Verão californiano

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Bom dia

Pelas estatísticas da região costeira ocidental de Portugal, vamos estando com o verão mais 'californiano' desde há uns anos atrás. Veremos o que nos reserva o resto do verão.

Csa ou Csb? Cá por mim prefiro o último.:)

Recordo-me que há muitos anos atrás as estatísticas apontavam para verões do tipo californiano, mas as alterações atmosféricas alteraram o clima significativamente nalguns pontos do Globo.
 


Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Certo. A Califórnia é banhada por uma corrente fria, ao contrário de Portugal que ainda apanha um ramo da corrente quente do Golfo, embora a corrente fria das Canárias se comece a desenhar ao largo de Portugal, mais para sul.

O clima da costa ocidental portuguesa é predominantemente do tipo Csb enquanto que no resto do país é do tipo Csa, com excepção do extremo norte, onde já há influência continental com temperaturas extremas, quer de verão, quer de inverno, ou oceânica junto às regiões costeiras e vertentes das montanhas viradas a oeste, como o Gerês. No extremo sul do Alentejo interior e na parte leste do Algarve já temos um clima a tender para o árido do tipo estepe.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Sim, se te referires ao caso de as temperaturas mais altas em São Francisco serem não em julho ou agosto, mas sim em setembro/outubro.

Acontece que em julho/agosto as mínimas chegam a ser idênticas às de inverno da nossa costa mais a sul.

Lá disse o Tom Sawyer: " O inverno mais frio que passei na minha vida, foi num verão em São Francisco":)
 
  • Gosto
Reactions: Danilo2012