Vendavál e destruição em Corgonhas (SP) 03/Abr/2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No passado dia 3 de Abril, aparentemente parece ter sido um Downburst, um fenónomo com estragos parecidos aos de um tornado mas com uma génese diferente.

Vendaval provoa destruição na zona sul
O vendaval aconteceu porque correntes de ar se formaram numa nuvem carregada de umidade, perto da Serra do Mar. Quando a nuvem se deslocou, os ventos desceram num fenômeno conhecido como 'correntes descendentes', atingindo mais de 100 km por hora. O vendaval assustou e causou estragos.
...
A forte chuva que acompanhou o vendaval fez o CGE colocar toda a cidade em estado de atenção para enchentes e deslizamentos durante a tarde. Choveu forte em toda a capital, e especialmente nas zonas sul e norte a partir de 15h30. Em alguns bairros, houve granizo. Por volta de 16h30, o CGE registrou oito pontos de alagamento na cidade.
...
Segundo a meteorologista Lucyara Rodrigues, do CGE, ainda não é possível afirmar se o vendaval que atingiu Congonhas chegou a ser um tornado. Será preciso analisar imagens para ver se o vento se afunilou, formação que caracteriza o fenômeno meteorológico.
http://oglobo.globo.com/sp/mat/2007/04/03/295207355.asp

Um tornado atingiu o Aeroporto de Congonhas na zona sul de São Paulo ?
Quatro hangares do aeroporto de Congonhas foram destelhados pelo vendaval e pelo temporal que atingiu a região na tarde desta terça-feira (03/04). Três helicópteros e uma aeronave foram atingidos. Uma estrutura metálica do aeroporto voou e caiu na Avenida Washington Luiz. Árvores foram arrancadas pela força do vento e da chuva e casas vizinhas ao aeroporto também foram atingidas pela estrutura metálica (imagens abaixo reprodução da Rede Globo). Duas linhas de subtransmissão da empresa Eletropaulo, também na zona sul de São Paulo e vários bairros ficaram sem luz, inclusive o aeroporto de Congonhas. As rajadas de vento que atingiram São Paulo na tarde de terça-feira derrubaram mais de cinquenta árvores na zona sul da cidade. O ventos chegou a 108 km/h na capital paulista e a 90 km/h no Aeroporto de Congonhas.
http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=28&cod_texto=647