Viagem a Serra da Estrela

Tópico em 'Natureza e Viagens' iniciado por Jodamensil 3 Nov 2012 às 13:14.

1. Jodamensil

Jodamensil
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Out 2008
    Local:
    Loures (200m)
    Boas pessoal,
    Tudo bem?
    Neste topico que criei gostava de ter as vossas opinioes, eu no final deste mes vou passar um fim de semana ( entanda-se por sabado, domingo e segunda feira) ali para os lados da sertã, e com a intenção de domingo ser reservado todo o dia para explorarmos a zona da serra da estrela, vamos de carrinha e gostavamos de subir à torre.
    Mas é aqui que gostava que me dessem as vossas opnioes, é a primeira vez que lá vou, sei que a Torre, pronto é o topo da serra e todo o pessoal lá vai e também irei lá, mas que mais posso visitar na serra sem ser a Torre?
    Que caminho devo fazer, vou iniciar a minha viagem da Sertã para a Serra da Estrela. Quando chegar à Serra da Estrela por onde devo subir e por onde devo descer, tambem gostava de visitar Manteigas.
    Sou bastante desconhecido daquela zona e gostava de conhecer sei que um dia é pouco, mas digam me da vossa justiça.
    Cumprimentos,
    Daniel :thumbsup:

2. Shimmy

Shimmy
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    27 Mai 2010
    Local:
    Lisboa
    Não sou nenhuma expert, até porque sou dos Açores (estou a viver em LX há 9 anos) mas sou uma apaixonada pela Serra da Estrela e já lá fui umas vezes, sempre em pleno Inverno.

A minha sugestão é que suba pelo lado da Covilhã como se fosse para a Torre, mas vire à direita a seguir às Penhas da Saúde em direcção a Manteigas, descento pelo Vale Glaciar. Assim pode desfrutar de uma paisagem geológica completamente imperdível, bem como ver a nascente do Zêzere e visitar o parque de piqueniques do Covão da Ametade.

Daí, dependendo da hora e do tempo passando por Manteigas, eu iria a Linhares da Beira e Folgosinho. Há um restaurante nesta última aldeia chamado Albertino (convém ligar a marcar) que serve um menu espectacular de 4 pratos típicos, não tenho é a certeza que sirva almoços...

Depois faria a subida para a Torre pelo lado Norte, passando em Seia ou em Gouveia (ou em ambos) para ver o pôr-do-sol na Torre, descendo depois novamente pela Covilhã.

Em alternativa, especialmente se houver neve, sugiro a volta ao contrário, ou seja: Covilhã - Torre - Vale Glaciar - Manteigas - Seia OU Gouveia - Linhares - JANTAR no Albertino (folgosinho) e regresso via Guarda.

Já estou com vontade de ir só de pensar nisto :) have fun!!!*

PS - dependendo do interesse, em Seia há o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que é muito interessante mesmo, especialemente a nível de origem geológica. Mas só com um dia... não aconselho a perder muito tempo "indoors"...

Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página