Turbina eólica consegue produzir água no deserto

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
A água potável é um bem que escasseia com o passar dos anos. As secas prolongadas fazem pensar em novas estratégias para manter o abastecimento de água potável nas torneiras. Este recurso não é infinito e o crescimento da população mundial aliado à poluição tem diminuido consideravelmente os recursos hídricos.

imagem_turbina01_small.jpg


Existem novos equipamentos que permitem não só optimizar o consumo de água como retirar a água do ar e tornar a mesma potável. É o caso da turbina WMS1000 que produz de 800 a 1.500 litros de água potável por dia,
nos locais mais áridos do planeta.

imagem_turbina02_small.jpg


Este equipamento desenvolvido por Marc Parent, fundador da empresa EoleWater, tem sido testado em vários cenários áridos, inicialmente foi instalado no ar seco do deserto de Abu Dhabi, em outubro de 2011. Desde então, a produção diária de água, por unidade eólica, atinge cerca de 800 litros. Em climas menos áridos a produção pode atingir de 1.200 a 1.500 litros de água potável por dia. Estas turbinas conseguem recolher água do ar graças a um condensador de humidade especial que está alojado dentro do dispositivo.


 
Editado por um moderador:


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Parece-me interessante.. A turbina eolica, produz electricidade que alimenta um compressor, por sua vez liquefaz um gás refrigerante até -21C trocando calor por meio de um condensador e acumulando num depósito, que por sua vez liberta o líquido refrigerante num evaporador onde algum ar forçado irá ser arrefecido abaixo do ponto de orvalho, condensando a humidade do ar na superfície exterior de placas ou alhetas do evaporador. À medida que perde frio, o líquido refrigerante passa a gasoso sendo aspirado e comprimido pelo compressor, iniciando um novo ciclo. E assim vai escoando água para um depósito, para ser tratada. O gás refrigerante tem de ser próprio para que o trocador de calor funcione bem a temperaturas superiores a 40C (em termos técnicos, tipo: tropicalizado).

Experimentei espiar à sorte, a temperatura de bagdad (iraque) no dia 25/07/2011 que variou entre os 29C e os 46C, com um ponto de orvalho médio de 6C, o que significa que é bem possível extrair água daquele ar desertico.

Contudo, penso que o investimento é algo elevado, se estão a pensar produzir 1500 litros de água por dia! Quanto custa uma miniturbina éolica, à volta de 15mil eur? Não sei, mas vendendo a água a 1eur/litro ganhariam 500mil eur/ano. Mas se vendessem a água a 1eur/m3, só ganhariam 500eur/ano o que dava para pagar o investimento em menos de 5anos, mas nesse caso e nessa pequena quantidade de água produzida, seria só para consumo próprio individual servindo também para a agricultura.