Veado-Vermelho (Cervus elaphus)

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
:shocking:

Parece que a distribuição no Alentejo é bem maior do que pensávamos.

Veado ibérico chega ao Litoral e começa a destruir a floresta

Os produtores florestais da região andam com os nervos em franja por causa o veado ibérico. A espécie, considerada como a ‘cabra selvagem’, foi introduzida nas reservas de caça e agora os estragos estão fora de controlo.

É um fenómeno recente, mas que está a dar as primeiras «dores de cabeça» aos produtores florestais na franja entre Montijo, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

A mão humana transportou alguns exemplares de veado ibérico para as reservas de caça nestas paragens e o crescimento da espécie não se fez esperar. Hoje não faltam queixas sobre os estragos provocados pelo animal nas propriedades da região. «Estamos a falar de uma espécie que não tem predador atural, porque já não há lobos. O veado é como a cabra selvagem. Come tudo o que está em espaço aberto e é claro que está a causar problemas», garante Jacinto Amaro, presidente da Federação Nacional de Caçadores (Fencaça), apontando que a culpa foi de quem levou este cervídeo para esta região. «Eles procriaram muito facilmente e apresentam uma mobilidade espectacular. É claro que não ficam no mesmo sítio à espera de serem abatidos. Uns saltaram as redes das reservas turísticas de caça, outros fugiram de outra maneira qualquer e fizeram com que a população fosse aumentando a este ponto», justifica ainda Jacinto Amaro, tendo a certeza de que «nenhum veado chegou ao litoral pelos próprios meios. São exemplares que já nascerem em Portugal, noutras coutadas e que foram levados para ali», reitera o dirigente.
http://www.smjornal.publ.pt/files/smj_15_jan_2011.pdf


Tenho uma ideia para resolver a situação. Ponham lá lobos :lol:


Já tinha encontrado referências sobre veados selvagens na zona de Alcácer. Agora desde a península de Setúbal até Sines, parece-me um bocado exagerado. Deve ser gente já a fazer-se aos subsídios :lol:
 


lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
:shocking:

Parece que a distribuição no Alentejo é bem maior do que pensávamos.


http://www.smjornal.publ.pt/files/smj_15_jan_2011.pdf


Tenho uma ideia para resolver a situação. Ponham lá lobos :lol:


Já tinha encontrado referências sobre veados selvagens na zona de Alcácer. Agora desde a península de Setúbal até Sines, parece-me um bocado exagerado. Deve ser gente já a fazer-se aos subsídios :lol:

Também se me afigura muito exagerada.
Não tenho indicações neste sentido.
Acredito até que a maioria destes veados possam vir de algumas zonas de caça turísticas (e dos seus cercados) e que por via de se terem escapado possam a estar a constituir-se em núcleos populacionais em expansão. Mas dai a falar-se de uma mancha de Montijo a Sines, é obra.

A questão dos subsídios/pagamento de prejuizos aqui não se põe da mesma forma que na Lousã, Silves ou em outras regiões onde foi o Estado que os introduziu. Aqui, foram "libertações privadas" e o Estado não as encara da mesma forma.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
O facto de não haver direito a nenhum subsidio não evita que venham logo para a imprensa queixar-se de prejuízos do veado, mesmo onde ele nem sequer existe :lol:


Mas realmente seria interessante saber onde é que estes problemas têm ocorrido, porque falar de Montijo até Sines é manifestamente exagerado.

Pelo menos na zona de Alcácer do Sal já tínhamos indicações disso.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Para os lados de Moura

5474380375_3e83781e9c_z.jpg

Por Armando Caldas
http://www.flickr.com/photos/8793530@N03/5474380375/lightbox/
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Não sei.

No outro dia meti aqui um texto sobre a "poluição genética" que há nos veados em Portugal, nomeadamente devido a reintroduções feitas com animais importados da Escócia. Não sei se será o caso.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não sei.

No outro dia meti aqui um texto sobre a "poluição genética" que há nos veados em Portugal, nomeadamente devido a reintroduções feitas com animais importados da Escócia. Não sei se será o caso.

Em Portugal ainda há populações de veado vermelho ibérico ( Cervus elaphus hispanus), sobretudo no Sul do país.
Têm-me dito que é importante preservar a sua identidade genética ( o que é compreensível).
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Boas, um professor meu disse-me à poucas semanas que têm sido observados alguns veados recentemente na Serra da Nogueira, e também alguns excrementos que indicam a sua presença, é possível que a população de veados do Nordeste se esteja a expandir par Sul;)

Pelos visto mais a sul ainda que a serra da Nogueira :thumbsup:

Entretanto, a azáfama quotidiana conduziu, de novo, os ditos Cervus elaphus ao esquecimento. Até ter surgido um espécime perto da minha segunda terra, a já tão celebrada por mim Lamas! É verdade! No pretérito dia 12, Manuel Cardoso, o macedense autor que deu "um tiro na bruma" fantástico e revelou um magnífico "segredo da fonte queimada", registou, para a posteridade, um exemplar que pesará duas vezes e meia mais que eu e terá um quarto da minha idade. Nada mais, nada menos, que perto da sua habitação, lá para os lados de "entre Lamas e Latães"
http://masaedo.blogspot.com/2009/10/coutada-transmontana.html

Veado%2Bem%2BLat%C3%A3es%2B12%2Bde%2BOutubro%2Bde%2B2009.JPG

http://masaedo.blogspot.com/2009/10/anormalidades-macedenses.html

Olhem que belo exemplar a passear ali pouco acima de Macedo de Cavaleiros em Outubro de 2009

Deve estar ali atrás de castanhas :lol:
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Talvez a cor do pelo!?!?

Mas isso pode ter a ver com a própria luz das fotos, ou até com a altura do ano.

Tem de ser o Belem a explicar as suas dúvidas :)
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Não sei se será qualquer dia.

Um dos caçadores referiu que viu um corço numa batida em Alvaiazere há 3 anos atrás.

Quer esta informação quer as que surgiram na conferência do corço são bastantes interessantes, porque apontam no sentido da expansão destas 2 espécies, partir do maciço da Lousã, se está confirmar actualmente mais para Sul e Poente do que para Norte e Nascente.
Se a zona do Pinhal Interior Sul (Oleiros, Pedrogão, Sertã etc.) são zonas muitos desertificadas (humana, etc.), já os concelhos de Ansíão e Alvaiázere parecem-me ser diferentes neste contexto social e ecológico.
Vai ser interessante perceber até onde esta expansão vai ocorrer e a que ritmo se pautará.