Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,693
Local
Loures
Depois de alguns dias atribulados, entre o regresso a casa e o retorno à rotina, finalmente consegui arranjar tempo para fazer abrir o tópico.

Os registos foram feito na aldeia de Signo-Samo, concelho de Pampilhosa da Serra, e nas suas zonas envolventes.

Neste 1º post apenas vou descrever a célula que passou na tarde de dia 25. O resto espero conseguir colocar amanhã.

Desde o 1º momento do dia 25 em que fui à janela, avistei logo algum desenvolvimento vertical a SE, para os lados de Portalegre/Castelo Branco. Ao longo da manhã e início da tarde iam desaparecendo e nascendo células. Era frustrante vê-las ao longe, quando ali estava céu praticamente limpo com um Sol abrasador.

Porém, pelas 18:15 noto que a nebulosidade a sudeste começa a aumentar e que vai ficando algo escuro.

lc5H1Wr.jpg


Posto isto, decido subir até ao ponto alto daquela zona (~730m), onde pelo caminho fui tirando algumas fotos.

kQOxn0Y.jpg


kzIvIpd.jpg


Djs5W3A.jpg


Chegado ao ponto mais alto, o cenário era este.

Lke0H0w.jpg


Nesta altura já se ouviam bastantes trovões, frequentes e com o som a intensificar-se. Apesar da adrenalina e do espírito aventureiro e de meteolouco, optei por jogar pelo seguro e descer até à aldeia, ao invés de ficar naquele cume completamente exposto e sem qualquer abrigo.

Ainda antes de chegar ao abrigo mais próximo na aldeia, já chovia intensamente com pingas bem grossas, características deste tipo de eventos. O cenário era verdadeiramente de sonho, mas infelizmente devido ao perigo e à chuva pouco foi o que gravei e acabei por não ver nem captar qualquer raio/relâmpago. A única coisa que se aproveita é esta amostra de trovão:

(Fiz algumas edições ao vídeo no youtube, ainda está em processamento, pelo que nos 1ºs instantes o vídeo poderá aparecer ainda na vertical).


Quando aparentemente o pior já tinha passado, decidi subir de novo ao ponto mais alto, fazendo estes registos:

QoLb7tp.jpg


4t562J3.jpg


GZYLUXW.jpg


VMz9nf6.jpg


F61wwWl.jpg



Já de novo no topo, o cenário era este (já pelas 19:35):

34mFyeA.jpg


4iHGpPQ.jpg


Já perto do pôr-do-Sol:

6FreXga.jpg


9bvcs1h.jpg



A qualidade de algumas fotos não é muita pois foram tiradas com o telemóvel. As restantes foram com a Canon EOS 550D.

Como disse no início do tópico, amanhã irei tentar postar as fotografias da parte da noite que, na minha opinião, são mais interessantes :)
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Depois de alguns dias atribulados, entre o regresso a casa e o retorno à rotina, finalmente consegui arranjar tempo para fazer abrir o tópico.

Os registos foram feito na aldeia de Signo-Samo, concelho de Pampilhosa da Serra, e nas suas zonas envolventes.

Neste 1º post apenas vou descrever a célula que passou na tarde de dia 25. O resto espero conseguir colocar amanhã.

Desde o 1º momento do dia 25 em que fui à janela, avistei logo algum desenvolvimento vertical a SE, para os lados de Portalegre/Castelo Branco. Ao longo da manhã e início da tarde iam desaparecendo e nascendo células. Era frustrante vê-las ao longe, quando ali estava céu praticamente limpo com um Sol abrasador.

Porém, pelas 18:15 noto que a nebulosidade a sudeste começa a aumentar e que vai ficando algo escuro.

lc5H1Wr.jpg


Posto isto, decido subir até ao ponto alto daquela zona (~730m), onde pelo caminho fui tirando algumas fotos.

kQOxn0Y.jpg


kzIvIpd.jpg


Djs5W3A.jpg


Chegado ao ponto mais alto, o cenário era este.

Lke0H0w.jpg


Nesta altura já se ouviam bastantes trovões, frequentes e com o som a intensificar-se. Apesar da adrenalina e do espírito aventureiro e de meteolouco, optei por jogar pelo seguro e descer até à aldeia, ao invés de ficar naquele cume completamente exposto e sem qualquer abrigo.

Ainda antes de chegar ao abrigo mais próximo na aldeia, já chovia intensamente com pingas bem grossas, características deste tipo de eventos. O cenário era verdadeiramente de sonho, mas infelizmente devido ao perigo e à chuva pouco foi o que gravei e acabei por não ver nem captar qualquer raio/relâmpago. A única coisa que se aproveita é esta amostra de trovão:

(Fiz algumas edições ao vídeo no youtube, ainda está em processamento, pelo que nos 1ºs instantes o vídeo poderá aparecer ainda na vertical).


Quando aparentemente o pior já tinha passado, decidi subir de novo ao ponto mais alto, fazendo estes registos:

QoLb7tp.jpg


4t562J3.jpg


GZYLUXW.jpg


VMz9nf6.jpg


F61wwWl.jpg



Já de novo no topo, o cenário era este (já pelas 19:35):

34mFyeA.jpg


4iHGpPQ.jpg


Já perto do pôr-do-Sol:

6FreXga.jpg


9bvcs1h.jpg



A qualidade de algumas fotos não é muita pois foram tiradas com o telemóvel. As restantes foram com a Canon EOS 550D.

Como disse no início do tópico, amanhã irei tentar postar as fotografias da parte da noite que, na minha opinião, são mais interessantes :)

Brutal! Só me apercebi do desenvolvimento vertical já para o final do dia e estava por essa zona...:hehe:
Por Pedrógão Grande a noite foi fantástica e penso que na Pampilhosa também, portanto é obrigatório que tenhas fotos boas. :D
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,693
Local
Loures
Obrigado @Tiagolco e @criz0r :)

Continuando...

Depois da célula ter passado, fui jantar até à vila - Pampilhosa da Serra.

Depois de ter terminado, enquanto não me vinha embora, fui verificar a imagem de radar e ao verificar uma enorme mancha no quadrante Este, pensei que aquela noite ainda iria ser bastante interessante. Mal saio do restaurante, sinto um bafo enorme e todo o grupo comentou que estava tempo de trovoada. A temperatura estava nos 26ºC e a humidade estava certamente acima dos 80%.

Assim que entrei no carro comecei a gravar, pouco foi o que consegui ver e gravar, mas deu para abrir o apetite ao que se seguiria.

Deixo um vídeo com as descargas que registei. De notar que o número de descargas foi largamente superior ao registado em vídeo, pois na serra eu estava mais concentrado a tirar fotos e só de vez em quando é que me lembrava "Bem, deixa-me lá ver se gravo alguma coisa de jeito" :p



Seguem também algumas das primeiras fotos que tirei. Tive de filtrá-las, pois os registos foram imensos. Espero que gostei :)

begosf6.jpg


iV2CSc8.jpg


pYtltSW.jpg


FnS8wMF.jpg


ibzavRD.jpg


v4A4FsK.jpg


Amanhã vou colocar mais fotos :)