Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

pedromachado

Cirrus
Registo
20 Fev 2008
Mensagens
11
Local
Quinta do Anjo
nevou sim senhor. Uma das fotos que enviaram ao jornal da SIC mostrava Cuba com um manto branco.

Muito louco!! a minha mãe têm 73 anos e conta-me sempre que quando era miuda nevou de tal maneira na Cuba que nem conseguiam abrir as portas. Acho que foi esse nevão que dizem ter caido na região há 65 anos! mas acho que aí foi mesmo algo brutal... mas para um local que já não via neve há tanto tempo... claro que é uma festa

PARABÉNS AOS ALENTEJANOS ;)
 


Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
mais algumas de Beja. Se tiver a exagerar digam :D

neveCampos.JPG


nevetelhados.JPG


neveBoneco.JPG


NeveCastelo.JPG


neve-beja-bairro+social-a.jpg


10012009559.jpg


10012009557.jpg


CIMG7725.JPG


CIMG7711.JPG
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Boas,

Gostava que alguém me explicasse como é possível a minha estação apenas ter recolhido 1mm nos dois últimos dias e ter tido uma acumulação de neve de 2/3cm.

Já estive a ver os dados da estação do Fil e também registou muito pouca precipitação e penso que na zona dele a acumulação foi ainda maior...

Qual será então a relação entre a quantidade de precipitação e a acumulação de neve?
Claro que ontem como as temperaturas eram muito baixas acumulava tudo...

Desde já obrigado a quem se dispuser a esclarecer:)



Neste momento, -2,4ºC, 95%HR e 1026hPa.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Boas,

Gostava que alguém me explicasse como é possível a minha estação apenas ter recolhido 1mm nos dois últimos dias e ter tido uma acumulação de neve de 2/3cm.

Já estive a ver os dados da estação do Fil e também registou muito pouca precipitação e penso que na zona dele a acumulação ainda foi maior...

Qual será então a relação entre a quantidade de precipitação e a acumulação de neve?
Claro que ontem como as temperaturas eram muito baixas acumulava tudo?

Desde já obrigado a ques e dispuser a esclarecer:)



Neste momento, -2,4ºC, 95%HR e 1026hPa.





A minha recolheu exactamente 1mm....:disgust:

Só se ainda tiverem gelo lá dentro.....:huh:



________________
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas,

Gostava que alguém me explicasse como é possível a minha estação apenas ter recolhido 1mm nos dois últimos dias e ter tido uma acumulação de neve de 2/3cm.

Já estive a ver os dados da estação do Fil e também registou muito pouca precipitação e penso que na zona dele a acumulação foi ainda maior...

Qual será então a relação entre a quantidade de precipitação e a acumulação de neve?
Claro que ontem como as temperaturas eram muito baixas acumulava tudo...

Desde já obrigado a quem se dispuser a esclarecer:)
.


Tenho ideia que para medir correctamente a precipitação na forma de neve que o pluviometro tem que ser especial, com uma pequena resistência que aquece ligeiramente o receptáculo e vai ajudando a derreter a neve.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim!!!!
Mas vai fazer 3 anos já....... hauhaah

Ainda há esperança este ano. Faltam dois meses ainda para acabar o Inverno, ainda devemos ter umas duas ou três entradas frias que possam deixar alguma neve aqui no Alentejo.
Aqui em Portel sigo com 0,5 graus. A mínima que atingi foram 3 negativos na noite de Quinta para Sexta. Hoje entre as 6 e as 7 da manhã caiu uma boa quantidade de gelo (não era neve, pois não estava cristalizado, eram pedrinhas, parecia areia) que deixou tudo branco até às 11 horas.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Nevão deixou a região de Beja branca
Sessenta e cinco anos depois, Beja voltou a ficar branca, face à queda de neve, facto que durou cerca de duas horas.


A cidade de Beja e algumas zonas limítrofes do concelho ficaram totalmente brancas, face à queda de neve que ocorreu enter as 05h00 e as 07h00, facto que não acontecia com tal intensidade há 65 anos.

A cidade ficou totalmente coberta de neve, que em algumas zonas, nomeadamente, na parte Norte, atingiu os 10 centímetros.

O Parque da Cidade foi dos locais onde a neve atingiu a maior altitude e espessura, ficando inclusivamente em gelo.

As pessoas vieram para a rua e fizeram bonecos, atiraram bolas, vendo-se muitas crianças a brincar com a neve.

Apesar do manto branco, o frio era suportável, já que Beja é mais frio com 2/3 graus positivos e o facto de se terem verificado 3 graus negativos, sentia-se um ar "pouco cortante.

Numa região onde o calor atinge os 45 graus à sombra no mês de Agosto, a neve de Janeiro foi saudada com alegria, já que a grande maioria dos cidadãos de Beja nunca tinham vivido tal facto.

Não se verificou qualquer incidente as ruas estiveram sempre transitáveis e não se registou qualquer pedido de auxilio aos Bombeiros Voluntários de Beja.

Em Barrancos a neve também fez a sua aparição, outro facto que não é habitual, na conhecida como o "Presépio da raia", pelas suas tradições natalícias.

in JN

E aqui em Moura, que fica entre Beja e Barrancos, NADA!!! Nem um único floco...:disgust::disgust:
Assim não gosto!!!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas,

Gostava que alguém me explicasse como é possível a minha estação apenas ter recolhido 1mm nos dois últimos dias e ter tido uma acumulação de neve de 2/3cm.

Já estive a ver os dados da estação do Fil e também registou muito pouca precipitação e penso que na zona dele a acumulação foi ainda maior...

Qual será então a relação entre a quantidade de precipitação e a acumulação de neve?
Claro que ontem como as temperaturas eram muito baixas acumulava tudo...

Desde já obrigado a ques e dispuser a esclarecer:)

Neste momento, -2,4ºC, 95%HR e 1026hPa.

Tenho ideia que cada centímetro de neve, corresponde a mais ou menos 1mm de água. Mas acho que isso varia muito com o floco de neve em si. Se é muito denso ou não.

Agora, o que pode acontecer, é que à medida que a neve comece a derreter, e caso a humidade seja baixa, a neve pode acabar por evaporar ao invés de derreter e ser recolhida pelo pluviometro.

A percentagem de evaporação deverá ser tanto maior, quanto mais mais lento for o processo de derretimento. Se calhar com 1ºC e humidade nos 45%, a maioria da neve acaba por evaporar ao invés de derreter e escorrer em água.

Digo eu...:unsure:
 

dpaes

Cumulus
Registo
30 Out 2007
Mensagens
109
Local
Évora
Ainda há esperança este ano. Faltam dois meses ainda para acabar o Inverno, ainda devemos ter umas duas ou três entradas frias que possam deixar alguma neve aqui no Alentejo.
Aqui em Portel sigo com 0,5 graus. A mínima que atingi foram 3 negativos na noite de Quinta para Sexta. Hoje entre as 6 e as 7 da manhã caiu uma boa quantidade de gelo (não era neve, pois não estava cristalizado, eram pedrinhas, parecia areia) que deixou tudo branco até às 11 horas.



Aqui na madrugada tambem caiu gelo, muito pequeno, mas foi uma coisa ali de 2, 3 minutos....