Localidade mais alta de Portugal

vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Mensagens
52
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
Re: Apresentações

Apresento-me à comunidade do meteopt, depois de inserir alguns post. Só agora é que reparei que havia uma secção de apresentações.
O meu nome é Vitor Francisco, natural de Lisboa e residente em Alverca. Tenho 48 anos e sou tec. de comunicações na área de fibra óptica. Como os meus pais são de uma aldeia chamada Gralheira, que por acaso é das mais altas senão a mais alta :shocking: de Portugal, segundo a wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabugueiro_(Seia) adoptei-a como minha terra natal, onde os fenómenos atmosféricos são por vezes impressionantes.
Cumprimento a todos os foristas estando disponível para uma participação activa, embora seja muito preguiçoso a escrever :).
Não tenho estação meteorológica, mas quando me reformar :lol: vou para a minha terra e vou comprar uma;).

Um abraço a todos.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Apresentações

Como os meus pais são de uma aldeia chamada Gralheira, que por acaso é das mais altas senão a mais alta :shocking: de Portugal, segundo a wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabugueiro_(Seia)

Só por curiosidade, fui ver ao google maps, a altitude das aldeias que estavam indicadas no wikipédia.

Sendo assim, eis a lista das possíveis 4 aldeias mais altas de Portugal:
1110m - Sendim - Montalegre
1105m - Gralheira - Cinfães
1090m - Pitões das Júnias - Montalegre
1040m - Sabugueiro - Seia

Mas eis que me surgiu uma dúvida.
As Penhas da Saúde a 1500m de altitude, não é considerada uma aldeia? Há lá uma série de casas que têm aspecto de ser habitadas o ano todo.
 

vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Mensagens
52
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
Re: Apresentações

Só por curiosidade, fui ver ao google maps, a altitude das aldeias que estavam indicadas no wikipédia.

Sendo assim, eis a lista das possíveis 4 aldeias mais altas de Portugal:
1110m - Sendim - Montalegre
1105m - Gralheira - Cinfães
1090m - Pitões das Júnias - Montalegre
1040m - Sabugueiro - Seia

Mas eis que me surgiu uma dúvida.
As Penhas da Saúde a 1500m de altitude, não é considerada uma aldeia? Há lá uma série de casas que têm aspecto de ser habitadas o ano todo.

Então pergunto eu agora. Se na serra há Penhas da Saúde a 1500m, há S. Pedro a 1300m por será que Sabugueiro que está ali ao lado é considerada a mais alta de Portugal e não uma destas?
Poderá ser apenas considerada localidade, as terras que tenham vida própria, que sempre foram habitadas?
Não sei se Penhas da Saúde é somente um local turistico ou se outrora teve habitantes todo o ano. O que me parece é que a 1500m de altitude as condições de vida seriam muito severas, em termos de clima, agricultura...

Aqui no forúm há um utilizador de Loriga, talvez ele possa responder a estas dúvidas.

Um abraço
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Re: Apresentações

Só por curiosidade, fui ver ao google maps, a altitude das aldeias que estavam indicadas no wikipédia.

Sendo assim, eis a lista das possíveis 4 aldeias mais altas de Portugal:
1110m - Sendim - Montalegre
1105m - Gralheira - Cinfães
1090m - Pitões das Júnias - Montalegre
1040m - Sabugueiro - Seia

Mas eis que me surgiu uma dúvida.
As Penhas da Saúde a 1500m de altitude, não é considerada uma aldeia? Há lá uma série de casas que têm aspecto de ser habitadas o ano todo.

Isto das aldeias mais altas de Portugal tem muito que se lhe diga. Parece que conheço aldeias mais altas que essas:

Landedo, Serra da Coroa, Concelho de Vinhais (Bragança): 1125m
Quadra, Serra da Coroa, Vinhais: 1040m
Travanca, Serra da Coroa, Vinhais: 1025m
Montesinho, 1015m, Serra de Montesinho, Bragança

Padroso, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1025m
Padornelos, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1100m
Sendim, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1120m
Alturas do Barroso, concelho de Buticas: 1090m

As aldeias mais altas de Portugal acho que estão no P.N. Peneda-Geres:
Seara 1145m
Curral do Gonçalo 1160m
Portos 1170m


Não concluí a pesquisa, ainda pode haver outras mais altas...
Através de consulta do GoogleEarth
 

vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Mensagens
52
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
Re: Apresentações

Isto das aldeias mais altas de Portugal tem muito que se lhe diga. Parece que conheço aldeias mais altas que essas:

Landedo, Serra da Coroa, Concelho de Vinhais (Bragança): 1125m
Quadra, Serra da Coroa, Vinhais: 1040m
Travanca, Serra da Coroa, Vinhais: 1025m
Montesinho, 1015m, Serra de Montesinho, Bragança

Padroso, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1025m
Padornelos, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1100m
Sendim, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1120m
Alturas do Barroso, concelho de Buticas: 1090m

As aldeias mais altas de Portugal acho que estão no P.N. Peneda-Geres:
Seara 1145m
Curral do Gonçalo 1160m
Portos 1170m


Não concluí a pesquisa, ainda pode haver outras mais altas...
Através de consulta do GoogleEarth

Correcto, e ainda deve haver mais. O que me referia é que o Sabugueiro, não sei como, detem o titulo de aldeia mais alta de Portugal. Basta ir ao site da Câmara Municipal de Seia, e não faltam exemplos de que essa conotação é errada. Dei como exemplo o que diz a wikipédia, mas como dizes, penso que haverá localidades ainda mais altas.
Agora falta esclarecer o caso de Penhas da Saúde, será considerado aldeia? Se é penso que será a mais alta;)

Um abraço
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Apresentações

Isto das aldeias mais altas de Portugal tem muito que se lhe diga. Parece que conheço aldeias mais altas que essas:

Agora fiquei ainda mais baralhado.
Será que a resposta está no termo "aldeia"? Qual é a diferença entre uma aldeia e uma localidade?

Bem, uma coisa é certa, Sabugueiro não está aos 1200m como diz a página do município de Seia.

"Esta aldeia detém o título da aldeia mais alta de Portugal, estando situada a 1200 metros de altitude." Fonte
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Re: Apresentações

Agora fiquei ainda mais baralhado.
Será que a resposta está no termo "aldeia"? Qual é a diferença entre uma aldeia e uma localidade?

Bem, uma coisa é certa, Sabugueiro não está aos 1200m como diz a página do município de Seia.

"Esta aldeia detém o título da aldeia mais alta de Portugal, estando situada a 1200 metros de altitude." Fonte

Eu prefiro o termo localidade, pois abrange qualquer sítio onde habite gente. Dentro desta devemos valorizar aquelas onde habite alguém de forma permanente.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Apresentações

Não sei se Penhas da Saúde é somente um local turistico ou se outrora teve habitantes todo o ano.

Eis que chega a altura de eu dar a minha opinião também :).

O meu pai é natural da Covilhã, onde viveu até aos seus 23 anos.

Segundo ele as Penhas da Saúde era apenas um aglomerado de casas, mas agora está "maior", ou seja, há mais casas e mais habitantes também.

A localidade de Penhas da Saúde possui o Hotel Serra da Estrela, chalés de montanha e uma pousada da juventude, e está a cerca de 10 minutos da Estância de Esqui Vodafone. Pouco abaixo da localidade e mais próximo do centro da cidade, situa-se a estalagem Varanda dos Carqueijais.
in: wikipédia

Penhas da Saúde e uma bonita aldeia de montanha situada bem no coração da imensa Serra da Estrela, pertencente ao município da Covilhã.
(...)
Anteriormente as Penhas da Saúde eram uma conhecida estância termal e, devido aos puros ares da montanha, um local ideal para curar doenças respiratórias, como ainda se pode observar no antigo edifício do Sanatório dos Caminhos de Ferro que, de acordo com um projecto em curso, será adaptado a Pousada Regional.
(...)
projecto camarário que visa dotar as Penhas da Saúde com cerca de 500 habitações e zonas de comércio
in: guiadacidade.pt
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Re: Apresentações

Então pergunto eu agora. Se na serra há Penhas da Saúde a 1500m, ...

Aqui no forúm há um utilizador de Loriga, talvez ele possa responder a estas dúvidas.

Um abraço

Boa Noite
As Penhas da Saude é somente um conjunto de casas turísticas detidas pela Turistrela empresa esta que detém o mónopolio do turismo na Serra da Estrela.
Essa empresa apelida-a de aldeia, mas na relidade não o é.
Em relação ao Sabugueiro claramente que não é a aldeia mais alta de Portugal, talvez seja a freguesia mais alta.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Apresentações

O problema pode ser o de estar a chamar aldeia a lugares onde moram praí 10 pessoas. Se isso fosse aplicado nos montes do alentejo e das serras do algarve tinhamos aldeias que nunca mais acabavam... :huh:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Apresentações

As aldeias mais altas de Portugal acho que estão no P.N. Peneda-Geres:
Seara 1145m
Curral do Gonçalo 1160m
Portos 1170m

Essas três aldeias são habitadas todo o ano e pertencem à freguesia de Castro Laboreiro. Antigamente não eram habitadas todo o ano pois eram Brandas, mas com a melhoria das condições de vida, emigração e abandono da pastorícia passaram a ser habitadas todo o ano.
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Já agora puxo a brasa à minha sardinha..
Loriga é a vila mais alta de Portugal(770m cota média)