Seguimento - Incêndios 2018



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
2 IF em simultâneo e a 1-2 km de distância um do outro em Caranguejeira e Ourém - Cercal. Zona muito sensível.

Felizmente não temos condições para que os fogos se descontrolem, vantagens de um Verão fresco...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Não é só isso. O ataque inicial está a ser bastante rápido!

Não te iludas Luís, se tivéssemos condições extremas como tivemos no ano passado, em que qualquer fagulha era um problema, veríamos que nada mudou assim tão significativamente (nem era esperado que tal acontecesse). As mudanças que a Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais vai impor, vão demorar a chegar ao terreno. Acredito que agora estamos a andar na direção certa, mas a pouca área ardida até ao momento deve-se exclusivamente à meteorologia favorável. ;).
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Um bom exemplo de que muitas vezes o trabalho nas faixas de gestão de combustível inacabado pode ser prejudicial numa situação de pós-fogo. Se o material triturado for mantido no solo, o combustível continua a estar disponível, o que pode originar reacendimentos e consequentemente difíceis rescaldos.

 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não poderia estar mais de acordo com o @MSantos , se existir condições favoráveis os incêndios irão aparecer mais cedo ou mais tarde @luismeteo3 ! Felizmente o DECIR2018 ainda nem sequer foi posto a prova ,e ainda bem;) As condições meteorológicas tem sido totalmente desfavoráveis, o oposto do ano passado por esta altura, que será o aspecto mais positivo que eu vejo neste Verões mais frescos e húmidos! Mas não atiremos já os foguetes para o ar, o ano de 2016 foi muito parecido com o atual em relação a incêndios, e depois em Agosto numa semana tudo mudou, temos que ter bastante cuidado daqui para a frente! Pelos modelos a precipitação não se vê sinal dela, pelo menos para os próximos dez dias , certo que as temperaturas vão continuar amenas, mas já vamos ter algumas tardes bem quentes em algumas zonas do país , e uma forte corrente de leste poderá ocorrer a qualquer momento nesta altura do ano, e rapidamente dissipar toda a humidade que neste momento existe à superfície! Acho que o que se está a passar neste momento nos países mais a norte, nomeadamente na Suécia nos deve mentalizar disso mesmo! Não batemos mais no ceguinho , não existe "máfia" ou "terrorismo" nenhum de incêndios em Portugal, existe sim muita negligência, e também muito crime, claro! Mas acima de tudo existe todos os anos condições muitíssimos favoráveis à ocorrências de IF em Portugal,infelizmente!
 
Última edição:

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Não poderia estar mais de acordo com o @MSantos , se existir condições favoráveis os incêndios irão aparecer mais cedo ou mais tarde @luismeteo3 ! Felizmente o DECIR2018 ainda nem foi sequer foi posto a prova ,e ainda bem;) As condições meteorológicas tem sido totalmente desfavoráveis, o oposto do ano passado por esta altura, que será o aspecto mais positivo que eu vejo neste Verões mais frescos e húmidos! Mas não atiremos já os foguetes para o ar, o ano de 2016 foi muito parecido com o atual em relação a incêndios, e depois em Agosto numa semana tudo mudou, temos que ter bastante cuidado daqui para a frente! Pelos modelos a precipitação não se vê sinal dela, pelo menos para os próximos dez dias , certo que as temperaturas vão continuar amenas, mas já vamos ter algumas tardes bem quentes em algumas zonas do país , e uma forte corrente de leste poderá ocorrer a qualquer momento nesta altura do ano, e rapidamente dissipar toda a humidade que neste momento existe à superfície! Acho que o que se está a passar neste momento nos países mais a norte, nomeadamente na Suécia nos deve mentalizar disso mesmo! Não batemos mais no ceguinho , não existe "máfia" ou "terrorismo" nenhum de incêndios em Portugal, existe sim muita negligência, e também muito crime, claro! Mas acima de tudo existe todos os anos condições muitíssimos favoráveis à ocorrências de IF em Portugal,infelizmente!
Concordo contigo totalmente no que disseste , apesar deste verão humido , o ipma mantêm o risco de incendio elevado para muitos distritos do pais , há sempre risco de incêndio mesmo que as condições não sejam favoráveis , em relação ao tempo , há previsão que as temperaturas começem a subir , e na primeira semana de Agosto há previsão de temperaturas quentes ,ou seja , podemos ter um Agosto " Quente" e continuar até Setembro ou Outubro , mas são apenas previsões , pode ser que Agosto traga mais calor , mas temos tido muitas instabilidades a passar no Norte acima da Peninsula ibérica , e uma forte corrente de leste poderá ocorrer a qualquer momento como tu disseste e o tempo mudar de "ameno" para tempo muito quente .
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pois eu não concordo nada com vocês! Basta seguir o desenvolvimento das ocorrências. É claro que as condições meteorológicas ajudam e muito mas não tem sido só isso. Não entendo porque é que aqui só se diz mal, mas quando só dizem mal esquecem-se que cospem na cara de quem está no terreno e que está a dar tudo! :evilmad:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Pois eu não concordo nada com vocês! Basta seguir o desenvolvimento das ocorrências. É claro que as condições meteorológicas ajudam e muito mas não tem sido só isso. Não entendo porque é que aqui só se diz mal, mas quando só dizem mal esquecem-se que cospem na cara de quem está no terreno e que está a dar tudo! :evilmad:

Mas alguém está a cuspir na cara dos bombeiros? Vamos lá ter mais calma com estes comentários explosivos.

Se repararem, tendo a última semana como exemplo, raras são as EMAs que apresentam valores máximos de humidade inferiores a 90% e valores mínimos abaixo dos 20%, o que tem ajudado a manter alguma humidade nos solos e a atrasar a propagação das chamas.

Ninguém está a dizer que os bombeiros estão a fazer um mau trabalho, mas não cabe na cabeça de ninguém comparar dois Verões completamente diferentes.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mas alguém está a cuspir na cara dos bombeiros? Vamos lá ter mais calma com estes comentários explosivos.

Se repararem, tendo a última semana como exemplo, raras são as EMAs que apresentam valores máximos de humidade inferiores a 90% e valores mínimos abaixo dos 20%, o que tem ajudado a manter alguma humidade nos solos e a atrasar a propagação das chamas.

Ninguém está a dizer que os bombeiros estão a fazer um mau trabalho, mas não cabe na cabeça de ninguém comparar dois Verões completamente diferentes.
Eu vejo pelo que se passa aqui perto de mim. Já tive duas ocorrência a 600m da minha casa que antes de dar conta do fumo já os bombeiros estavam lá, e à dois dia na Torre ouve uma ocorrência em que os bombeiros vieram logo e que era complicado se assim não fosse! Este ano o ataque inicial está a ser muito mais rápido e vigilância mais eficaz. Negar isto é muito negativo e extremamente injusto para as forças no terreno, é isto que eu digo! Não é só pelo clima que está tudo a correr melhor! Eu revolto-me de só dizerem mal! :mad:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Também é perigoso não valorizar o fator que está a ser determinante este ano. O facto de não termos tido episódios extremos, que até são relativamente habituais no nosso verão, é a principal explicação para a calma que estamos a viver.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Também é perigoso não valorizar o fator que está a ser determinante este ano. O facto de não termos tido episódios extremos, que até são relativamente habituais no nosso verão, é a principal explicação para a calma que estamos a viver.
Eu disse no meu post que o tempo está a ajudar e muito. Não desvalorizei a ajuda que o tempo está a dar este ano. Mas os incêndios não se apagam sozinhos! Digo e repito, que o ataque inicial e a vigilância estão a correr melhor este ano.
No ano passado os bombeiros foram saco de pancada pelo ataque deficiente, por isso é justo que este ano se refira que o ataque está melhor.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Não tenho dúvidas que o dispositivo esteja melhor preparado mas também concordo que tal só se demonstrará quando houver várias ocorrências a iniciar ao mesmo tempo (e não ocorrências isoladas no espaço e no tempo como tem ocorrido) e quantas delas se transformam em grandes IF´s. Esperemos que não seja necessária essa demonstração.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Depois do que aconteceu o ano passado digamos que as pessoas em geral tem algum crédito para "dizer mal"...

Mas é só a minha opinião. Se grande parte do problema do ano passado foi a desorganização perante um número elevado de ocorrências concentradas no tempo, este ano isso ainda não se verificou.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos