Verão 2010: Previsão sazonal e balanço

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por frederico 20 Abr 2010 às 00:59.

1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    A praticamente um mês do início do Verão climatológico em grande parte do país, e a dois meses do Verão astronómico, quais sãos os vossos palpites? Verão húmido e fresco, quente e seco, quente e com convecção ou seco e fresco com muita nortada?

2. mr. phillip

mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Dez 2006
    Local:
    Santa Marta do Pinhal, Corroios (40m)
    Se por palpites entendes desejos, então desejo que seja um Verão quente e seco, pois de chuva e de frio já tivemos a nossa conta este ano... e se a cada estação corresponder o tempo que lhe é característico, então que assim seja o Verão.
    Quanto a previsões sazonais propriamente ditas, os entendidos e os crentes nesse tipo de previsões, nos quais não me incluo, que melhor se pronunciem...:)

3. SocioMeteo

SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Seixal
    Pessoalmente desejo que seja um verão fresco com alguma uma precipitação não sou muito apreciador do calor excessivo para tudo o que seja acima dos 30º graus já se torna incomodativo sei que os portugueses na sua maioria gostam muito de muito calor e detestam chuva, eu não de acordo com os nº dados e normativos que tenho ao meu dispor ate hoje a data não foram superados em nenhum mes o record o valor da precipitação os anos de 1996,1997 e 2003 para referir os mais recentes foram anos em que a percepitação foi mais elevada durante os 1ºs meses do ano, também é curioso de referir que existiu um orgão de comunicação social que informou que o mês de Março foi o mes mais frio das ultimas decadas e o que verifico que no ano de 2004 a temperatura media do ar no mes de Março foi inferior 0,5 em media na maioria das cidades do continente comparativamente ao Março deste ano, por isso existe sempre algum exagero a volta destas questões metereologicas e muito aproveitamento dos Media lançado por vezes ate alguns boatos e meias verdades.

Acho que nos portugueses deveremos estar contentes de uma forma geral com a precipitação verificada em Portugal continental com a excepção da intempere de Torres Vedras principalmente no centro sul e sul do pais onde já existiam riscos elevados de seca extrema.
    Desejo que o verão seja fresco e que ocorra alguma precipitação é o que eu desejo com isto não estou a dizer que desejo que chova os dias todos do verão claro que desejo bons dias de sol para a praia mas um pouco de chuva para refrescar um pouco tambem não faz mal a ninguém.

Cumps

4. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    ....parece-me que teremos um verão quente a normal, e com precipitações dentro do normal.
    acho que ocorrerão algumas ondas de calor, algumas delas podendo ser intensa.
    basicamente, os meses de junho-setembro serão sustentadamente quentes a normais e talvez razoavelmente convectivos....eventualmente comparaveis a este mês de abril, convecção e temperaturas boazinhas:lol::D

Collapse Signature Expand Signature
  5. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Foi o próprio IM que referiu ter sido este Março o mais frio dos últimos 24 anos.

Março de 2004 também foi fresco, mas o deste ano foi um pouco mais.

6. blood4

blood4
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Nov 2009
    Local:
    Ponte de Lima
    espero que seja um verão bastante convectivo e quente
    clima á Brasil é do melhor :D

7. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Quanto a desejos, quem vive no litoral gosta de calor, mas gostava de vos ver a aturarem quase cem dias consecutivos de máximas acima de 30 graus, e vários próximos de 40. Eu quero um verão fresco, com alguns dias mais quentes para trovoada.

Para além dos desejos, o que vai acontecer? Ainda falta muito, a NOAA que eu já muitas vezes critiquei mas tem estado ultimamente certeira, aponta para um verão bem fresco.

8. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Eu sigo e apoio a mesma linha de raciocínio :thumbsup: ;)

9. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Pois gostaria de um Verão curto, com calor e praia de manhã e trovoadas para o meio da tarde.

Realmente não me parece que o Verão de 2010 nos traga muitos dias seguidos de calor.:)

10. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Moscavide / Degracia
    Eu passo uma parte apreciável dos meus dias no Alentejo, pois faço muitas viagens e continuo a apreciar dias de 40 ºC. É, além disso, para mim um prazer viver os extremos, desde os dias mais gélidos ao calor extremo, é esta paixão pela meteorologia que nos une, e é assim que eu a encaro, felizmente não tenho problemas físicos relativamente a temperaturas extremas.

Mesmo no local onde moro, a uma altitude muito baixa, o calor não dá tréguas e tenho muitos dias acima dos 30 ºC durante o Verão, como muitos locais do litoral não têm, certamente. Continuo a desejar sempre um Verão longo e bastante quente. E que os meus desejos se tornem realidade. :p

11. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Os próximos meses, a confirmarem-se as previsões da NOAA, poderão ser mais húmidos que o normal. Não muito mas com tendência a maior precipitação...
    E esta tendência tem sido mostrada há várias semanas.

Quanto às temperaturas, teremos algo entre ligeiramente abaixo da média até Julho\Agosto e em setembro ligeiramente acima da média. Esta tendência também se tem mantido ao longo destas últimas semanas, nas cartas de previsão da NOAA.

Mas como sempre são previsões falíveis. O que de facto se mantêm é uma certa tendência para termos os próximos meses frescos a normais ao nível da temperatura, e ligeiramente húmidos.

Eu penso que não será nada incomum se se confirmarem estes dados. Nem todos os anos podemos ter primaveras e Verões quentes e secos. A experiência recente tem-nos mostrado essa realidade, mas acredito que possamos ter anos com estas estações mais frescas e húmidas, afinal uma dinâmica esperada do clima português...:thumbsup:

12. SocioMeteo

SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Seixal

Pessoal sem querer por em causa nenhum normativo climatico devo-vos dizer que de acordo com a fonte que consulto que é:

www.tutiempo.net

a temperatura Media mensal do mes de Março de 2004 foi:

Lisboa:

12,3º graus

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/03-2004/85790.htm

Porto:

11º Graus

http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/03-2004/85450.htm

e a temperatura Media mensal registada no mes de Março deste ano de 2010:

Lisboa:

13º graus

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/03-2010/85790.htm

Porto:

12º graus

http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/03-2010/85450.htm

Objectivamente estes dados comprovam que o mês de Março de 2004 acaba por ter tido uma temperatura media mensal mais baixa que o mês de Março deste ano de 2010,logo este mês de Março de 2010 nestas 2 cidades não foi seguramente o mês mais frio da ultima década logo muito menos das ultimas décadas .

Devo referir que este site tem os registos e os normativos climáticos de todo os anos em muitos casos que existem estações meteorológicas oficiais aqui podem comprovar o mês de Janeiro de 1987 onde nevou no Porto entre outras curiosidades é um site com informação muito interessante onde estes dados são recolhidos das estações meteorológicas.

Cumps :thumbsup:

13. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Mas o facto de no Porto e em Lisboa, Março de 2010 não ter sido mais frio que Março de 2004, não significa que ao nível do continente, Março não tenha sido o mais frio dos últimos 24 anos. É que além dessas duas estações, o IM recorre de mais 52 estações espalhadas pelo país.
    E se repararmos no mapa do relatório de Março, vemos que a maior anomalia não se deu no litoral, mas no interior.

:thumbsup:

14. SocioMeteo

SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Seixal
    Ok Andre muito bem bom post de facto faz todo o sentido eu é que generalizei estas duas cidades pelo pais inteiro :)

15. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Não se pode ligar a previsões de mais humidade (chuva no Verão) mas porque digo isto ???
    Muito simples a média de Junho, Julho, Agosto em Faro é quase zero, logo se aparecer a azul quer dizer poderá chover 4 mm, e onde cai 30 mm por exemplo na serra a verde quer dizer que cairá 40 mmm por exemplo...
    Não liguem a isto porque o NOAA dá-nos do ponto de vista global e não espacial .....
    Além disso todos os anos eles darão o verão mais chuvoso !!!
    O NOAA e qualquer modelo interessa somente desde o Outono até primavera, mas apenas até Abril !!

Partilhar esta Página