Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

paricusa

Cirrus
Registo
11 Jan 2008
Mensagens
79
Local
Maia (Vilar de Luz)
Esta run das 06 já meteu mais frio hoje que ontem a run das 18 e acredito que a das 12 de logo vai meter mais...por agora já vejo no norte -35 a -37ºC e a 850hpa -4 e -5ºC uma dan de 523 por exemplo no porto :) o que quero dizer é o que disse já ontem com um aguaceiro convectivo forte a cota pode cair ao nível do mar ;) o que pode estragar um pouco é o vento :unsure:

Alguem me pode fornecer um link a explicar mais em promenor o significado da "dan" ?
obrigado:thumbsup:
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

E apresento mais uma novidade meteopt.com :D

GFS RUN: 2009-01-18 06Z

Zona do Porto:

tempjd2.jpg


Zona de Lisboa:

1232280032633vd4.png

E para Bragança não há nada?:)
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Hey...

Pela Covilhã, morrinha, chuva molha tolos ou que quisermos e o vernáculo deixar... Temperatura amena de 8º.

E como está aqui o fórum preparado para o fenómeno da madrugada de segunda e da terça feira?

Olhos postos no céu?

abç
 

netfalcon

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
29
Local
Évora (307m)
boas pessoal

eu estou pronto para começar a ver cair chuva e quem sabe uma nevada hehe

uma duvida, no meteo.pt para terça dão aguaceiros, ou seja uma vez faz sol outra chove certo?

há a probabilidade de não haver sol e haver precipitação o dia inteiro?
estou a contar de cair uma boa nevada para não ter aulas terça e quarta, para ver se me livro a tic na terça e matemática na quarta hehe :D
temperatura actual- 12,3ºC e céu muito nublado mas sem chuva

abraços
 
Editado por um moderador:

netfalcon

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
29
Local
Évora (307m)
ola,olheiro e na boa ;)
por acaso conheco bem o norte e e normal que a maneira de falar e escrever seja diferente uma vez que natal e ano novo,pascoa e verao vou po distrito de bragança.a minha pronuncia nem e aquele alentejanês muito forte lol

abraços
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
boas pessoal

eu estou pronto pa comecar a ver cair chuva e quem sabe uma nevada hehe

uma duvida, no meteo.pt pa terca dao aguaceiros, ou seja uma vez faz sol outra chove certo?

ha a probabilidade de nao haver sol e haver precipitacao o dia inteiro?
estou a contar de cair uma boa nevada pa nao ter aulas terca e quarta, pa ver se me livro a tic na terca e matematica na quarta hehe :D
temperatura actual- 12,3ºC e ceu muito nublado mas sem chuva

abraços

Não tenhas muitas esperanças... eu estou preocupado é, se, no caso desse cenário acontecer fico com o carro bloqueado! Porque não estamos mininamente preparados para o gelo.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
É pena. Antes de transformarem hoje o tópico em mais uma caixa de reclamações contra o IM como ontem sucedeu, pergunto quantas dessas pessoas realmente se dão ao trabalho de fazerem chegar ao IM as suas críticas quando acham que algo não estará bem ? Foi o próprio IM que uma vez pediu ao fórum que críticas e sugestões desta comunidade lhes fossem dirigidas, e muitas sugestões foram postas em prática no ano passado.

Somos historicamente um país de escárnio e mal dizer, critica-se por tudo e por nada, mas a grande maioria (haverá honrosas excepções) é o típico português hipercrítico mas de mãos nos bolsos. Se calhar se as pessoas em vez de tanto criticarem movessem uma pequena palha por pequena que fosse, talvez o país fosse um pouco mais decente. Uma coisa tão simples como fazer chegar a crítica ao seu destinatário se calhar já ajudava.

Mas eu não critiquei nada!!! Eu apenas achei estranho aquela informação das temperaturas!!! E estava-me a referir mesmo ao mapa que refere castelo branco cidade e nao a previsao descritiva

Eu também já mandei mails ao IM
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas eu não critiquei nada!!! Eu apenas achei estranho aquela informação das temperaturas!!! E estava-me a referir mesmo ao mapa que refere castelo branco cidade e nao a previsao descritiva

Eu também já mandei mails ao IM

E eu também não me referia apenas a ti, mas em termos gerais. Eu não sabia a resposta e julgo que ninguém saiba, nada como perguntar directamente a eles. Às vezes é um bocado penoso ver tanta porrada ao IM por aqui, muitas vezes até contraditórias entre si. E eu sugeri que as pessoas se dirigissem também ao IM, pois há criticas válidas e não é aqui o livro de reclamações do IM. É isso que eu faço por vezes, a última foi a famosa cota 700 quando na TV os meteorologistas do mesmo IM falavam da possibilidade de neve até em Lisboa e Alentejo. Muitas outras pessoas aqui também o fazem, por sinal das que conheço são as que vejo menos "agitadas" com os problemas. Se as pessoas tomam uma atitude construtiva e se dirigem ao próprio IM, as coisas podem ir melhorando. Já tem acontecido com algumas coisas, acontecerá com outras.