Verão 2010: Previsão sazonal e balanço

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

É por isso que prefiro o frio! Calor, só na praia! :D

Mas não me posso queixar muito, o calor por aqui ainda não foi nada de especial.. Penso que a circulação de leste está favorecendo/aquecendo mais a faixa litoral (não imediatamente junto ao mar, mas numa faixa de 10 a 50km do mar), talvez por serem zonas de altitude inferior, relativamente ao interior alentejano e beirão.

Mas pelos vistos, segundo o GFS, a partir de amanhã até pelo menos a 2 de agosto, é ver as temperaturas a subir aqui no interior! :S
Observo a previsão de 43.5C para castelo branco para o dia 2 de agosto, acho algo demais, ainda falta uma semana. Mas se tal se verificar, vão ser quebrados muitos recordes de temperatura, e o pior serão as consequências, de maior probabilidade de incêndios e de saúde pública. Mas se ocorrerem 43.5C aqui, quanto é que atingirá a Amarelela? 50C?! :D
 


Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

As implicações de calor e frio excessivos são muito diferentes uma da outra. É muito mais fácil lidar com uma situação de frio extremo do que de calor, para além de que não põe em risco as florestas coisa que é comum com o "excesso" de calor devido aos incêndios.

O excesso de chuva é ainda pior, causa complicações tanto nos campos como nas cidades.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

O excesso de chuva é ainda pior, causa complicações tanto nos campos como nas cidades.

Tudo aquilo que é excessivo na meteorologia dá problemas, simplesmente há uns que dão mais problemas que outros.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Exacto. Mas acho piada que todos se preocupam com o excesso de calor no Verão, mas não com o excesso de frio no Inverno. Por algum motivo se preocupam mais com os sem abrigo no inverno do que no verão, embora ambos sejam tramados. Mas meteorologicamente falando, será interessante esta possível onda de calor.
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Amigo Skizzo

Bem se vê que vive no centro do Porto.....

Então não sabe que o calor em excesso, faz tanto ou mais mal aos campos, do que a chuva.....
Esquece certamente o inferno dos incêndios florestais, que tudo devoram à sua passagem, e por isso sou de opinião que os extremos serão sempre de evitar, seja em que situações forem.
Faço votos para que as previsões agora avançadas, não se confirmem...
Em 2003 tive o fogo junto à minha casa, experiência que jamais esquecerei.

Cumprimentos
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Afecta os campos, só. Já a chuva afecta os campos e as cidades, portanto é pior no geral.
Já os incêndios, são fenómenos perfeitamente evitáveis, visto que a maioria se deve a fogo posto ou à fraca manutenção das florestas.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Exacto. Mas acho piada que todos se preocupam com o excesso de calor no Verão, mas não com o excesso de frio no Inverno. Por algum motivo se preocupam mais com os sem abrigo no inverno do que no verão, embora ambos sejam tramados. Mas meteorologicamente falando, será interessante esta possível onda de calor.

Sim, claro que é interessante, tudo aquilo que foge às "regras" na meteorologia é algo que dá a um meteolouco ainda mais adrenalina e paixão pela ciência que é a meteorologia.
E, se o pessoal não se preocupa com o excesso de frio é devido ao elemento branco (neve), é sempre agradável de ver, para além de que, como referi em cima o frio tem uma capacidade de ser combatido de muitas maneiras, enquanto que o calor é muito mais complicado.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Pessoal, tudo em paz. Não vamos andar aqui a "chover no molhado" ;)

Vamos sim comentar as saídas. Vamos partilhar informações. Não vamos entrar nessa do "gosto muito do frio, mas a geada estraga as culturas" ou "ai que o calor seca os tomates..." :lol:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Afecta os campos, só. Já a chuva afecta os campos e as cidades, portanto é pior no geral.
Já os incêndios, são fenómenos perfeitamente evitáveis, visto que a maioria se deve a fogo posto ou à fraca manutenção das florestas.

Já comparaste o número de mortos por calor em Portugal em relação ao número de mortos em relação ao frio. Nunca no Inverno morreram 1900 pessoas como morreram no Verão de 2003, nunca houve tantos hectares ardidos como arderam em 2003 e 2004. Eu cá vivo muito bem sem o calor e ainda melhor ver a paisagem verdejante graças ao belo Inverno que tivemos e espero que o próximo seja tanto ou mais melhor que este último. Tens frio agasalha-se e tapa-se o frio, com o calor mesmo nú não refresca nada.:lol:
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Já comparaste o número de mortos por calor em Portugal em relação ao número de mortos em relação ao frio. Nunca no Inverno morreram 1900 pessoas como morreram no Verão de 2003, nunca houve tantos hectares ardidos como arderam em 2003 e 2004. Eu cá vivo muito bem sem o calor e ainda melhor ver a paisagem verdejante graças ao belo Inverno que tivemos e espero que o próximo seja tanto ou mais melhor que este último. Tens frio agasalha-se e tapa-se o frio, com o calor mesmo nú não refresca nada.:lol:

Ainda não tivemos uma vaga de frio equivalente a essa onda de calor, muito menos com essa duração e intensidade, em Portugal. Teríamos que compará-la com a pior vaga de frio de sempre, e sinceramente, não me recordo.
Eu também vivo bem sem o frio. E se achas que as inundações e o excesso de chuva foi muito bom, então só mostra que estás a falar pelo tua opinião pessoal sobre eventos meteorógicos que gostas. O excesso de chuva para além de ter causado imensos transtornos, mortos na Madeira, milhões de euros de prejuizos na agricultura, sim porque existem os custos económicos também. Se queres dizer que excesso de calor é mau, tudo bem, mas não me venhas dizer que excesso de frio ou chuva é bom... Mas eu como prefiro o excesso de calor, é bem-vindo.
Se tiveres calor também podes arranjar ar condicionado ou tomar banho de água fria :lol:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Há um ditado popular: "O que protege do frio, protege do calor!" :)

Parece algo disparatado mas..
- As tribos nomadas do deserto (beduinos) usam turbantes na cabeça e vestem-se de trajes pretos que aquecem muito por fora mantendo um grafiente térmico elevado desde a pele, o que beneficia o transporte da transpiração (calor latente), e por consequência, mantendo o corpo em equilíbrio térmico.
- Quem trabalha no campo, sabe que deve usar roupa e chapéu para se proteger a pele das queimaduras solares e o cérebro.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Skizzo , eu moro numa localidade onde reina os extremos ,tanto tenho perto ou mais de 40Cº no verão como -7Cº de inverno e acredita que se suporta melhor o frio do que o calor ;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Se fosse inverno, estariam todos ansiosos por outra vaga de frio ou mais um tempestade tropical. No verão, querem todos a mesma pasmaceira. Espero bem que faça bastante calor para a próxima semana, gosto é de extremos e de verões pouco comuns.

SE envolver mortes e secas, quero depois ver se ainda acha que isso é que é bom...:disgust: Tudo o que é demais faz mal...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

SE envolver mortes e secas, quero depois ver se ainda acha que isso é que é bom...:disgust: Tudo o que é demais faz mal...


Bem, eu ainda me lembro de indignares o fórum porque estavas chateado por um modelo prever apenas uns 150mm de precipitação em vez duns 200mm que previa antes... cada um tem as suas atracções pelo extremo.

O skizzo tem direito à opinião e preferências dele, e ele nem é especialmente chato dos que estão sempre a falar sobre determinada preferência como às vezes acontece por aqui. Também ele terá que aceitar a opinião dos outros, especialmente os muitos bombeiros que há no fórum que sabem bem o que custa combater um incêndio nestas tardes infernais onde ao pé das chamas e fumo a temperatura está muito acima do que marcam os termómetros à sombra lidos numa qualquer consola sentado num sofá.