Viseu: Cidade mais quente em 2010

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
São inúteis porque o IM não as utiliza, porque estão em áreas interessantes e P.Rubras pouco representa a temperatura na cidade do Porto, isto já foi mais que discutido. Já estava na altura de uma das 2 ser EMA, como tinha sido planeado.
Já em Lisboa e na AML tens imensas que pronto... algumas bem poderiam ir para outro lado.
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Parece-me que as pretensões do Sr. Fernando Ruas estão a sair furadas pelo menos nestas condições meteorológicas, pois tenho reparado nos últimos dias que as mínimas tem sido bem mais baixas na EMA mais próxima da cidade do que a EMA do Aeródromo.


EMA Viseu/Cidade
C8ZVZ.png

EMA Viseu(aeródromo)
uZPM3.png


Entre os dias 21 e 29 apenas no dia 22 a mínima da EMA da cidade foi superior à EMA do aeródromo.
Acho que a inversão térmica(penso que seja esta a explicação para esta situação) está e estragar os objectivos do Sr. Ruas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda ontem reparei nisso, Dahon.
Mas também, e especialmente para quem conhece a região, era algo totalmente expectável.

Aliás, o Fil já tinha referido isso no post anterior:

Uma estação na cidade teria mínimas mais baixas que as do aeródromo. Mas neste caso concordo com o Presidente da CM, a diferença de altitude entre a cidade e o aeródromo é demasiado grande como para que o aeródromo possa representar fielmente o clima da cidade. Mas no caso concreto da temperatura, acho que a diferença só deve ser significativa no verão, no inverno a diferença deve ser bem menor e a cidade apresenta muitas mais geadas e mínimas negativas que o local onde está a estação actual. No período 1951-80 são à volta de 40 mínimas abaixo de 0ºC anuais, duvido que a estação actual chegue em média às 15.