de quem está a fazer os registos, que nos parecem extremamente perigosos.

No futuro censuraremos esse tipo de registos por aqui, não queremos de forma alguma estar associados a uma qualquer desgraça que aconteça qualquer dia. Somos todos amantes da meteorologia, amantes de grande registos, mas sempre em total segurança, sem riscos, sem irresponsabilidades, e sempre a uma distância segura.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
 
Editado por um moderador:

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
Re: Raio atinge prédio em Corroios - Vídeo

Aqui está o vídeo desta tarde, quando o raio atingiu um prédio algures na zona dos Correios/Centro Comercial "O Moinho". Ao início, e devido à localização da pequena nuvem de fumo, pensei que teria sido ali (para quem é da zona) nos prédios da Drogaria Moderna, até que filmei em detalhe esse prédio como podem ver, mas depois de ter falado com o membro do fórum tenente19 Fui apanhado totalmente desprevenido, peço desculpa pelo estremecimento da imagem, é normal com o cagaço que apanhei... Havia uma altura que nem sabia para que lado havia de filmar. :p

Antes do raio é possível "ouvir" a energia brutal gerada... :surprise:

Espero que gostem. :thumbsup:

http://youtu.be/vppPxO0KDAM

Excelente registo Lightning:thumbsup:.
Foi brutal mesmo. O raio era realmente muito intenso:surprise:. Nunca vi coisa parecida.
Dou-te os parabéns por mais uma vez teres coragem de enfrentar estes (arriscados) fenómenos.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Raio atinge prédio em Corroios - Vídeo

Antes do raio é possível "ouvir" a energia brutal gerada... :surprise:

Parecia a gaiola de Faraday... Tirando o tornado de Tomar, ainda que filmado à distância é a coisa mais incrível que colocaram no fórum. Que sorte, acho que gastaste uma das tuas vidas. :unsure: :calor:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Raio atinge prédio em Corroios - Vídeo

Há fotos e vídeos muito bons, mas é oportuno dizer agora uma coisa muito importante.

Há certos registos obtidos em terraços em plena trovoada por cima de quem está a fazer os registos, que nos parecem extremamente perigosos.

No futuro censuraremos esse tipo de registos por aqui, não queremos de forma alguma estar associados a uma qualquer desgraça que aconteça qualquer dia. Somos todos amantes da meteorologia, amantes de grande registos, mas sempre em total segurança, sem riscos, sem irresponsabilidades, e sempre a uma distância segura.

Concordo totalmente Vince. :)

Aliás também tenho a dizer uma coisa: ontem eu sabia o que estava a arriscar (tudo) e sabia o perigo que estava a correr. Mesmo assim aprendi a lição, acreditem que depois daquele raio a única coisa que eu pensava era "por hoje já tenho a minha dose"... :lmao:

Mesmo assim foi espectacular, e algo que nunca tinha sentido, para além de ter ouvido plenamente a energia gerada pelo raio até senti o calor do mesmo.

Deixo também aqui o apelo que o Vince fez, e aconselho-vos a tomarem sempre as devidas precauções em situações de perigo. O que eu fiz no vídeo não se deve fazer. :thumbsup:


Excelente registo Lightning:thumbsup:.
Foi brutal mesmo. O raio era realmente muito intenso:surprise:. Nunca vi coisa parecida.
Dou-te os parabéns por mais uma vez teres coragem de enfrentar estes (arriscados) fenómenos.

Obrigado. :)

Parecia a gaiola de Faraday... Tirando o tornado de Tomar, ainda que filmado à distância é a coisa mais incrível que colocaram no fórum. Que sorte, acho que gastaste uma das tuas vidas. :unsure: :calor:

Pois gastei... Resta-me saber quantas me faltam, hehehe. :hehe:
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Excelentes fotos Miguel. Eu ainda tentei tirar umas fotos da minha janela (vivo num 7º, portanto teriam ficado espectaculares), mas foi em vão, não consegui apanhar raio nenhum.

Mas os olhinhos também fotografam e ontem deu para ver um excelente espectáculo!