Divagações sobre o "Meteolouco"



Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Antes de mais, um tópico com muita coragem colocado pelo Vince.
Por isso, Parabéns pela inciativa. :thumbsup:

Julgo que o termo Meteolouco tem muito a ver, como aqui já foi dito, com a paixão que sentimos por esta actividade. É, para nós, um termo carinhoso, muito próprio da nossa comunidade. Além disso, não acho que seja assim tantas vezes aqui citado, para que se corresse o risco de transmitir uma imagem errada para o exterior. Mas também não vejo problema em reduzir a sua utilização.

Existem hobbies e hobbies. O nosso hobbie/paixão/actvidade, quer queiramos quer não, é algo exótico. Mas como agora está muito na moda falar do tempo e das alterações climáticas, é mais comum e mais aceitável que existam pessoas interessadas por estes assuntos, daí sermos agora mais aceites do que algum tempo atrás.

Seja como for, duma coisa tenho a certeza, é muito mais difícil ser fã da meteorologia no nosso país do que em Espanha. Para quem não sabe, em Espanha é uma verdadeira paixão nacional, existem milhares de seguidores, vários foruns regionais, há famílias inteiras em que quase todos os membros são adeptos desta nossa paixão. Por cá, somos mais tradicionais, e como tal, tudo o que se desvie da dita "normalidade", já é visto como algo de mais estranho.

Agora, também não podemos assobiar para o lado, e tentar passar uma imagem de pessoal atinado. Também temos os nossos desvarios. Ou não será desvario desejar que um nevão de 48 horas atingisse Portugal e ficássemos mergulhados em 50 cm de neve ? Ou não é desvario achar interessante a ideia de uma tempestade tropical atingir o nosso país ? Ou não será desvario ansiar por rajadas de vento ciclónico, depressões auper-cavadas, frios extremos, ou simplesmente a total desordem climática ? Ninguém quer estragos materiais e muito menos danos pessoais (até porque um dia podemos ser nós e os nossos a sofre na pele essas consequências), mas se uma destas situações acima referidas acontecesse, o forum vinha abaixo, não acham ? E porquê ? Porque esta paixão está no nosso sangue, corre nas nossas veias, respiramos eventos climáticos, vivemos de eventos climáticos ...

Mas como disse (e muito bem) um outro membro deste forum ...

... podia ter-me dado para meter-me na droga! Ao menos, a neve é bonita e as depressões tropicais são engraçadas ... :lol:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu vou ser um pouco mais racional.
Como é lógico gosto de meteorologia, mas o ser meteolouco no sentido supremo da palavra, que me desculpem a todos os intrevientes neste forum não o sou!! Tenho outros hobbies sem ser a meteorologia(ambiente,geologia, desporto, entre outros...).
O que foi feito com este documentário, serviu para despertar, ou acordar as mentalidades em Portugal em relação a esta ciencia, e também de outras ciencias da terra, que o são também ridicularizadas pelo senso comum.
O que já fiz aqui por várias vezes e sempre que tenho hipotese (não sou moderador nem aspiro a tal, e dá muito trabalho:)), é sempre que há um membro deste forum que deseje um evento extremo tento avisar para que se contenha, pois como deveram saber vêm aqui orgãos de informação (já antes da reportagem), e alem disso, HÁ PESSOAS COM POUCOS BENS MATERIAIS E RECURSOS, e que são os primeiros a sofrer as consequencias de tal evento.

Este forum não é só de meteorologia, há também outras ciencias neste forum.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Meteolouco é uma palavra que define um participante deste forum!:D Eu pelo menos aprendi-a aqui! É o apelido para o nosso nick! É o que nos identifica como sendo todos da mesma família... :p

Agora, esquisito, acho que já me acharam...

-Em primeiro lugar, um amigo ou familiar que vá a minha casa, se estiver atento repara que eu tenho pelo menos 1 termómetro em cada compartimento! (é pancada eu sei, mas gosto de controlar a temperatura da minha habitação. Acordo a meio da noite e gosto de confirmar a temperatura nos quartos das minhas filhas, pois cada uma tem um sensor wireless no seu quarto e o receptor está no meu!) :rolleyes:

-Em segundo lugar, de manhã quando vou ao café, o pessoal comenta que está frio ou calor... e eu digo: estão -2º, e a mínima foi de -4º (este gajo é informado, pensam eles...)

-Em terceiro lugar, acabo sempre a falar sozinho se comento alguma coisa como uma siberiana, ou inversão térmica, ou odeslocamento do anticiclone... (olha o gajo a armar-se... acha-se mais espertinho que os outros, o exibicionista :shocking:

-Por fim, quando têm dúvidas todos me perguntam: - ó Miguel, pra semana chove? é que eu vou pra fora... e nas férias da Páscoa? achas que marque para o Algarve? já dá para fazer praia? (nesta fase até as colegas da minha mulher, que é professora, lhe perguntam lá nas escola "achas que vai nevar??" - sei lá! isso é com o meu marido... :disgust:



Enfim... podia-me ter metido na droga...






________________

:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:há pancas maiores e menores e eu tenho uma tão grande ou maior que o AA quando se liga ao siberiano:lmao::lmao:.
de facto o METEOPT é quase como uma droga que cura todos ps males:thumbsup:
força á comunidade:thumbsup::D
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
O termo Meteolouco para mim , e acho que para a maioria das pessoas, não tem uma conotação negativa. Antes pelo contrário. Para mim um Meteolouco é alguém que tem gosto em adquirir conhecimentos e passar por novas experiências numa área especifica, neste caso a meteorologia.
"Loucos" são aqueles que não querem ou não demonstram interesse por compreender a natureza.

Não posso deixar passar em claro o comentário do Zoelae13, é simplesmente brilhante:)
Quando o meu filho crescer mais, prefiro que ele se interesse por Meteorologia do que lhe dê para coisas piores...
Nota final: também acho que não se deve viver só para isto, a vida tem mais coisas boas:lol:
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Se acharem que gostar de saber se amanha vai chover, que para a semana, vai nevar, que daqui a dois dias há possibilidades de fazer sol, que quando aqui pesquisamos,aprendemos e demonstramos os nossos conhecimentos é de loucos, então sim, posso afirmar que sou um Meteolouco;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Eu não sou daqueles que me considere "meteolouco" .
É evidente que esta paixão que tenho por fenómenos atmosféricos agrestes,este estar permanentemente atento à possibilidade de assistir a algo brusco ou inusitado,já me levou a tomar aqui e ali uma ou outra atitude um pouco descontextualizada , um pouco arrojada , as tais que quem vê de fora apelida normalmente de "meteoloucura".
Não vou dar exemplos concretos mas já cometi umas pequenas extravagâncias para apanhar um nevão, ou aproximar-me de um Cb .
E quantas noites foram noites sem dormir à espera de uma "frente" bem activa com as suas fortes rajadas de vento e os seus picos de precipitação?
Mas este tipo de comportamento eu considero-o normal.
Para mim , louco é o insensível à Natureza. Louco é o distraído com os mercados de valores, os capitais ou os futebóis , louco é aquele que perante tanta beleza com que por vezes a Natureza nos brinda nem pára , nem olha para trás,nem repara.
Essa insensibilidade , essa frieza é que será para mim inconcebível .
E esses personagens que pululam por entre nós ,esses é que têm comportamentos não muito normais.
O louco e o "meteolouco" são rótulos apenas.
E são sempre relativos.
Concluindo:
-Para mim, o conceito mais próximo da verdade do " louco" é aquela personagem que se fecha num centro comercial quando está para chegar um forte aguaceiro.
O "meteolouco" não existe .Existe sensibilidade,admiração e paixão pela Natureza sobretudo quando Ela mostra poder e/ou beleza.
:thumbsup::thumbsup::thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Excelentes reflecções que se têm feito por aqui. :D
No entanto, não podia estar mais de acordo com o nimboestrato. ;)
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
O tema lançado pelo Vince tem toda a oportunidade e adquiriu uma dimensão superlativa com o prograna da SIC, onde ficou vincada uma imagem de responsabilidade aliada a um fórum com fronteiras democráticas que consubstanciam idades de um escalão muito vasto (do jovem adolescente ao cidadão com netos), formações académicas diversas , capacidades financeiras e vivências sociais diferentes.

De facto este fórum não coloca barreiras à cidadania, considerando-a na sua plenitude, como um todo indissolúvel, impermeável ao bairrismo, ao regionalismo, ao maior ou menor cosmopolitismo e vendo nesta diversidade uma riqueza que traduzida científicamente só poderá conduzir aos melhores resultados. E isto é feito espontâneamente, sem artifícios...e as provas estão à vista.

Em síntese, o Fórum MeteoPt é uma prova de maturidade cívica e congrega livres pensadores numa matéria sensível e científica que, em princípio, seria contraditória com tal posicionamento e a favor de um absoluto determinismo.

Como tal, considero a utilização da expressão "meteoloucos", pelo seu lado mais positivo; o orgulho de se pertencer a um grupo de cidadãos que se preocupa com a natureza, com o equilíbrio ambiental enquanto componente indispensável do equilíbrio meteorológico, que se motiva e se sente mais integrado, quando verifica que o planeta afinal está vivo e se manifesta em expressões que alguns julgavam condenadas.

É uma comunidade que tem os seus próprios "tiques" (será exagerado chamar-lhe rituais) e que que para além do saber à distância ou através de literatura e experiências relatadas não hesita em se mobilizar, independentemente das horas, dos dias , trocando o descanso, pela verificação "in loco", quando está longe do acontecimento ou servindo-se da solidariedade de colega(s) que, para o efeito, também não hesitarão em perder as suas noites ou horas de ócio, a favor de uma informação que poderá interessar ao grupo.

Os participantes do MeteoPT não são escuteiros. Também não são elementos agregadores de motivações ideológicas em todas as suas vertentes....Digamos que são cidadãos presos por uma suprema e justificada clandestinidade ; o amor à natureza. Que não escondem. E que gostam de partilhar. Sem barreiras...

Ser louco desta forma é manifestar um elevado grau de sanidade mental...

Ser meteolouco significa ser-se companheiro, solidário e cúmplice .... poderá significar uma forma de estar na vida....

E neste caso valerá a pena dizer: mas afinal o que interessa o que os outros pensam !:thumbsup:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
O tema lançado pelo Vince tem toda a oportunidade e adquiriu uma dimensão superlativa com o prograna da SIC, onde ficou vincada uma imagem de responsabilidade aliada a um fórum com fronteiras democráticas que consubstanciam idades de um escalão muito vasto (do jovem adolescente ao cidadão com netos), formações académicas diversas , capacidades financeiras e vivências sociais diferentes.

De facto este fórum não coloca barreiras à cidadania, considerando-a na sua plenitude, como um todo indissolúvel, impermeável ao bairrismo, ao regionalismo, ao maior ou menor cosmopolitismo e vendo nesta diversidade uma riqueza que traduzida científicamente só poderá conduzir aos melhores resultados. E isto é feito espontâneamente, sem artifícios...e as provas estão à vista.

Em síntese, o Fórum MeteoPt é uma prova de maturidade cívica e congrega livres pensadores numa matéria sensível e científica que, em princípio, seria contraditória com tal posicionamento e a favor de um absoluto determinismo.

Como tal, considero a utilização da expressão "meteoloucos", pelo seu lado mais positivo; o orgulho de se pertencer a um grupo de cidadãos que se preocupa com a natureza, com o equilíbrio ambiental enquanto componente indispensável do equilíbrio meteorológico, que se motiva e se sente mais integrado, quando verifica que o planeta afinal está vivo e se manifesta em expressões que alguns julgavam condenadas.

É uma comunidade que tem os seus próprios "tiques" (será exagerado chamar-lhe rituais) e que que para além do saber à distância ou através de literatura e experiências relatadas não hesita em se mobilizar, independentemente das horas, dos dias , trocando o descanso, pela verificação "in loco", quando está longe do acontecimento ou servindo-se da solidariedade de colega(s) que, para o efeito, também não hesitarão em perder as suas noites ou horas de ócio, a favor de uma informação que poderá interessar ao grupo.

Os participantes do MeteoPT não são escuteiros. Também não são elementos agregadores de motivações ideológicas em todas as suas vertentes....Digamos que são cidadãos presos por uma suprema e justificada clandestinidade ; o amor à natureza. Que não escondem. E que gostam de partilhar. Sem barreiras...

Ser louco desta forma é manifestar um elevado grau de sanidade mental...

Ser meteolouco significa ser-se companheiro, solidário e cúmplice .... poderá significar uma forma de estar na vida....

E neste caso valerá a pena dizer: mas afinal o que interessa o que os outros pensam !:thumbsup:

:palmas: Fantástica esta intervenção, aliás o Olheiro assim nos tem habituado.
 

José C

Cirrus
Registo
14 Jan 2009
Mensagens
21
Local
Loures
Se ser meteolouco envolve abdicar do episódio diário da melhor telenovela, do filme sugerido pelo nosso canal de eleição, do momento decisivo do nosso clube num campeonato de futebol, etc, etc, etc.
No fundo, depende do nosso modo de gerir a lista de prioridades na vida.
Se a nossa prioridade é alguma das mencionadas acima, e se isso nos realiza interiormente, bravo! Descobrimos que isso basta para atingir um elevado estágio de felicidade. É importante perceber que lidar com a diferença sem criticar nunca foi fácil, mas com que direito o A critica o B? Se a sociedade que integramos é multifacetada, fantástico! A diversidade é fantástica!
Se gosto do que gosto devo sentir orgulho nisso e não deixo de gostar só porque a maioria acha uma tolice ou até uma loucura. Se isto é uma loucura então sou louco mas saudável.:cool:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Apenas adoro a NATUREZA e a sua FORÇA em acção, como em nevões, chuvas fortes, tempestades, trovoadas e coisas do género.
Mas aprecio igualmente observar as estrelas, pores-do-sol, auroras boreais, árvores, flores, animais, fotografia....
 

Meteo Caldas

Nimbostratus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
850
Local
Caldas Da Rainha 114m/Geneve 420m
Eu sou um dos que ama as condicoes adversas,nomeadamente chuva,trovoada,vento.Acho que cada um é livre de gostar do que bem entender.Respeito quem pensa exactamente o contrario.

E para mim quem nao sabe apreciar essas condicoes adversa é alguem que nao gosta inteiramente da Meteorologia e da sua diversidade,mas isto é ja uma opiniao minha,pessoal.
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
Re: o sinal dos tempos/os sinais dos tempos

Desenterro este tópico porque a reflexão que lhe deu origem parece ser um bom local para reproduzir este desabafo que deixei no tópico de seguimento de Fevereiro de 2011, que reza assim:

------

Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

Este é um (muito provável) offtopic que eu não consigo evitar fazer.
Aprecio muito acompanhar este fórum, e visito-o muito regularmente porque também me interessa fazer o acompanhamento do estado do tempo. Aprecio quando os utilizadores fazem análises e interpretações "neutrais" daquilo que os modelos mostram, mas fico muito incomodado quando vejo aqui gente aos pulos com situações meteorológicas muito adversas, ao ponto de demonstrarem ou a maior das tristezas (diria até consternações) quando não lhes chove em cima, ou então as mais acesas manifestações de felicidade quando observam uma tormenta vir na nossa direcção.

Morre gente. Perdem-se coisas. Sofre-se. E nem sempre por culpa ou descuido. O estado do tempo, quando é potencialmente danoso, não é uma coisa para usar ícones como este: ou como este ou outros similares.

Compreendo muito bem - escusam de o dizer - que ninguém aqui deseja os danos, que ninguém deseja o mal a ninguém, que é apenas uma manifestação de tristeza ou agrado de gente que vibra muito com a atmosfera e o seu comportamento. Eu sei isso. Mas que me custa muito ler-vos, às vezes, desejar o mau tempo e torcer por ele, custa. Nem sempre tenho a certeza de que todos aqui tenham a consciência do que esse mau tempo que tanto vos agita faz na vida das pessoas.

Tinha este desabafo para fazer há muito tempo. Calhou ser agora. Desculpem a interrupção, regressarei ao meu silêncio e à minha observação atenta dos modelos, que acaba por ser o que aqui me tem.

------

Tratou-se, obviamente, de um offtopic. Mas a observação que eu faço faz sentido, precisamente, no seguimento das coisas que ali se escrevem. De qualquer modo, podendo um moderador optar por expurgar desse tópico tudo quanto não seja seguimento meteorológico em sentido restrito, fica aqui registado o desabafo.

Já outros comentários se fizeram, em resposta ao meu, aos quais não respondi porque prometi a mim mesmo fazer apenas um offtopic. Responder seria perpetuar o desvio do tema. Obviamente, estou inteiramente disponível para discutir com quem queira esta minha opinião.