Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
55116722of3.jpg

lllac3.jpg

:angry::angry:
então no que devemos confiar mais:huh:
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
[:angry::angry:
então no que devemos confiar mais:huh:

Pois é.... tb fico com essa duvida mas infelismente se calhar mais no primeiro (IM), pois o freemeteo ja me enganou 3 ou 4 vezes desde Novembro, quando previa neve e nunca a vi... e não ando distraido:lol:, pk quando ha essa posibildidade nem durante a noite descanso como deve ser, com idas de x em x tempo até a janela. Mas como eu digo... "mais uma vez renasce a esperança!" e espero que desta vez se inverta o caso.

Caro trepkos com um pouco de exagero, mas tambem te dou alguma razão....
 
Última edição:

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,687
Local
Gondomar (188m)
Pois é.... tb fico com essa duvida mas infelismente se calhar mais no primeiro (IM), pois o freemeteo ja me enganou 3 ou 4 vezes desde Novembro, quando previa neve e nunca a vi... e não ando distraido:lol:, pk quando ha essa posibildidade nem durante a noite descanso como deve ser, com idas de x em x tempo até a janela. Mas como eu digo... "mais uma vez renasce a esperança!" e espero que desta vez se inverta o caso.

Caro trepkos com um pouco de exagero, mas tambem te dou alguma razão....

Eras tu e eu quando o free previa neve pa minha terra ia de vez em quando a janela ver se caia alguma coisa :lmao: até nesta ultima vez o freemeteo dizia que estava mesmo a nevar fui ver e nada :lmao:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Volto a relembrar que a previsão que é colocada pelo IM é da previsão do dia anterior 3-1-2009 Nunca esquecer esse pormenor:)!!
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Eras tu e eu quando o free previa neve pa minha terra ia de vez em quando a janela ver se caia alguma coisa :lmao:
Não sou só eu... mas eu ja cheguei a por despertador de x em x tempo pa ir ver. :lol:
até nesta ultima vez o freemeteo dizia que estava mesmo a nevar fui ver e nada :lmao:

Bem, essa então é demais... o free quer concretizar o sonho de qualquer um a força toda, mas a natureza e que não vai na cantiga. :lol:

Volto a relembrar que a previsão que é colocada pelo IM é da previsão do dia anterior 3-1-2009 Nunca esquecer esse pormenor:)!!

É verdade... mas mesmo assim...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Com um pouco de sorte pode ser que voces tenham a neve, frio que tanto ambiciona e que aqui o pessoal do Sul tenham a chuva que tanto gostamos !!

Mas de acordo com estas previsões de hoje aqui no sul podiamos ter neve e chuva ao mesmo tempo, porque a chuva está aqui mesmo, mesmo á porta do Sudoeste de Portugal de acordo com o GFS !!

A previsão sazonal é favorável em relação á precipitação no sul da Peninsula Ibérica e Madeira para este mes (de acordo com NCEP)!!

A ver vamos o que isto vai dar ......

Infelizmente o ECMWF não concorda nada com essa previsão, e para eles essa depressão a Sudoeste de Portugal, segundo o ECMWF nem vai existir enquanto que o GFS é teimoso e diz que sim ...
Espero que ganhe o GFS !!
 
Última edição:

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Venho aqui pôr um bocado de agua fria nesta emoção, mas o ECMWF é bastante conservador na previsão de precipitação, e aquilo que dá é uma entrada de ar seco e frio de leste. Sinceramente não percebo como ainda estão a dar importancia ao gfs e modelos parecidos:disgust:

Com isto coloco a nebulosidade para os proximos dias do ECMWF.



http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...cloud!pop!od!oper!w_clouds!2009010412!!!step/
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ai ... Ai que esta depressão (GFS a 120 horas) vai estar tão perto, tão perto ... mas tudo se esfuma no mar ...
Mas ao menos veremos se ela existe mesmo !!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já tou a ver que deve haver muita gente aqui já a babar-se com hipótese de ver neve em locais muito pouco prováveis...
Tem sido assim de 15 em 15 dias ou algo do género. lol
E assim os anos vão passando e natureza continua o seu ciclo, indiferente a tudo.
Eu é que não posso, senão dava era um salto à Estrela, Alvão ou à Serra de Montesinho,Nogueira...;)