Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009



Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Pois... bem me parecia que algo não batia certo....:maluco:

Não é que a zona da Guarda não possa ter estas temperaturas , mas já hoje? O frio só começará mais a sério a partir da próxima madrugada...e mesmo assim duvido que se cheguem a mínimas tão baixas....

Quem não está minimamente informado ou não tem conhecimentos na área facilmente acredita nestas bacuradas lançadas não sei com que propósito....:disgust:

É perfeitamente possível que se chegue a essas valores em vários pontos dos distritos da Guarda e de Bragança, além de Montalegre e Lamas de Mouro, eventualmente.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
por aqui estão 12.2ºC(um pouco mais quente que ontem) e a mínima foi de 6.3ºC:cold:
 

Met

Cirrus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
91
Local
Loures-Cascais
Sim, têm estado a corrigir, culpa de terem ido facilmente atrás de valores directos do ECMWF para fazer a previsão com "mão humana"..
Mas tenham atenção, até ao 3º dia de previsão, portanto na ultima actualização até QUINTA, podem dizer mal. Mas está lá bem explícito que a partir do 4º dia, portanto SEXTA os valores não têm componente humana, são saída directa do ECMWF, tudo automático. Portanto não há sentido estar já a criticar isso..

A que é que chamas "mão humana"? Ao juízo subjectivo de um meteorologista sobre o valor mínimo que a temperatura pode atingir? Ou a um juízo objectivo, baseado em novos factos ou evoluções, que os leva a corrigir o que antes postaram como previsão?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Chamo mão humana ao que não sai directamente do modelo. Ou seja, não chegar aos dados de saída do modelo, e pôr simplesmente como previsão para uma estação o valor do ponto mais próximo, ou da interpolação dos pontos mais próximos. Chamo mão humana a alguém olhar para esses valores dos vários modelos, para as cartas, dados, e com o conhecimento empírico do comportamento dessa estação "arriscar" um valor de previsão para esse local.
É isso que é feito obviamente..

Seja como for, os dois casos que referiste, são subjectivos, e são os 2 com "mão humana".. ;)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
existe aqui uma "ténue" esperança em relação á zona de Lisboa/Oeste/Vale do Tejo...por acaso a chuva já esteve mais longe do aquilo que está, mas na próxima RUN já deve de a retirar com é costume...se fosse ao contrário é que eu me admirava:lol:

 

diogo

Cumulus
Registo
3 Mar 2008
Mensagens
249
Local
Sintra (170m)
Por aqui a temp desceu aos 4.9ºC esta noite, agora tenho 10.3ºC e o céu está pouco nublado:thumbsup:.
 

Met

Cirrus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
91
Local
Loures-Cascais
Chamo mão humana ao que não sai directamente do modelo. Ou seja, não chegar aos dados de saída do modelo, e pôr simplesmente como previsão para uma estação o valor do ponto mais próximo, ou da interpolação dos pontos mais próximos. Chamo mão humana a alguém olhar para esses valores dos vários modelos, para as cartas, dados, e com o conhecimento empírico do comportamento dessa estação "arriscar" um valor de previsão para esse local.
É isso que é feito obviamente..

Seja como for, os dois casos que referiste, são subjectivos, e são os 2 com "mão humana".. ;)


Não me parece que no 2º caso que apresentei haja lugar a qualquer tipo de subjectividade porquanto o meteorologista se atem aos dados de que dispõe, ao contrário do que acontece na 1ª situação como bem esclareceste.

Ficam-me dúvidas quanto à correcção que o IM fez e ao risco que não quis assumir, talvez atenuando previsões resultantes dos dados de que dispõe.

A ver vamos...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Não me parece que no 2º caso que apresentei haja lugar a qualquer tipo de subjectividade porquanto o meteorologista se atem aos dados de que dispõe, ao contrário do que acontece na 1ª situação como bem esclareceste.

Ficam-me dúvidas quanto à correcção que o IM fez e ao risco que não quis assumir, talvez atenuando previsões resultantes dos dados de que dispõe.

A ver vamos...

Pelo que entendi, tu disseste 2 casos:
1) o meteorologista ver modelos à distância, e subjectivamente dar 1 valor à distância que pode estar errado
2) agora estou sem entender se te referes a correcções à previsão, do tipo preverem -2º para Lisboa para 5ª, e agora já preverem 0º, ou a preverem um valor para amanhã, e depois, já durante o dia ao actualizarem, pôr o valor que se registou de manhã? a qual te referes?

Se for o 2º caso tudo bem, claro é objectivo, já se deu, já não há previsão, então claro, se tiverem falhado, vão corrigir e deixa de ser previsão, passa só a ser previsão da máxima, e registo da mínima, ainda que esteja no mapa de previsão. Se for o outro caso, continua a ser previsão, logo subjectiva..
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Neste momento 5,0ºC, a humidade teve uma queda brutal, do nevoeiro que se registava perto das 12h para os 44% actuais. O céu continua bastante nublado.
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Por cá,
8,4º a descer agora
Céu muito nublado
Vento fraco