Neve em Trancoso, Sanábria e Serra da Nogueira: 30 Nov - 1 Dez 2008

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Peço desculpa pela demora, mas o tempo livre é muito reduzido e só agora pude começar a compilar o meu passeio no fim-de-semana prolongado 29 Nov - 1 Dez.

A ideia era ir passar estes dias a Bragança, e apesar de só poder partir no dia 30 de Novembro, ainda fui a tempo e deu para encher a barriga de paisagens lindas e experiências inolvidáveis.

Começo por mostrar as primeiras imagens do branco elemento que se fez notar na Serra da Gardunha:

dsc05652lh8.jpg


dsc05654td2.jpg



Aqui uma paisagem bem outonal, já perto dos túneis da Gardunha:

dsc05655ki0.jpg



E eis que temos a Serra da Estrela bem à nossa frente, imponente e vestida de branco a rigor! :w00t::

dsc05659wv4.jpg



O pormenor possível, para quem vai na auto-estrada, do Maciço Central bem carregado de neve:

dsc05662he3.jpg



Foi com tristeza que passei sem poder parar :sad:, mas o meu destino ainda estava longe...

Mais à frente pude visualizar a cidade mais alta de Portugal, a Guarda. Ainda com os seus telhados pintados de imaculado branco, testemunho do fenómeno mais lindo que a natureza nos pode dar (na minha humilde opinião, claro está :D): NEVE! :p
Na foto não se pode ver com muito pormenor, pois foi tirada em andamento na A23 (Auto-estrada da Beira Interior).

dsc05664mediumre4.jpg



A surpresa apareceu sensivelmente a meio da viagem. E não é que Trancoso estava branquinho branquinho! :shocking:

Entrada em Trancoso:

trancosoentradamediumfq6.jpg


pb303110mediumdj2.jpg


pb303109mediumyz3.jpg



Aspecto de algumas casas, pelas quais fui passando deleitado com o que os meus olhos viam. A temperatura rondava o 1ºC.

pb303103mediumqf0.jpg


pb303108mediumdj7.jpg


pb303113mediumtx8.jpg


pb303111mediumnc2.jpg


pb303112mediumwv5.jpg


pb303160mediumxi3.jpg


pb303162mediumnk7.jpg


pb303115mediumzw3.jpg



As típicas estalactites de gelo ;)

pb303117mediumyu6.jpg



Coitaditas...:cold:

pb303163mediumma8.jpg



A neve apenas se mantinha com alguma quantidade acima dos 800 mts, pois como se pode ver nestas duas imagens lá ao fundo não há nada.

pb303106mediumkb3.jpg


pb303114mediumzk0.jpg



Dirijo-me então para a zona mais antiga desta linda cidade histórica e pelo caminho assisto aos bombeiros locais a cortar alguns ramos em perigo de queda, devido ao peso da neve e do gelo (infelizmente não tenho foto porque a apaguei acidentalmente :( ).
E é precisamente nesta zona, o Parque Municipal, que vi belas paisagens.

pb303119mediumxu5.jpg


pb303122mediumfe7.jpg


pb303124mediumxl8.jpg


pb303125mediumul3.jpg


pb303127mediumiz7.jpg



Para finalizar deixo aqui umas fotos de monumentos históricos, desta bela povoação.

A Igreja do Convento dos Frades ou de Santo António:

igrejaconventosantnio1mdk4.jpg


igrejaconventosantnio2mlw7.jpg



Capela de Santa Eufémia ou do Senhor da Devoção.

capeladesantaeufmiaoudowx4.jpg



Cruzeiro do Senhor da Agonia.

cruzeirosenhordaagoniamgx6.jpg



Capela de S. Bartolomeu (local onde casou D. Dinis e a Rainha santa D. Isabel de Aragão, como o indica a placa visível na fotografia).

capeladesbartolomeulocaoy5.jpg



As Portas D'El Rei.

portasdelreimediumxn6.jpg


pb303135mediumom3.jpg



A Câmara Municipal, com a estátua do popular poeta-sapateiro Gonçalo Anes Bandarra.

pb303147mediummw5.jpg


pb303138mediumov8.jpg



Pelourinho Manuelino com a Igreja de S. Pedro, por detrás (onde está o túmulo do popular Bandarra, que através da sua poesia transmitiu as suas incríveis e acertadas profecias)

pelourinhoeigrejadespedya1.jpg



E depois de toda esta visita e de um bom almoço à maneira ;), eis a última foto, a jeito de despedida, da monumental Trancoso - Cidade, Vila Medieval e Aldeia Histórica

pb303168mediumgb6.jpg



O triste do relato é que à tarde voltou a nevar na cidade e eu já lá não estava :sad:.

Bem, já na zona de Macedo de Cavaleiros, eis que novamente aparecem as Serras com os seus cumes, a mais de 700 mts, nevados:

dsc05681mediumya2.jpg



E aqui ao longe, cortinas de neve, sinal inequívoco de que ela anda perto :w00t:, e por sorte está mesmo na minha direcção de viagem! :thumbsup:

dsc05682mediumnk2.jpg



Passados alguns kms, lá encontrei a dita!:D Não nevava copiosamente, mas é sempre um regalo vê-la cair suavemente, como que a querer desafiar a Lei da gravidade! :hehe:




E mais à frente lá vislumbro a imponente Serra da Nogueira, que visitaria no dia seguinte.

dsc05690mediumce6.jpg



E pronto esta primeira parte do meu fim-de-semana acaba aqui.
Mais logo, ou amanhã conto colocar a primeira metade do dia seguinte, com uma marcante visita à zona da Sanábria e à Serra da Nogueira!!

Deixo-vos um cheirinho do que encontrei, nesta panorâmica da Serra de Montesinho-La Gamoneda, com o seu parque eólico (cliquem na imagem e poderão vê-la em maior resolução).




-------------------------------------- // --------------------------------------

Cá estou eu para a segunda parte deste meu bonito passeio, que tenho todo o gosto em partilhar convosco, amantes da neve em particular :cold: e restante comunidade meteopt de uma forma geral, pois a meteorologia é a paixão comum que nos une! :thumbsup:

E começo precisamente pela visita à zona espanhola da Sanábria.

Ainda mal tinha saído de Bragança, e já eram estas as nossas vistas:

pc013174mediumha9.jpg


dsc05693mediumjz9.jpg



Totalmente de nos cortar a respiração. Calculo que para quem está habituado, certamente acha banal, mas para mim alentejano das extensas planícies, foi lindo!! E a cada dobrar de uma curva mais um sonoro "haaaaa" se escutava no carro, mais uma paragem, mais uma foto e um admirar com profundo respeito a bela Natureza que me rodeava :uau:.
Conclusão: demorei umas 2 horas de Bragança ao Lago de Sanábria :D.

dsc05696mediumdm5.jpg


dsc05695mediumie9.jpg


dsc05702mediumxa2.jpg


dsc05697mediumlv8.jpg



Chego por fim a Puebla de Sanábria:

dsc05698mediumyk2.jpg


pc013254mediumuz6.jpg


pc013251mediumtm3.jpg



O que levaria este helicóptero, não me apercebi de nenhum incêndio, seria sal? :unsure:
Na estrada vi alguns locais com depósitos de sal. Muito bem pensado, pois assim o fácil e rápido acesso a este "dissolvente" do gelo fica garantido.

pc013259mediumzq1.jpg



Aproveitei para encher o depósito do pópó €€€ :rolleyes:. E lá continuei até ao lago.
Nas bombas confirmei que tinha nevado na 6ªf anterior, portanto dois dias antes. Foi uma nevada intensa e durou o dia todo. Por esse motivo e pelo frio que se mantinha, a neve ainda era considerável em muitos locais, especialmente os menos expostos ao Sol.

dsc05699mediumlu2.jpg


dsc05700mediumcz7.jpg


dsc05701mediummk5.jpg



E por fim lá apareceu o Lago da Sanábria (cliquem na imagem e poderão vê-la em maior resolução). ;)




E estes eram os arredores e as vistas a partir do local:

pc013178mediumed7.jpg


pc013200mediumll4.jpg


pc013193mediumwv4.jpg



Lá mais para cima ainda devia haver alguma actividade, ou então era apenas por precaução.

pc013204mediumap7.jpg



Fez-se o típico boneco de neve, que é a alegria da criançada e minha também :p

pc013216mediumah1.jpg



E "ala que se faz tarde". Pois ainda tinha a Serra da Nogueira à minha espera! E umas quantas paisagens e lugares a fotografar antes de lá chegar! :nicephoto: ;)

pc013217mediumdx0.jpg


pc013218mediumgx7.jpg


pc013219mediummj0.jpg


pc013221mediumov9.jpg


pc013230mediumbj7.jpg


pc013233mediumre2.jpg


pc013234mediumww9.jpg


pc013236mediumoa9.jpg


pc013241mediumrz3.jpg



E até vi algo que há muito não encontrava. O natalício Azevinho! :cool:

pc013242mediumjf4.jpg


pc013250mediumfg0.jpg



Mais uma hortita literalmente congelada :cold:

pc013272mediumny7.jpg



E umas couves regeladas!

pc013265mediumod9.jpg


pc013271mediumbl9.jpg



Bem esta linha de comboio nevada, deixou-me a imaginar como será fazer uma viagens por paisagens tão belas!

pc013262mediumxn1.jpg



E já quase em Bragança, parei junto a um velho castanheiro, que ainda deu para trazer umas quantas castanhas e algumas picadelas dos ouriços :hehe:.

pc013276mediumcu8.jpg


pc013281mediumrv8.jpg



Bem perto da bendita árvore, descobri este monte de troncos e deu uma boa imagem, uma espécie de fecho a esta magnífica visita à Sanábria.

pc013273mediumsm0.jpg
.


Amanhã, se nada falhar cá estarei, para fechar com chave de ouro. A mostrar-vos umas magníficas imagens da Serra da Nogueira, à qual pude aceder até ao seu cume (+ ou - 1300 mts), zona do Santuário da Nossa Sr.ª da Serra, com o auxílio das correntes! :hehe:

pc013341mediumhs2.jpg



Por último: Panorâmica com uma paisagem mágica :surprise:, onde inclusive esteve a nevar durante alguns minutos :w00t:.
Já sabem, clicam na imagem e vêem-na em maior tamanho.




-------------------------------------- // --------------------------------------

E cá vai a última parte. Prometo! :D

Começo com a chegada a Bragança e com estas fotos da cidade:

O seu imponente Castelo:

dsc05705mediumap2.jpg



Ainda se podiam ver alguns restos de neve nas encostas mais sombrias, das serras em redor da cidade.

dsc05709mediumgp3.jpg



Gostaria de ter tido mais tempo para visitar a capital de Trás-os-Montes, mas o elemento branco esteve em falta e apenas vi nevar coisa pouca na noite de Sábado, uns quantos “micro-flocos” misturados com alguma chuva. :sad:

Por isso dirigi-me para a Serra da Nogueira (o meu agradecimento ao Fil pela explicação e mapa detalhado que me forneceu! :thumbsup:)
Ainda nem tinha saído da cidade e junto à Rotunda das Cantarias, observo estas belas lenticulares:

rotundacantariasmediumij8.jpg


dsc05713mediumht2.jpg



Como podem ver a noite "caía" rapidamente! E o tempo de luz já se resumia a pouco mais de uma hora.
Já na subida à serra, ainda parei para apanhar esta foto de Bragança:

pc013282mediumdl8.jpg



Por trás de mim já se afigurava ao longe o cume desta muito bonita Serra Transmontana:

pc013283mediumzz3.jpg



Mas nem foi preciso muito para encontrar isto! :surprise:

pc013305mediumen9.jpg


pc013284mediumfx4.jpg



Carvalhos e mais carvalhos por todo o lado. Bonita a nossa fauna autóctone!

pc013307mediumvj9.jpg



Lá resolvi parar o carro e entrar pelo bosque dentro. :shocking:

pc013291mediumjo9.jpg


pc013289mediumdi2.jpg


pc013287mediumev9.jpg



Com este tipo de neve, tinha estado a nevar durante a madrugada certamente, e até arriscaria a afirmar que há poucas horas :unsure:

pc013290mediumhv6.jpg


pc013295mediumgu8.jpg


pc013294mediumlc6.jpg


pc013298mediumjg3.jpg


pc013299mediumth3.jpg


pc013303mediumij9.jpg



Após o cruzamento que dá acesso à estrada que vai para o alto da Nogueira, tive de encostar e colocar as correntes. A verdade é que não vi mais ninguém com as ditas :o, mas também vi alguns aflitos e quando cheguei ao cimo, não havia lá nem um ligeiro, só veículos todo-o-terreno. :cool:

pc013312mediumhz6.jpg



Claro, colocar as correntes foi o meu maior divertimento :D, atolado de neve até ao joelho (estava na berma da estrada). Ora de joelhos, ora quase deitado :hehe:. O problema era a luz do dia a fugir e a noite a retirar-me a claridade necessária para poder desfrutar em pleno das magníficas paisagens da Nogueira :(.

pc013315mediumge3.jpg



Começou entretanto a nevar, de forma débil mas ainda deu para acumular alguma coisa no carro :hehe:.

pc013318mediumkz2.jpg


dsc05716mediumiq0.jpg


pc013321mediumdd0.jpg



Algumas pobres não resistiram a tanto peso...

pc013322mediumco1.jpg


pc013324mediumiy9.jpg


dsc05719mediumyy0.jpg



Deixo aqui um pequeno filme, é pena ser já quase noite, mas ainda assim ilustra bem o ambiente que me rodeava. Nestas paragens não havia praticamente vento.




Perto do ponto mais alto da serra, a estrada já metia algum respeito. Primeiro porque não a conhecia, depois porque já era noite e claro a estrada estava literalmente debaixo de gelo, tanto mais que a temperatura era de uns cortantes -3ºC.
Ainda assim encontrei uma pessoa a pé!!, todo equipado de mochila e saco cama às costas :shocking:. Quem seria!?? :unsure:

Isto é parte da vedação das antenas que estão no ponto mais alto da serra. :hehe: :cold:

dsc05720mediumdf8.jpg



Uma capela lá no alto completamente gelada. O vento e o nevoeiro dominavam estas paragens. Estive lá encima, mas é como se não tivesse estado, pois não consegui ver praticamente nada. :shocking:

pc013326mediumwb0.jpg



E porque uma imagem vale mais que mil palavras:

pc013327mediumdj2.jpg


pc013329mediumfa9.jpg



Uma das antenas, pouco visível, mas ela estava lá! De fundo tinha o assobiar do vento e o trabalhar dos geradores que mantêm as antenas em funcionamento.

pc013331mediumij8.jpg


pc013332mediumoq1.jpg


pc013335mediumvy6.jpg


pc013338mediumrf1.jpg



Após uns 30 minutos lá por cima, a explorar o que me foi possível, ou bem simplesmente a desfrutar com o agreste do clima :w00t:, retomei a descida e o regresso a Elvas.
Ainda deu para tirar mais algumas fotos, desta vez aos efeitos que tem a neve gelada na vegetação.

pc013343mediumth9.jpg


pc013344mediumri2.jpg


pc013346mediumjs5.jpg



Bem, e com a seguinte foto termino, esta já extensa reportagem, onde pretendo mostrar alguns dos efeitos que a "Helena" por aqui nos deixou. Claro visto através da minha objectiva. :nicephoto: e na minha perspectiva pessoal.

Bragança by night :cool:

pc013355mediumht6.jpg


O meu agradecimento a todos, por perderem alguns minutos a visionar esta minha "aventura".

Aos brigantinos, apenas vos tenho a dizer que se gostam de neve e frio, estão no local certo. Se não cair nada na vossa bonita cidade, têm uma mão cheia de destinos em vosso redor! :uau:
 
Editado por um moderador:


iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Bonita viagem! Com essas paisagens nem se dá por fazer tantos km.
Adoro Trancoso pois passei ai muitas férias no Inverno e assisti a um grande nevão, também a um dia de sincelo inesquecível e andei as cantar as Janeiras. Numa dessas sessões de cantorias o frio era muito e a seguir ás portas D'el rei do lado esquerdo encontrava-se um termómetro que nesse dia indicava -11º!!
Muitos e bons dias ai passados :thumbsup:

EDIT: De Coimbra a Trancoso eram mais de 3 horas de carro!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Obrigado pelos vosso comentários!

Estou neste momento a compilar a segunda metade do meu passeio.

Daqui a pouco já vou actualizar ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)