Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro



Peixoto

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
53
Local
Viseu (500 metros)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Boa tarde a todos...

Hoje, ainda antes das 8h. da manhã, a A24 junto a Castro Daire estava sobre o efeito de um vendaval terrível, com ventos bem fortes e chuva torrencial.

A temperatura chegou aos 13ºC, mas a chuva abrandou durante a tarde.

A partir de amanhã, a temperatura vai descer e no início da próxima semana chegam as temperaturas negativas. É possível que ocorra queda de neve. Se pega ou não, logo se verá.

Abraço a todos
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

o freemeteo preve neve para Côja, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, nos dias 25 e 26 de janeiro!!
De referir que esta vila esta a cerca de 200 metros de altitude!!!

É obvio que estas previsões nunca se podem levar muito a sério mas de facto muita coisa ja se passou neste outono-inverno pelo que a confirmar-se esta previsão ja nem é de admirar....
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Um pouco offtopic, mas alguém me conseguirá disponibilizar a precipitação acumulada desde o dia 01/01/2009 até ontem na zona da Quinta da Moura, Oeiras?

Obrigado

O fsl, um membro do fórum, tem a sua estação instalada em Oeiras.

Vê-lá se serve: meteooeiras

A precipitação hoje lá vai em 4,2mm.
A precipitação anual vai em 51,4mm, o que significa que até ontem haviam caídos 47,2mm.:thumbsup:
 

Peixoto

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
53
Local
Viseu (500 metros)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

o freemeteo preve neve para Côja, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, nos dias 25 e 26 de janeiro!!
De referir que esta vila esta a cerca de 200 metros de altitude!!!

É obvio que estas previsões nunca se podem levar muito a sério mas de facto muita coisa ja se passou neste outono-inverno pelo que a confirmar-se esta previsão ja nem é de admirar....

Só há pouco tempo descobri o Freemeteo. De facto, não se pode dizer que seja totalmente "verídico", pois ainda há uns dias previa neve para Lisboa. Mas, é um site que tem muita informação disponível, assim como o site do Instituto de Meteorologia espanhol.

Mas, as cartas sinópticas que alguns amigos já aqui deixaram deixam antever grande probabilidade de neve para o Norte do país já para domingo e 2ª feira. A ver vamos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Só há pouco tempo descobri o Freemeteo. De facto, não se pode dizer que seja totalmente "verídico", pois ainda há uns dias previa neve para Lisboa. Mas, é um site que tem muita informação disponível, assim como o site do Instituto de Meteorologia espanhol.

Mas, as cartas sinópticas que alguns amigos já aqui deixaram deixam antever grande probabilidade de neve para o Norte do país já para domingo e 2ª feira. A ver vamos.

Apenas um acrescento: O instituto de meteorologia espanhol é uma entidade oficial, o freemeteo é um site de previsões automáticas geradas a partir de um modelo.

Assim o freemeteo apresenta muitíssimas limitações nomeadamente em relação à pequena escala. Além disso apresenta muitas vezes um significativo atraso em relação ás actualizações dos modelos. Contudo e dos sites de previsão, pelo seu grafismo e conteúdos, continua a ser um dos meus preferidos, mas apenas como mero indicador, ao qual se tem que dar os "devidos descontos" ;)
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Apenas um acrescento: O instituto de meteorologia espanhol é uma entidade oficial, o freemeteo é um site de previsões automáticas geradas a partir de um modelo.

Assim o freemeteo apresenta muitíssimas limitações nomeadamente em relação à pequena escala. Além disso apresenta muitas vezes um significativo atraso em relação ás actualizações dos modelos. Contudo e dos sites de previsão, pelo seu grafismo e conteúdos, continua a ser um dos meus preferidos, mas apenas como mero indicador, ao qual se tem que dar os "devidos descontos" ;)

Grandes descontos eu diria... porque senão aqui já tinha nevado 2 vezes este ano e.... já lá vão de 20 anos :sad:
Isto é que é chuva desde que começou ontem por volta da meia noite :thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,500
Local
Bragança (675m)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Céu nublado e 11,7ºC.

Extremos de hoje:

4,2ºC / 12,1ºC (máxima do mês)
 

ruiadam

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
139
Local
Guarda - Altitude 1010 m - Neste momento estou em
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

O fsl, um membro do fórum, tem a sua estação instalada em Oeiras.

Vê-lá se serve: meteooeiras

A precipitação hoje lá vai em 4,2mm.
A precipitação anual vai em 51,4mm, o que significa que até ontem haviam caídos 47,2mm.:thumbsup:


Obrigado, era mesmo essa informação que precisava:thumbsup:
 

brandas

Cirrus
Registo
22 Jan 2009
Mensagens
28
Local
Braga
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Viva,

na sequência desta fantástica compra: :D

http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20090122.p.Termometro_digital


resolvi aderir a este fantástico forum.

Não podendo exigir muito deste aparelho, venho perguntar ao pessoal da zona de Braga qual a temperatura actual nas vossas localizações (estou situado no centro da cidade).

Ora, por volta das 16:30 marcava uns 13,1º e agora está a subir, neste momento 13,4º.

Pergunto, está muito fora dos vossos valores, no manual indica uma margem de erro de 1º.

Já agora, está indicado que o "sensor externo está protegido contra chuva e projecções de água apenas na parte superior".

A parte superior corresponde exactamente a quê????!!! Aquela peça arredondada que vêm nas imagens até ao começo do fio???? É que actualmente tenho o meu a apanhar uns chuviscos!!!

Agradeço a alguma alma caridosa que me esclareça destas pequenas dúvidas :thumbsup:

Saudações