Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Eu ainda tenho as minhas dúvidas sobre este cenário (em termos de frio) montado pelo GFS. Mas se se concretizar efectivamente como o previsto as coisas podem ficar feias na Terça-Feira.

-4ºC a 850hPa e -36ºC ou -37ºC a 500hPa dá uma cota teórica abaixo dos 300m. Seria o caos novamente no Norte e Centro, mas infelizmente acho que o GFS irá recuar um pouco nas próximas saídas, já que parece-me estar um pouco mais friorento que os restantes modelos (UKMO, ECMWF).

Oxalá me engane :lol:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se eu fosse eu mero leitor e não percebesse nada disto ficava a pensar a seguinte situação:
1) Ia nevar á cota zero, e iamos ter tempo caracteristico do Polo Norte;
2) Iamos ter as maiores precipitações dos ultimos 10 anos;
3) Um ventaval como nunca se viu, como se fosse nos invernos a sério, não tivessemos ventos com 100km ,e ondas de 6/8 metros durante ás vezes 3 meses;

Desculpem, mas é o que acho .....
É simples a maior parte da precipitação será no Extremo Norte de portugal (minho), bem como o vento e ondulação ... mas nada de especial!!
Apenas tempo normal de Inverno daqueles invernos a que já não estamos nada habituados (mas que durará alguns dias) quando antigamente chegava a durar meses !!

Desculpem mas é que acho !!
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
ja no pico do areeiro, a cam ja funciona:p:hehe::lol:

73041946ls1.png



pelas 16h estarei la, a ver como esta o manto branco!"!!!!:rolleyes::D

Pois parece que sim.. mas ficou-se pelas 7h..
Pela imagem é visível ainda alguma acumulação de neve (ou granizo), mas que não tardará a derreter pela subida das temperaturas, no Areeiro ja chegaram a 9ºC. Espero que tenhas sorte em ver alguma la pelas 16h...

No norte da Madeira, céu nublado
14,1ºC
97%HR
1027hpa
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Se eu fosse eu mero leitor e não percebesse nada disto ficava a pensar a seguinte situação:
1) Ia nevar á cota zero, e iamos ter tempo caracteristico do Polo Norte;
2) Iamos ter as maiores precipitações dos ultimos 10 anos;
3) Um ventaval como nunca se viu, como se fosse nos invernos a sério, não tivessemos ventos com 100km ,e ondas de 6/8 metros durante ás vezes 3 meses;

Desculpem, mas é o que acho .....
É simples a maior parte da precipitação será no Extremo Norte de portugal (minho), bem como o vento e ondulação ... mas nada de especial!!
Apenas tempo normal de Inverno daqueles invernos a que já não estamos nada habituados (mas que durará alguns dias) quando antigamente chegava a durar meses !!

Desculpem mas é que acho !!


Bem concordo contigo, menos no que diz respeito à ondulação(ela será gerada fora do nosso território e vem até cá) de resto estou plenamente de acordo:thumbsup::thumbsup:

Lógicamente que no Algarve este tipo de situação(ondulação) não irá ocorrer.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Para mim, a confirmar-se a chuva contínua que será abater sobre a Galiza e Minho, será essa uma questão bem mais preocupante do que a quantidade de neve que acontecerá a cotas médias.

Realmente, o acumulado em 7 dias para estes lados passará os 100mm. Durante esse tempo poderemos ter um episodio de neve a cotas baixas, mas de pouca duração uma vez que logo de seguida passa uma frente muito quente, aumentando as cotas muito rapidamente.

Na passagem da frente fria, deverão as entidades competentes estar preparadas, pois, mesmo sendo um periodo curto, poderá ainda trazer quantidades assinaláveis de neve a locais pouco habituais. Depois, na situação da outra frente, penso que o risco maior será de cheias (principalmente urbanas, não descurando também as rurais) devido a grandes quantidades de precipitação (que também irão ocorrer antes da entrada fria).

Por mim, gostaria de ver uma cheia à moda antiga cá pelo rio homem.

Atenção, isto é a minha analise, não sendo técnico, nem estando muito menos ligado ao meio. Continuo a acreditar no trabalho da nossas entidades (mas também não acredito na culpa da neve lol :D ).
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
A situação ao nivel da ondulação vai-se apresentar algo complexa. Vou deixar o link do NOGAP´S (se alguem tiver complicações em aceder a este site tentem ir ao google escrevam fnmoc.navy.mil depois encontrar o link vão pedir um certificado de segurança dizem que sim e entram).




https://www.fnmoc.navy.mil/wxmap_cg...cgi?area=ngp_atlantic&prod=wav&dtg=2009011712



ps: Os valores estão em pés há que multipilcar por 0.30 (aproximadamente)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas caros amigos,

Como disse há uns dias, estava bastante céptico relativamente a esta situação e apesar de continuar tenho de me render a um facto: cada vez os modelos colocam mais frio a 850 e a 500 hpa! :eek: Não deixa de ser surpreendente uma vez que estamos a falar de uma situação pós circulação W-NW! Surpreendente e ao mesmo tempo interessante seria vermos pelo menos a -4 em todo o país a 850 e a -35º a 500hpa no Algarve (isso seria lindo)!!! E ainda mais surpreendente é neste momento termos a espessura 500-1000: menos de 525dam no Porto e perto de 525dam em Lisboa! A linha 528dam está bem dentro do nosso país nestas saídas e cada vez melhor...ainda assim a humidade pode ser um factor dificil de controlar e pode deitar tudo a perder. Ainda assim, eu começo a ver que vamos mesmo ter neve a cotas baixas (principalmente no Norte).

Cumprimentos
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas caros amigos,

Como disse há uns dias, estava bastante céptico relativamente a esta situação e apesar de continuar tenho de me render a um facto: cada vez os modelos colocam mais frio a 850 e a 500 hpa! :eek: Não deixa de ser surpreendente uma vez que estamos a falar de uma situação pós circulação W-NW! Surpreendente e ao mesmo tempo interessante seria vermos pelo menos a -4 em todo o país a 850 e a -35º a 500hpa no Algarve (isso seria lindo)!!! E ainda mais surpreendente é neste momento termos a espessura 500-1000: menos de 525dam no Porto e perto de 525dam em Lisboa! A linha 528dam está bem dentro do nosso país nestas saídas e cada vez melhor...ainda assim a humidade pode ser um factor dificil de controlar e pode deitar tudo a perder. Ainda assim, eu começo a ver que vamos mesmo ter neve a cotas baixas (principalmente no Norte).

Cumprimentos

Ora nem mais! concordo e esta run mete ainda mais frio ;) por isso agora posso dizer que localmente e num aguaceiro convectivo a cota poderá cair ao nível do mar no Norte, mas ela vai andar pelos 200 a 400m vendo esta run muito boa :thumbsup: terça vai ser mais um dia em grande para o Norte e Centro e com sorte alto alentejo ;) resumindo locais que raramente podem ver a neve terça é dia para a poderem voltar a ver isto mais para o Norte...
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Foi desta que o IM se passou:

Alerta de neve:Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Coimbra, Porto, Viseu, Castelo Branco, Guarda


Alerta de vento:Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Coimbra, Porto, Viseu, Castelo Branco, Guarda


Alerta de agitação maritima:
Todos os distritos do litoral


Alerta de chuva:Viana do Castelo, Braga

PS: os alertas são para amanhã.