Ventos fortes em Portalegre

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por SpiderVV 5 Set 2011 às 19:44.

  1. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    4,859
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Como já se tem visto por vezes no Seguimento Sul, há muitas vezes em que quando o vento está do quadrante Norte e se aproxima algum anticiclone, vê-se pessoas desta zona a reportar vento forte, sendo eu uma delas. Já ontem, a partir das 2h ficou um vento mesmo moderado a forte e constante com rajadas, tendo rajadas por vezes bem fortes, fazendo o IM por vezes registar ventos médios maiores que Penhas Douradas ou qualquer outro distrito durante a noite. Agora pergunto-me, o que provocará isto? Influência das serras? :huh: Pode ser um tema de discussão muito fora do comum porque o vento é subjectivo, especialmente com a aproximação rápida de um anticiclone mas estou com curiosidade por saber porque é que o vento parece "carregar no acelerador" sempre que está do quadrante Norte por cá enquanto nas outras estações do IM (E não IM) parece estar tudo mais calmo. Até porque há por aqui uma estação amadora que apesar de não estar em muito boas condições e não estar muito tempo online, apanha bem o vento de NE e por vezes regista bem 50-60 km/h nesses dias. :huh:

    Obrigado.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Pastichio

    Pastichio
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    24 Jan 2011
    Mensagens:
    8
    Local:
    Elvas
    Efeito brisa ocorre mais tarde nas regiões do Alto Alentejo, na verdade o vento sopra de Norte/Nordeste durante o dia, aumentando a sua intensidade a partir do final da tarde/inicio da noite e rodando para Noroeste.

    São situações típicas quando o anticiclone se estende em crista sobre o golfo da biscaia criando um gradiente térmico relativamente elevado entre as zonas continentais e marítimas.

    Espero ter-me feito entender.

    Cumps.
     

Partilhar esta Página