Trovoada Sesimbra - Almoinha 18/04/2011 Meteoalerta.com

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Um dia para recordar e estudar.

1z4fng7.gif



Ontem estava tudo a postos para um dia de trovoada como há muito não se via, os modelos estavam muito bons desde à alguns dias.
A malta estava pronta, maquinas carregadas, farnel e grelhador ( chapéu de chuva ) não vá a chuva apagar as brasas.
Começaram os telefonemas primeiro o Miguel quase a ter um ataque cardíaco a dizer que estava em oklahoma, mas afinal era só uma potente trovoada que tinha passado por Grândola, depois o Teles a dizer se queria ir beber uma mine a Rio Maior que se estava a formar lá uma célula, claro que a célula maior era aqui então disse, para a por no frio que o pai vai já, onde anda o Saul, pensei eu, ainda não me disse nada e o céu está a explodir toca de ligar, a resposta é básica, estou a chegar a casa e vou filmar :D bem, sabendo que o Henrique estava no trabalho, lá fui eu tentar a sorte de uma célula que se deslocava de sul para norte bem junto à costa.
Arranjei um sitio catita em Sesimbra com uma vista sobre a vila de primeira e bem virado a SSO como mostra esta imagem.

imagem00002.jpg


Era estranho, ouvia os trovões mas não se via os flash e sem net não sabia o que se passava no radar nem no satélite, liguei ao Miguel para saber se ele via alguma coisa para Oeste e se tinha visto alguma coisa no sat e no radar, e de repente no meio daquela cortina de chuva a sul vi um belo clarão

imagem00003.jpg


Após esse momento foi até às 5 da manhã sempre a tirar fotos e a assistir ao maior espectáculo do mundo.

Deixo aqui algumas fotos das de mais de 130 fotos com trovoada, algumas tremidas pois não tenho ainda tripé. Espero que gostem, mais tarde iremos juntar o material da equipa e fazer um filme deste belo dia.

DESCULPEM A MARCA DE ÁGUA MAS EU FIZ ISTO AOTOMÁTICAMMENTE NUM SOFTWARE, POIS FAZER À MÃO NEM AMANHÃ SAIA DAQUI :D

imagem00005v.jpg


imagem00009z.jpg


imagem00013b.jpg


imagem00021d.jpg


imagem00024.jpg


imagem00025.jpg


imagem00026.jpg


imagem00029o.jpg


imagem00030.jpg


imagem00032.jpg


imagem00034.jpg


imagem00036.jpg


imagem00037.jpg


imagem00039.jpg


imagem00042.jpg


imagem00044.jpg


imagem00045.jpg


imagem00052.jpg


imagem00053.jpg


imagem00055.jpg


imagem00056.jpg


imagem00076.jpg


imagem00077.jpg


imagem00079.jpg


imagem00080.jpg


imagem00081cr.jpg


imagem00082h.jpg


imagem00084.jpg


imagem00085.jpg


imagem00090.jpg


imagem00088.jpg


Em Lisboa o Saúl fez um excelente video

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=C-mbQasfwU8"]YouTube - Convectividade 18 Abril de 2011[/ame]

Espero que gostem

Abraços
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
EXCELENTE REBELO!

Muito, Muito bem! Obrigado por mostrares a todos o que é uma trovoada, visto que nem todos tiveram essa dádiva dos Céus!

Sem tripé? Não notei, excelente excelente qualidade!
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Que maravilha de fotos :D
Valeu a pena estares tantas horas em pé só para esse espectáculo , obrigado pela partilha das fotos.
E olha bebi eu a mini:cheers:
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Também tenho para a troca :P.
Espectacular momento, é de louvar tantas horas de oportunidade para fotografar momentos como estes, e agora com as nossas máquinas começam finalmente a haver registos de jeito.
A semana promete....:P
Bom trabalho Rebelo!
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Muitos parabéns, as fotos estão estupendas, magníficas... Nalgumas delas faz-se dia...:D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
EXCELENTE!!
Muitos Parabéns ajrebelo:thumbsup:
Magnífico registo de uma situação pouco usual cá para os nossos lados portugas! Tanto tempo de trovoada intensa é raro!

Com uma situação destas, só resta aos nossos artistas darem excelente uso às suas máquinas! Parabéns mais uma vez.:thumbsup:

PS: Ainda aguardo por uma destas aqui nos Algarves...paciência...;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Fotos excelentes, um espetaculo:thumbsup:

Acho que nunca vi nenhuma trovoada tão longa como a desta noite, foram varias horas seguidas de belos raios, quando parecia que estava a acalmar lá vinha mais um:bombar::trovao:, como não tenho maquina nem arte e engenho para tirar fotos destas só tenho que dar os parabéns ao Rebelo e pedir por mais fotos destas:D