Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu referia-me acima dessa região, André.
E a nordeste de Campo Maior há tb um vale bem encaixado.
O vale do Guadiana é como dizes bem aberto entre Elvas e Badajoz.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu referia-me acima dessa região, André.
E a nordeste de Campo Maior há tb um vale bem encaixado.
O vale do Guadiana é como dizes bem aberto entre Elvas e Badajoz.

Ah, foi eu que percebi mal...:hehe:
Esse vale a nordeste de Campo Maior não conheço.
No entanto tinha ficado com a ideia que eram os vales do Guadiana, junto a Serpa, os mais encaixados.

Um lugar interessante de visitar/estudar, deve ser aquele vale a sul-sudeste de Zebreira.

 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ah, foi eu que percebi mal...:hehe:
Esse vale a nordeste de Campo Maior não conheço.
No entanto tinha ficado com a ideia que eram os vales do Guadiana, junto a Serpa, os mais encaixados.

Um lugar interessante de visitar/estudar, deve ser aquele vale a sul-sudeste de Zebreira.


Junto a Serpa, os vales são mais encaixados, de facto.
Esse vale junto ao Tejo, chamou-me também a atenção, porque tem todas as condições, para ao longo do ano ter não só, valores máximos elevados no verão como também uma boa média anual.
O inverno, possivelmente está acima dos 10 graus e o verão deve estar em torno dos 29, 29,5, 30. Acredito em mínimas para os 2 meses mais quentes acima de 19.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Essa imagem do google earth, retrata o quanto árida é a região.
Deve ser essencialmente arbustos dispersos.

Aqui fica o vale, abaixo de Cerejais!
Tem mesmo aspecto de uma zona tórrida, árida e desabitada.



Calculei uma altitude de apenas 159, 160 metros para as zonas mais baixas do vale.



Outras perspectiva, mas mais abaixo.

Mais uma ideia da aridez próxima desse local:



Eu nem faço a ideia das precipitações anuais de locais como este, mas devem ser mais secos, do que qualquer das localidades aqui discutidas.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Já estive uma vez nos Cerejais, mas não desci ao rio. Toda aquela área tem um aspecto árido. Não é uma área que conheça muito bem. Onde costumo passar mais vezes é na Vilariça e junto à foz do Sabor. Esta ultima área até tem valores de altitude mais baixos que os do vale junto aos Cerejais.

No Verão, a temperatura tende a ser mais elevada com a diminuição da altitude. No Inverno já é mais complicado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tive a ver altitude de Riodades: é 580 metros!! LOL
Esqueçam os 50,5.
A essa altitude nem no Irão e nem na Arábia Saudita.:lmao:
Bom tive a ver essa zona do Tejo interior de perto e de facto é uma zona baixa: apenas cerca de 130-140 metros para as zonas mais baixas.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já estive uma vez nos Cerejais, mas não desci ao rio. Toda aquela área tem um aspecto árido. Não é uma área que conheça muito bem. Onde costumo passar mais vezes é na Vilariça e junto à foz do Sabor. Esta ultima área até tem valores de altitude mais baixos que os do vale junto aos Cerejais.

No Verão, a temperatura tende a ser mais elevada com a diminuição da altitude. No Inverno já é mais complicado.

Vilariça é bem mais fria do que as zonas mencionadas.
É visível no mapa. Creio que até está em tons de azul!!
Nem sempre a altitude ou até a latitude significa mais calor, porque a zona pode estar exposta a ventos frios,etc...
Vilariça, dá-me a ideia que é sujeita a situações de forte inversão térmica.
Mas é sempre bom recolher mais dados! Obrigado por partilhares a tua experiência.
Eu apenas verifiquei a altitude das outras regiões, para ver as características dos locais a estudar.
E sem dúvida, parece-me que tudo bate certo.
A ver vamos...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já contactei o IM e eles dizem que para obter mais informações sobre esses mapas é preciso pagar lol.
Apenas por alto me disseram que são zonas onde o calor fica retido.:rolleyes:
Quanto é que acham que cobram para obter mais dados, como por exemplo, sobre as mínimas?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Já contactei o IM e eles dizem que para obter mais informações sobre esses mapas é preciso pagar lol.
Apenas por alto me disseram que são zonas onde o calor fica retido.:rolleyes:
Quanto é que acham que cobram para obter mais dados, como por exemplo, sobre as mínimas?

Penso que são cobrados 60 € + IVA por cada conjunto de dados solicitado.
De qualquer forma, os mapas já dão para ter ideias algo concretas sobre as zonas mais quentes. :)
Muitas coisas nesses mapas são pura estimativa, pois são locais que nem sequer têm estações instaladas e estima-se certos dados através das características do relevo, altitude, continentalidade, entre outros, apesar de serem, obviamente, dados bastante correctos.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Penso que são cobrados 60 € + IVA por cada conjunto de dados solicitado.
De qualquer forma, os mapas já dão para ter ideias algo concretas sobre as zonas mais quentes. :)
Muitas coisas nesses mapas são pura estimativa, pois são locais que nem sequer têm estações instaladas e estima-se certos dados através das características do relevo, altitude, continentalidade, entre outros, apesar de serem, obviamente, dados bastante correctos.

Obrigado pelas informações.
Certos locais têm abrigos meteorológicos, pelo que me foi dito.
Penso que apenas servem para aumentar a fiabilidade dos dados.
A margem de erro disseram-me, é muito marginal.:)
Apenas estava curioso em saber qual a capacidade de retenção de calor nestas regiões durante a noite.
 

maar3amt

Cirrus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
8
Local
Amarante
Posso dizer que registei no termómetro do meu carro este ano 48 graus na estrada que desce para a barragem da Valeira.
Não tenho a certeza em que mês foi.
Por isso acredito que seja bastante provável atingir temperaturas na casa do 50 graus naquelas zonas do Douro.
Pena é aquilo ser completamente deserto e não haver quaquer estação meteorológica para registar Valores.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Posso dizer que registei no termómetro do meu carro este ano 48 graus na estrada que desce para a barragem da Valeira.
Não tenho a certeza em que mês foi.
Por isso acredito que seja bastante provável atingir temperaturas na casa do 50 graus naquelas zonas do Douro.
Pena é aquilo ser completamente deserto e não haver quaquer estação meteorológica para registar Valores.

é pena a ausencia de EMA´s, defacto:sad:
penso que 48Cº é um pouco demais:unsure: talvez a estrada tivesse muito quente e estragasse a medição do termometro do carro ( junto ao solo até uns 50cm de altura é possivel atingir valores dessa ordem de grandeza e muito mais).
durante o evento em que sevilha chegou a 51Cº é possivel que no vale do guadiana tenha chegado a 48-50Cº e no vale do douro tambem...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
é pena a ausencia de EMA´s, defacto:sad:
penso que 48Cº é um pouco demais:unsure: talvez a estrada tivesse muito quente e estragasse a medição do termometro do carro ( junto ao solo até uns 50cm de altura é possivel atingir valores dessa ordem de grandeza e muito mais).
durante o evento em que sevilha chegou a 51Cº é possivel que no vale do guadiana tenha chegado a 48-50Cº e no vale do douro tambem...

Esse valor de 51ºC para Sevilha foi obtido em condições deficientes.

En muchas publicaciones entre ellas en los “RECORDS GUINNES”, se da como record en España los 51ºC de temperatura registrada en Sevilla el 30 de julio de 1876.
Pero este dato se midió con un instrumental instalado en unas condiciones técnicas deficientes, en la cúpula de la Iglesia de la Anunciación, donde estaba el termómetro en una garita tipo facistol, protección conocida también como del tipo Montsouris.

...existe un registro de 48,8ºC en Cazalla (Sevilla) el 30 de agosto de 1926, que casi con seguridad es un dato erróneo pero que consta en los archivos.

http://www.inm.es/web/sup/ciencia/di...femerides.html
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Posso dizer que registei no termómetro do meu carro este ano 48 graus na estrada que desce para a barragem da Valeira.
Não tenho a certeza em que mês foi.
Por isso acredito que seja bastante provável atingir temperaturas na casa do 50 graus naquelas zonas do Douro.
Pena é aquilo ser completamente deserto e não haver quaquer estação meteorológica para registar Valores.

Os 50ºc ou ligeiramente mais, na minha opinião, são bastante prováveis em algumas regiões da Península Ibérica, durante certos períodos particularmente quentes.
Cito em particular 4 regiões, 3 das quais em Portugal: Vales do Tejo ( Interior), Vales do Douro, Vales do Guadiana ( ou bacia/região) e algumas localidades da bacia do Guadalquivir em Espanha.
Talvez dê uma ressalva para uma quinta região, nos vales do Tejo espanhol (Tajo).
 
Última edição:

netfalcon

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
29
Local
Évora (307m)
oh pessoal nao exageremos quando se diz que só no vale da morte nos U.S.A atingem os 50ºC.

a dois anos atras, ia eu no meu carro a ir pa casa todo feliz da vida quando vi marcar 47.5ºC(e Èvora nem e das cidades mais quentes do alentejo) ate aos 50ºC ainda falta um bocado mas nao muito, por isso noutras zonas do alentejo de certeza que ja tiveram 50ºC.

abraços :)