Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009



Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Impressionante a quantidade de gelo que se está formar na cidade de Bragança.


Neste momento -4ºC e 91%HR.


Como todos os Brigantinos vão bater a mínima até á meia noite, agradecia que me enviassem uma mp ou colocassem aqui os valores para actualizar o mapa das mínimas da cidade.


PS: O que se passou hoje no Minho e no Grande Porto é memorável.
Não consigo imaginar o Jardim de Santa Bárbara e o Bom Jesus com o cenário que algumas fotos ilustram. Simplesmente brutal :surprise: :surprise: :surprise: :thumbsup: :thumbsup:
Obrigado pela partilha dos registos;)
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Fiz agora uma viagem entre Loriga e Coimbra, nevava até à zona de Oliveira do Hospital
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Boas pessoal.
Pois é a noite passada consegui chegar aos negativos fiquei me pelos -1,2ºC.
A temperatura mais alta do dia de hoje foi 10ºC =D
Vou me neste momento com 5,8ºC e 52% RH.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Esqueci me de vos dizer que por Setúbal houve bastanta geada mesmo, os carros todos brancos já não via isto á anos mesmo, tudo branco lindo ;)

2,1ºC agora céu limpo ;)
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
O dia de hoje terá que ter algum impacto nas previsões que o Instituto de Meteorologia faz... ... :confused:
Acho que foi um erro GROSSEIRO da parte do IM prever aguaceiros fracos, especialmente no interior, em COTAS SUPERIORES A 600/700metros...para depois acontecer o que aconteceu hoje: neve no Porto, a 100metros de altitude, em pleno litoral...
Certamente que se as previsões fossem talvez menos CONSERVADORAS (característica irritantemente constante nas previsões do IM), já planos de acção da Protecção Cívil tinham sido activados, a população alvo era avisada, e talvez uma série de gente pudesse planear o seu dia tendo em conta as recomendações. Assim, assisto a pessoas impossibilitadas ou muito condicionadas em regressar a suas casas em aldeias de mais difícil acesso (por terem estradas inclinadas e tortuosas) no interior do distrito do Porto (nomeadamente no concelho de Baiao, Amarante, Paços de Ferreira, Santo Tirso), porque supostamente a queda de neve prevista pelo IM era nas cotas médias de 600-700metros... :confused: Um aviso de alerta mais atempado talvez pudesse ajudar a condicionar menos a vida de muita gente (desde sair mais cedo do trabalho com compensação das horas perdidas no dia anterior ou na próxima semana, andar mais agasalhadado, equipar o carro com um ou outro cobertor e alimentos, caso caia um nevão que impeça a circulaçao durante 1-2-3horas durante a noite... .... enfim...).
Eu confio no IM e continua a ser a entidade em que deposito mais confiança na análise do tempo previsto, mas deixem-me dizer-vos que desde "neve em cotas superiores a 600-700metros, especialmente no interior norte e centro" para "poderá cair neve em Lisboa" vai um erro brutal...
Além disso, é sempre assim no que toca a neve. A cota de neve real é SISTEMATICAMENTE inferior à cota prevista... ... Tal se provou muito recentemente com as Depressões "Helena" (29nov-1dez/08) e "Yolanda" (26dez-27dez)... em que nevou bem em cotas rondando os 350m...e como sempre, o IM lançava os seus "habituais e mais dramáticos possíveis" 600metros de altitude... ... :unsure:
Este meu post tem ironia, claro... ... ... mas, confesso que me sinto algo desapontado com as previsões do IM. Não temos que ter medo de avançar cotas baixas... SE não nevar, paciência! mas ao menos, conta-se com isso e faz-se por prevenir inconvenientes.
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
OEIRAS :

Condições actuais (actualizado às 09-01-09 19:32)
Temperatura: 4.9°C Wind chill: 4.9°C Humidade: 73%

 

diogo

Cumulus
Registo
3 Mar 2008
Mensagens
249
Local
Sintra (170m)
Aqui a mínima foi de -2.7ºC, máxima de 10.0ºC:D
Agora tenho céu estrelado, com 2.7ºC.

Que venha a neve!!:lol:
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Boa tarde! Parece que hoje o dia foi fantástico especialmente para todos acima do Mondego.:D

Neste momento tenho 6.8ºC, a mínima hoje chegou aos 1.9ºC. Não foi abaixo de 0, mas esteve bem perto.:D

Resta referir que os carros estavam cheios de gelo esta manhã, à margem do que se passou noutros locais da grande Lisboa.

Para a grande Lisboa são previstas surpresas, embora não seja mesmo na capital, está-se à espera que caia qualquer coisinha a norte de Lisboa, na zona da Serra de Sintra até à Serra do Montejunto. Isto segundo a rádio.

Para este lado não se fez referência, mas não deixaria de ser engraçado ver também a Arrábida coberta de neve.:lmao: Vamos ver.