Furacão Gordon (Atlântico 2006)

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Furacão Gordon em cat. 3

e nos meses todos da epoca, nao ha climatologia??? eu tenho um site fixe para fazer a climatologia de furações...mas ainda nao tive paciencia para explorar aquilo na totalidade...

Só estou a falar de Setembro, uma análise Mensal, que é uma boa indicação, isto é , tempestades tropicais mais a Sul e em Setembro, sendo que este ano o Gordon foi o que passou mais a sul nesta altura do ano indicando que o Ant. dos Açores está fraco ou deslocado e irá provavelmente possibilitar um início de Inverno temperado e chuvoso e mais não digo...:p
São as 1ªs teleconexões que estou a fazer para a minha previsão de Inverno a libertar na 1ª seman de Outubro;)
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Ondulação nos açores...

Laje das flores :
0003graphdj0.jpg


Ponta Delgada:
0002graphvl8.jpg


:eek: :eek: :eek: :eek:


Praia da Vitoria:
0001graphyi5.jpg


Dados meteorologicos para Ponta Delgada

Temp .do ar:
41temperaturajw0.png


Vento:
42intventoju6.png


precipitação
41precipitacaokc8.png



Mais ao final da tarde faço um update do mapas...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Se eu fosse furação entrava por lisboa a dentro e ia-me localizar bem por cima do IM durante 1h pelo menos..prontos...2h.. que era para eles nao dizerem que é uma situação normal para a epoca...:lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:

O problema é que ele esta a ser empurrado, mas não muito...e ele parece-me que ainda tem alguma força...

:lol: :lol: :lol:
 

ABatalha

Cirrus
Registo
10 Jun 2006
Mensagens
37
Local
Madrid
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Na altura do furacão VINCE também se projectava que subisse em direcção ao Centro/Norte de Portugal e ele acabou por ir em direcção a GIbraltar, já como tempestade tropical.

 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Na altura do furacão VINCE também se projectava que subisse em direcção ao Centro/Norte de Portugal e ele acabou por ir em direcção a GIbraltar, já como tempestade tropical.


Ontem tive a rever uns docs sobre o vince e comparativamente o Gordon vem com muito mais força e é capaz de passar em Gibraltar ja despejado!!

Essa foi a minha previsao de a 2 semanas!!
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Furacão Gordon em cat. 3

O bicho tem vida própria..não vou comentar mais previsões..é ir seguido as imagens de 30m em 30m
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Furacão Gordon em cat. 3

bons dias vejam esta animação a mim pareçe-me que ele se esta a deslocar bastante para sul dá a ideia que irá ao encontro do estreito de gibraltar não pareçe?:huh:
penso que a frente vai absorver o gordon pois está cada vez mais fraquinho:confused:
http://www.inm.es/web/infmet/satel/sgordon.html

isso foi o que eu disse a pouco mas tornado tens de te decidir por uma opinião ou dizes que entra em portugal ou nao ;) mas embora a ultima animação que vi pareça que ele vai para gibraltar a minha aposta como referi ontem varias vezes é que o gordon irá ate ao cabo finisterra e ai puff!!! foi-se:D se estiver enganado posso juntar-me aos do inm :lmao: :lmao: abraços
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Furacão Gordon em cat. 3

isso foi o que eu disse a pouco mas tornado tens de te decidir por uma opinião ou dizes que entra em portugal ou nao ;) mas embora a ultima animação que vi pareça que ele vai para gibraltar a minha aposta como referi ontem varias vezes é que o gordon irá ate ao cabo finisterra e ai puff!!! foi-se:D se estiver enganado posso juntar-me aos do inm :lmao: :lmao: abraços

Na minha opiniao, como ja referi...Vem para Portugal onde afectara a regiao Sul e Centro do continente!!! To decidido ou n???
 

Seavoices

Cirrus
Registo
10 Out 2005
Mensagens
90
Local
Odivelas
Re: Furacão Gordon em cat. 3

]ToRnAdO[;10710 disse:
Na minha opiniao, como ja referi...Vem para Portugal onde afectara a regiao Sul e Centro do continente!!! To decidido ou n???

A tendência é para Sul ou Este e não para NE.

Agora resta perceber se ele começa a ir em direcção de Portugal ou se vai descer e entrar pelo mediterrâneo.

As próximas 6 horas serão decisivas
 

ABatalha

Cirrus
Registo
10 Jun 2006
Mensagens
37
Local
Madrid
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Todos os modelos internacionais estão a apontar o direccionamento do Gordon em direcção à Galiza, se ele vier mais a Sul como fez o Vince, espero que os meteorólogos revejam o percurso dos furacões nesta zona do Globo.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Re: Furacão Gordon em cat. 3

É minha humilde opinião que neste momento estamos a passar totalmente ao lado do problema que não é "tanto" o GORDON que é práticamente um peixe, mas sim a potente depressão que chegará até nós, que em conjunção (aí sim) com os "restos" do GORDON poderá fazer muitos mas muitos estragos!!!:cool:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Furacão Gordon em cat. 3

É minha humilde opinião que neste momento estamos a passar totalmente ao lado do problema que não é "tanto" o GORDON que é práticamente um peixe, mas sim a potente depressão que chegará até nós, que em conjunção (aí sim) com os "restos" do GORDON poderá fazer muitos mas muitos estragos!!!:cool:


Espero que não faça muitos estragos, mas a área de influência é muito maior.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Boas,

O Vince veio de uma direcção totalmente diferente e com características muito próprias e excepcionais!;)
Neste caso, sou da opinião que o Gordon vai afectar O Litoral Oeste Continental, e não pelo Sul, mas im pelo NW de Portugal e Espanha, já está a ser arrastado pela outra depressão;)
http://weatheroffice.ec.gc.ca/satel...1070_m_..................jpg&nbimages=1&clf=1
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Furacão Gordon em cat. 3

Boas,

O Vince veio de uma direcção totalmente diferente e com características muito próprias e excepcionais!;)
Neste caso, sou da opinião que o Gordon vai afectar O Litoral Oeste Continental, e não pelo Sul, mas im pelo NW de Portugal e Espanha, já está a ser arrastado pela outra depressão;)
http://weatheroffice.ec.gc.ca/satel...1070_m_..................jpg&nbimages=1&clf=1

entao tb és da minha opinião pois tb penso isso ;)
o que achas da depressão que o santos refere? certamente vai deixar muita precipitação mas será caso para estar em alerta ou será uma situação normal?
abraço