Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009



Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
LOL! tantas surpresas que vao haver esta madrugada uma delas esta acontecer neste momento é incrivel a quantidade de neve que cai na covilha!!

o wunderground e o freemeteo ainda dao uns aguaceiros aqui para esta regiao mas sinceramente nao me parece..






alto de valongo as 14:00

 

diogo

Cumulus
Registo
3 Mar 2008
Mensagens
249
Local
Sintra (170m)
O dia de hoje terá que ter algum impacto nas previsões que o Instituto de Meteorologia faz... ... :confused:
Acho que foi um erro GROSSEIRO da parte do IM prever aguaceiros fracos, especialmente no interior, em COTAS SUPERIORES A 600/700metros...para depois acontecer o que aconteceu hoje: neve no Porto, a 100metros de altitude, em pleno litoral...
Certamente que se as previsões fossem talvez menos CONSERVADORAS (característica irritantemente constante nas previsões do IM), já planos de acção da Protecção Cívil tinham sido activados, a população alvo era avisada, e talvez uma série de gente pudesse planear o seu dia tendo em conta as recomendações. Assim, assisto a pessoas impossibilitadas ou muito condicionadas de regressar a suas casas em aldeias de mais difícil acesso (por teres estradas inclinadas e tortuosas) no interior do distrito do Porto (nomeadamente no concelho de Baiao, Amarante, Paços de Ferreira, Santo Tirso), porque supostamente a queda de neve prevista pelo IM era nas cotas médias de 600-700metros... :confused: Um aviso de alerta mais atempado talvez pudesse ajudar a condicionar menos a vida de muita gente (desde sair mais cedo do trabalho com compensação das horas perdidas no dia anterior ou na próxima semana, andar mais agasalhadado, equipar o carro com um ou outro coberto e alimentos, caso caia um nevão que impeça a circulaçao durante 1-2-3horas durante a noite... .... enfim...).
Eu confio no IM e continua a ser a entidade em que deposito mais confiança na análise do tempo previsto, mas deixem-me dizer-vos que desde "neve em cotas superiores a 600-700metros, especialmente no interior norte e centro" para "poderá cair neve em Lisboa" vai um erro brutal...
Além disso, é sempre assim no que toca a neve. A cota de neve real é SISTEMATICAMENTE inferior à cota prevista... ... Tal se provou muito recentemente com as Depressões "Helena" (29nov-1dez/08) e "Yolanda" (26dez-27dez)... em que nevou bem em cotas rondando os 350m...e como sempre, o IM lançava os seus "habituais e mais dramáticos possíveis" 600metros de altitude... ... :unsure:
Este meu post tem ironia, claro... ... ... mas, confesso que me sinto algo desapontado com as previsões do IM. Não temos que ter medo de avançar cotas baixas... SE não nevar, paciência! mas ao menos, conta-se com isso e faz-se por prevenir inconvenientes.

Completamente de acordo, o IM parece que tem "medo" de colocar nas previsões descritivas que poderá nevar a cotas muito baixas, talvez por terem receio de errar... mas se já não erra em outras ocasiões:rolleyes::rolleyes:
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
O dia de hoje terá que ter algum impacto nas previsões que o Instituto de Meteorologia faz... ... :confused:
Acho que foi um erro GROSSEIRO da parte do IM prever aguaceiros fracos, especialmente no interior, em COTAS SUPERIORES A 600/700metros...para depois acontecer o que aconteceu hoje: neve no Porto, a 100metros de altitude, em pleno litoral...
Certamente que se as previsões fossem talvez menos CONSERVADORAS (característica irritantemente constante nas previsões do IM), já planos de acção da Protecção Cívil tinham sido activados, a população alvo era avisada, e talvez uma série de gente pudesse planear o seu dia tendo em conta as recomendações. Assim, assisto a pessoas impossibilitadas ou muito condicionadas de regressar a suas casas em aldeias de mais difícil acesso (por teres estradas inclinadas e tortuosas) no interior do distrito do Porto (nomeadamente no concelho de Baiao, Amarante, Paços de Ferreira, Santo Tirso), porque supostamente a queda de neve prevista pelo IM era nas cotas médias de 600-700metros... :confused: Um aviso de alerta mais atempado talvez pudesse ajudar a condicionar menos a vida de muita gente (desde sair mais cedo do trabalho com compensação das horas perdidas no dia anterior ou na próxima semana, andar mais agasalhadado, equipar o carro com um ou outro coberto e alimentos, caso caia um nevão que impeça a circulaçao durante 1-2-3horas durante a noite... .... enfim...).
Eu confio no IM e continua a ser a entidade em que deposito mais confiança na análise do tempo previsto, mas deixem-me dizer-vos que desde "neve em cotas superiores a 600-700metros, especialmente no interior norte e centro" para "poderá cair neve em Lisboa" vai um erro brutal...
Além disso, é sempre assim no que toca a neve. A cota de neve real é SISTEMATICAMENTE inferior à cota prevista... ... Tal se provou muito recentemente com as Depressões "Helena" (29nov-1dez/08) e "Yolanda" (26dez-27dez)... em que nevou bem em cotas rondando os 350m...e como sempre, o IM lançava os seus "habituais e mais dramáticos possíveis" 600metros de altitude... ... :unsure:
Este meu post tem ironia, claro... ... ... mas, confesso que me sinto algo desapontado com as previsões do IM. Não temos que ter medo de avançar cotas baixas... SE não nevar, paciência! mas ao menos, conta-se com isso e faz-se por prevenir inconvenientes.

Subscrevo por completo. O IM falha sistematicamente neste tipo de situações, e o mais estranho disto é que não aprendem com os erros.

O IM foi na onda do ECM que apontava para uma entrada seca, afirmando mesmo de forma categórica que havia 0% de hipóteses de precipitação esta semana. No dia seguinte "corrigem" afirmando que a partir de 6ªhaveria chuva, com subida das temperaturas :rolleyes: E entretanto durante a semanza metem as cotas disparatadas de 600-700m, que toda a gente sabia serem irreais (mesmo eles sabiam de certeza :rolleyes: ). E o que é curioso é que ontem mantém a previsão de neve por essa cota, mas com a informação oficiosa revelada por uma meteorologista que até poderia nevar em locais do litoral. Só não percebo é porque não a "oficializaram", o que teria posto em alerta todos os mecanismos da protecção civil para esta situação, com accionamento de todas as medidas preventivas, o que certamente teria minimizado toda a confusão que se instalou por algumas partes do Norte

Agora mais on topic, já vai nevando em Castelo Branco :thumbsup:
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Boas pessoal

Por Abrantes 5.3ºC e céu pouco nublado

Se já neva em Castelo Branco já não anda muito longe e como ha alerta para Santarém, há que manter a esperança.

Até logo
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Sim Pelas imagens de satélite a mancha espanhola está a entrar no nordeste transmontano.

Acho que Bragança irá ser contemplada com outro nvão ainda esta noite!

É a pequena idade do gelo em Portugal :p :w00t:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, foi o dia mais frio desde Março de 2005:cold::cold:, tive uma mínima negativa tal como estava à espera, a máxima não superou os 10ºC, e pode nevar no Algarve e quem sabe nas cidades do litoral.

Máxima: 9.8ºC
mínima: -0.7ºC
actual: 4.0ºC