ZCIT - Zona de Convergência Inter-Tropical

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Relâmpago 29 Mai 2007 às 19:31.

  1. Relâmpago

    Relâmpago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Mai 2007
    Mensagens:
    584
    Local:
    Lisboa (80m)
    Olá a todos

    É de importância fundamental esta zona de convergência intertropical para a existência de chuvas nas regiões intertropicais. Parece que esta zona não é homogénea nem contínua ao longo das regiões tropicais. Veja-se, no caso da África, a diferença entre o Congo e o Quénia. Este tem chuvas escassas e aquele tem-nas abundantes. Qual a explicação para esta diferença em regiões equatoriais?

    A ZCIT pode estender-se até às regiões temperadas, isto é, para além dos trópicos? Não será um exemplo disto a monção asiática, que vai desde a Índia tropical até Pequim, ou mais para cima, já na região temperada?

    Obrigado.
     
  2. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    Olá Relâmpago.

    Sinceramente, neste momento, não te consigo responder. Mas penso que uma das razões para essa diferença poderá ter a ver com a existência duma superfície continental extenssíssima que é a Ásia. Estou convicto que de alguma maneira a Ásia deve perturbar/deslocar os centros de acção (Anticiclones), impedindo assim que haja convergência do ar... O anticiclone subtropical que deveria haver sobre a Ásia deve ser muito perturbado à superfície devido à grande massa de terra....

    Prometo tentar procurar mais informação e assim que souber alguma coisa digo-te. Ou então alguém mais entendido na matéria também podia dar uma mãozita :)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Sobre o Quénia vs Congo, pode ser que ajude:

    Intertropical Convergence Zone
    [​IMG]
    http://en.wikipedia.org/wiki/Intertropical_Convergence_Zone


     
  4. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    Bem. Já que ninguém responde eu vou dar a minha possível explicação e desenterrar este tópico :) .

    Como podes ver no mapa em baixo onde tracei a tracejado em grosso modo a linha equatorial os anticiclones (azul) subtropicais do Hemisfério Norte no Oceano Índico é inexistente isto por que a superfície oceânica é diminuta e está ocupada pelo continente asiático. Ora como sabemos na Zona de Convergência Inter-Tropical temos que ter dois anticiclone, um no HN outro no HS de modo a haver convergência na zona inter-tropical.

    Mapa representativo da Pressão Média ao Nível do Mar. No Mapa superior corresponde ao período Junho, Julho e Agosto, no mapa inferior ao período Dezembro, Janeiro e Fevereiro.


    [​IMG]

    FONTE

    Nota que a enorme pressão atmosférica que se observa na Ásia durante os meses de Inverno não tem a mesma origem dos anticiclones sub-tropicais. É antes um anticiclone de origem térmica devido ao forte arrefecimento do continente. Sendo de origem térmica não se reflecte nas camadas altas da atmosfera sendo inexistente aos 500hPa.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. Relâmpago

    Relâmpago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Mai 2007
    Mensagens:
    584
    Local:
    Lisboa (80m)


    Olá Minho

    Então daqui se pode concluir que a Zona de Convergência Intertropical é inexistente no sub-continente Indiano e na China nos meses de verão no HN? A monção será explicada por outros fenómenos?
     

Partilhar esta Página