Vespas Japonesas

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
E tirar uma foto não ? Até a poderás enviar por mail pra diversas entidades.

:semfotos:

Eu já tenho as fotos... falta-me o cabo... deixei em casa...:angry:

Já liguei para 3 autoridades e ninguem sabe-me dizer nada de nada! Estão todos de aflitos com evasão de especies não outoctones que não dão conta...embora vou enviar os emails como eles pediram... mas estou a chegar á conclusão de que vai haver Vespas destas no nosso habitat e certamente se vão expandir sem ninguem fazer nada... :mad:

Enfim...

Assim que tiver oportunidade e o mais breve possivel coloco as fotos...


Mas o que é certo nunca pensei ve-las ... a não ser pela tv ou ir ao Japão!! Por acaso são imponentes e bonitas!!
 


jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tenho a certeza que o amigo estara enganado a elas serem Vespas Japonesas,
eu penso que será "Vespa Crabro", e se é, é espécie em perigo de extinção, deixo aqui uns links que poderá confirmar:
http://montedomel.blogspot.com/2009/07/vespa-crabro-cuidado-mas-nao-tanto.html


também tenho abelhas e o meu problema nos dias que correm são as vespas comuns e varroa destructor[/I]


São muito parecidas realmente... e estas tem mais semelhanças com as CRABRO...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Afinal sao vespas CRABRO, pois a diferença esta nas pintas das CRABRO e nas riscas das Abelhas Japonesas!

A outra diferença que encontro tambem é o dorso avermelhado da CABRO e a Japonesa é negro... dai alguma confusão entre as especies...

Concluindo, os exemplares que detenho sao VESPAS CRABROS!!

Desconhecia esta especie!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Ainda bem que não são vespas japonesas, já vi em documentários a sua capacidade de matar abelhas melíferas, conseguem exterminar todas as abelhas de uma colmeia em pouco tempo:shocking:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Tenho uma dúvida e nada tem com este tipo de vespas.

Alguém tem conhecimento da existência em número anormal da vespa comum?

Desde há 2 anos tem se tornado uma praga aqui onde vivo na Lousã e na minha casa de férias no Baleal, quando anteriormente os aparecimentos da mesma eram apenas casuais.