Previsões segundo os Modelos - Setembro 2006



Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Simplesmente pq a menos saliniação irá obrigar o A dos Açores a vir para sul. Atenção não somos só nos aqui com essa ideia, o Antimio tb disse isso a semana passada em alto e bom som

Mas essa não é a norma, é quando muito a exceptção. Não invalida no entanto, que possa vir a ser habitual mais a sul, mas sinceramente não acredito, (até dados em contrário).
Qualquer alteração do Anticiclone dos Açores (AA), tem logo impacto no tempo da Madeira (e não só, mas irei falar da situação que conheço melhor). Este ano diriamos foi o normal (Março a Agosto), o AA um pouco a NW dos Açores. O tempo na Madeira com o AA assim, significa receber os ventos alísios de NE criando um tempo fresco e algo chuvoso na vertente norte.
Uma semana, em fins de Agosto, em que o Anticiclone se moveu mais para S - SE e ficou mais fraco, significou tempo quente e seco vindo da costa africana, situação atípica ao longo do ano, (apenas se verifica em alguns dias por ano).
Uma alteração de intensidade e localização do AA significa mudanças de circulação atmosférica, (ventos alísios e até nas correntes de jacto), e com "apenas" uma mudança de salinidade não acredito possa arrastar o anticiclone mais para sul. Mas é uma opinião, como tantas outras.:)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Pelo que vejo esta semana vai ser um pouco parada a não ser que Helene nos faça uma visitinha mas só se avançar para sul porque se se mantiver a norte dos açores já não me parece que nos afecte, hoje ao fim do dia já devemos saber, depois vamos ter principalmente no sul temperaturas um pouco para o altas a rondar os 30ºC:sad: isto até quarta eu vou estar no Alentejo nesses dias depois quinta coloco as temperaturas que registei chuva só lá para sábado e deve aguentar depois uns dias:thumbsup:
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Ok, realmente se calhar não vai ser tão quente, mas ainda assim vamos ter temperaturas algo elevadas para Outubro.

Eu nao sou meteorologista,mas discordo dessa opinião de temperaturas altas em outubro,penso que como referi anteriormente devido á localização do anticiclone dos açores,tenho quase a certeza que a percipitação vai ser acima da média.Mas nunca se sabe hoje em dia o clima já não é tão certo como nos tempos dos meus avós que com a experiencia conseguiam prever o tempo.:rain:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Eu nao sou meteorologista,mas discordo dessa opinião de temperaturas altas em outubro,penso que como referi anteriormente devido á localização do anticiclone dos açores,tenho quase a certeza que a percipitação vai ser acima da média.Mas nunca se sabe hoje em dia o clima já não é tão certo como nos tempos dos meus avós que com a experiencia conseguiam prever o tempo.:rain:

Boas,
Pois eu acho que iremos ter um Outubro diferente dos últimos anos, i.e. em vez de frio e húmido será um verão indiano;)
A partir da lua cheia o bom tempo virá e com ela um restante mês ameno....:lol: ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Boas,
Pois eu acho que iremos ter um Outubro diferente dos últimos anos, i.e. em vez de frio e húmido será um verão indiano;)
A partir da lua cheia o bom tempo virá e com ela um restante mês ameno....:lol: ;)

Verão Indiano? :lmao: :lmao: :lmao: , pessoalmente penso que será frio e chuvoso, não um Verão Indiano, isso é :ill:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Verão Indiano? :lmao: :lmao: :lmao: , pessoalmente penso que será frio e chuvoso, não um Verão Indiano, isso é :ill:

Sim,;) tendo em conta os últimos 5 anos, onde os valores diários de precipitação foram superiores à média (61-90) e iremos continuar a este nível mas só em relação às temperaturas que irão permanecer acima da média, isto em Outubro e nos últimos anos tivemos para a Serra do Pilar:

Média(61-90): 4,2mm/d
Outubro 2001: 7,7mm/d
Outubro 2002: 6,5mm/d
Outubro 2003: 6,5mm/d
Outubro 2004: 9,0mm/d
Outubro 2005: 12,4mm/d


Médias das máximas:
Média(61-90): 20,9ºC
Outubro 2001: 21,0
Outubro 2002: 21,3
Outubro 2003: 19,9
Outubro 2004: 19,6
Outubro 2005: 21,7

Médias das mínimas:
Média(61-90): 11,4ºC
Outubro 2001: 13,5
Outubro 2002: 13,8
Outubro 2003: 11,9
Outubro 2004: 12,2
Outubro 2005: 13,5
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Bem serigador, parece que não só a Madeira será afectada, mas também o continente

Sim, mas primeiro a Madeira e se cumprir irá ser um dilúvio para aquelas paragens depois o continente, ambos os modelos estão em acordo nesta situação, coisa rara:D :D

Mas já viram aquelas cores amarelas e laranjas...:unsure: :shocking: :shocking: