Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Temperaturas negativas às 20h segundo o IM:
Lamas de Mouro:-1ºC
Montalegre:-1.6ªC
Guarda:-0.1ºC
Penhas Douradas:-2.9ºC
Miranda do Douro:-0.6ºC

Temperaturas entre 0ºC e 3ºC
Cabril:2.1ºC
Chaves:1.4ºC
Mirandela:2.9ºC
Macedo de Cavaleiros:0.8ºC
Bragança:1.8ºC
Mogadouro:2.1ºC
Vila Real:2.5ºC
Moimenta da Beira:1.5ºC
Figueira de Castelo Rodrigo:2.7ºC
Sabugal:1.4ºC
Portel: 1.4ºC(Alentejo)

Temperaturas entre 3.1ºC e 6ºC
Monção:4.3ºC
V.N.Cerveira:5.7ºC
Viana do Castelo:5.9ºC
Porto:5.6ºC
Cabeceiras de Basto:5.2ºC
Arouca:4.7ºC
Viseu:4ºC
Alvega:5.9ºC
Portalegre:5ºC
Estremoz:4.8ºC
Elvas:5.4ºC
Covilhã:5.5ºC
Ansião:5.8ºC
Alcácer do Sal:3.6ºC
Alvalade:3.8ºC
Beja:4.9ºC
Amareleja:4.7ºC
Évora:5.6ºC
Castro Verde:4.4ºC
Mértola:3.3ºC
Almodôvar:3.6ºC
Portimão:5ºC
Aljezur:4.9ºC
 


Ledo

Cirrus
Registo
3 Jan 2006
Mensagens
94
Local
Vila do Coronado (137m)
A temperatura esteve estagnada desde o fim da tarde até á sensivelmente 1 hora atrás , (isto devido ás nuvens que entretanto desapareceram deixando um céu limpo)

Desde então desceu dos 8.5 graus para os 5.8 c graus actuais :shocking:




Já se começam a sentir os primeiros efeitos da massa de ar frio que aí vem!:cold::cold:

Vá lá! Já estava a pensar que o meu sensor se tinha passado, num espaço de minutos desceu 1,7ºC! Afinal houve uma alteração brusca na temperatura.
Bem, vendo melhor, deixou de transmitir dados para o PC. Tenho que lhe fazer reset. De x em x dias acontece-me isto.:(

Sigo com 6,5ºC
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por aqui vou com 6,9ºC e vento fraco penso que o pessoal não todo está a subestimar o frio que ai vem :p o pais não vai ficar pintado de amarelo vai ficar pintado de laranja :)

Por acaso acho o contrário, houve um exagero evidente, nos últimos dias, tanto que o próprio IM já alterou as previsões.
Já se falou aqui em recordes de mínimas, em cenários de previsões dantescos ( com direito a gráficos a côres e tudo lol) e nevões grandes em locais improváveis... Andamos nisto, volta e meia de 15 em 15 dias, sempre com estas novidades boreais... :lmao:
E como se afirma, a massa de ar frio já se instalou, mas os valores não desceram a condizer.
Já houve tantas fases destas em vários invernos e nunca ninguém falava nisso, não sei o que isto tem assim de tanto especial.
Até me lembro de há uns 10 anos, uma fase em que Lisboa teve quase continuamente, 6 dias seguidos com mínimas de 2 e máximas de 6, bem mais frio do que teve hoje por exemplo.
Contudo, não se deve também desrespeitar os elementos da natureza:
Quem conduz tem que ter cuidado ( coisa que já se sabe há anos), com estrada que pode ficar escorregadia e quem é mais sensível deve-se agasalhar muito bem e ouvir os conselhos da protecção civil.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
está a chover em sintra? bem o meteoalarm.com atribui alerta laranja para portugal..

que exagero!

O meteoalarm reproduz apenas os alertas dos serviços meteorológicos nacionais. de facto o IM emitiu já o alerta laranja para o distrito de Braga!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Por acaso acho o contrário, houve um exagero evidente, nos últimos dias, tanto que o próprio IM já alterou as previsões.
Já se falou aqui em recordes de mínimas, em cenários de previsões dantescos ( com direito a gráficos a côres e tudo lol) e nevões grandes em locais improváveis... Andamos nisto, volta e meia de 15 em 15 dias, sempre com estas novidades boreais... :lmao:
E como se afirma, a massa de ar frio já se instalou, mas os valores não desceram a condizer.
Já houve tantas fases destas em vários invernos e nunca ninguém falava nisso, não sei o que isto tem assim de tanto especial.
Até me lembro de há uns 10 anos, uma fase em que Lisboa teve quase continuamente, 6 dias seguidos com mínimas de 2 e máximas de 6, bem mais frio do que teve hoje por exemplo.
Contudo, não se deve também desrespeitar os elementos da natureza:
Quem conduz tem que ter cuidado ( coisa que já se sabe há anos), com estrada que pode ficar escorregadia e quem é mais sensível deve-se agasalhar muito bem e ouvir os conselhos da protecção civil.

A massa fria já se instalou?vai lá ver bem os modelos e verás que só a partir de amanha se intensifica...e sim poderá se aproximar muito de bater o record por ex. de Lisboa não vejo onde está a admiração!! O dia de hoje ainda não é indicativo de nada ainda agora entrou o inicio do frio não se pode querer já temperaturas dignas de registo...no fim da semana falamos e vemos quem tem razão :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A massa fria já se instalou?vai lá ver bem os modelos e verás que só a partir de amanha se intensifica...e sim poderá se aproximar muito de bater o record por ex. de Lisboa não vejo onde está a admiração!! O dia de hoje ainda não é indicativo de nada ainda agora entrou o inicio do frio não se pode querer já temperaturas dignas de registo...no fim da semana falamos e vemos quem tem razão :)

Lá isso é verdade, há bocado fui à janela e não senti nada de especial, nem serquer tremi de frio... Estão 9,6 graus neste momento e o vento é nulo.
 

Bruno

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
39
Local
Albarraque (Sintra) - Almograve (Odemira)
Boas,

Esta é a minha primeira vez, e gostava de vos desejar um óptimo 2009! ;)

Aqui pela zona de Sintra a temperatura situa-se nos 6,8 ºC.

Ao contrário do que foi dito pelo forista Gilmet, choveu alguma coisa durante 20 a 30 minutos, por volta das 22h.