Vento no Guincho

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por LCM 25 Mai 2009 às 15:26.

  1. LCM

    LCM
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    25 Mai 2009
    Mensagens:
    1
    Local:
    Lisboa
    Sou praticante de windsurf e kitesurf, habitual utilizador da praia do Guincho.
    À muitos anos que praticamos estes desportos de vento e discutimos todas as particularidades desse micro-clima tão especial.
    No entanto, há muitas opiniões, algumas delas contrárias e gostava de ouvir a explicação completa do fenómeno do vento do Guincho.
    Onde posso encontrar mais artigos sobre esta matéria?

    Obrigado
    LCM
     
  2. Seavoices

    Seavoices
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    10 Out 2005
    Mensagens:
    90
    Local:
    Odivelas
    Boa tarde,

    Tendo residido na zona durante bastante tempo, posso de certa forma responder à tua solicitação.

    Tal como sabemos, meteorologicamente, a deslocação de ar segue em direcção da zona mais quente a partir da zona mais fria.

    Uma das características da Serra de Sintra e da cordilheira ocidental (Sintra, Candeeiros até à cordilheira da Serra da Estrela) é fazer tampão do tempo frio de norte para Sul.

    Ora, a orografia da Serra de Sintra obriga a que esta deslocação de ar seja forçada pela zona de vale que se inicia na zona da Pedra Amarela até à praia do Guincho, criando assim um maior fluxo e velocidade de ar deslocado nessa zona e daí a preferencia para o Windsurf na praia do Guincho.

    Espero ter esclarecido e utilizado os termos certos!
     
  3. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora



    Até certo ponto é verdade e depende a que altura está a inversão termica, porque se ela estiver nos 200 metros ou mas baixo, o canal que existe na Peninha, e ela está aos 488 m não existe vento na peninha pois está a uma altura maior daquela a que está a inversão termica, e o vento só irá efectuar-se a niveis mais baixos, e o vento no Guincho irá continuar com muita força.
    A Serra de Sintra tem aqui uma particularidade unica no pais em que a zona guincho até o cabo raso são as suas vitimas. O facto de ela se prolongar mais que o normal para o mar faz que com os ventos que vêm de N ou de NO conjuntamento com a inversão termica nos niveis mais baixos adquirem uma curvatura à volta da serra e que ganham velocidade ao contorna-la, e que tem o seu expoente maximo na zona compreendida entre o cabo raso e o Abano, e na zona se poderá ver ao nivel geológico a existencia de um corredor de dunas de areias que vão desde o guincho ate à estalagem da nossa Senhora da Guia(grande parte cobertas por casas) e que o testemunho se pode ver no lapias os rasgos provocados pela areias nas rochas de calcário.

    Há também um estudo efectuado pela Drª Maria João Alcaforado sobre os ventos dominantes na Serra de Sintra.

    ps: A Serra de Sintra ao nivel geológico se prolonga +- 50 km mar adentro
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página