Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Fenómenos destes são sempre raros mas são fenómenos recorrentes naquela costa norte de Espanha antes do final do milénio; de há uns anos para cá eles tem sido menos do que o habitual.
Esperemos é que não haja feridos ou outros danos:unsure:
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Mesmo para eles é um fenómeno muito raro...Uma ciclogenese explosiva com aquela força não se vê a muitos anos...Um cenário grave se se concretizar para a costa norte de Espanha. Caso afecta-se directamente Portugal nem quero imaginar as consequências :( mas fiquem tranquilos que as hipóteses de isso acontecer são muito pequenas.

Retiro o que disse anteriormente!! Se para ter mais chuva aqui implicar que o Norte fique "debaixo de água", com a colocação da depressão mais a Sul e todas as consequências nefastas daí decorrentes, então passo bem sem a chuva....:shocking:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
IMPRESSIONANTE! :eek:

gfs-0-36_qed8.png


Fonte: http://www.meteociel.com

A costa norte de Espanha vai ficar mal tratada a confirmar-se isto!!!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
IMPRESSIONANTE! :eek:

gfs-0-36_qed8.png


Fonte: http://www.meteociel.com

A costa norte de Espanha vai ficar mal tratada a confirmar-se isto!!!

Penso que isso será um cenário realmente muito grave não só para o Norte de Espanha como para França...Uma tempestade com ventos de furacão 2 ou 3 :eek: uma tempestade potencialmente mortal a confirmar este cenário, penso que não será tão grave como esta run penso que irá ficar pelos 970 a a 975hpa ainda assim uma tempestade para a historia para muitos locais do Norte de Espanha...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nesta run a depressão de amanhã ainda saiu mais cavada...:surprise:

Não é só o Norte de Espanha, é também o norte de Portugal!!( embora com menos intensidade)

Situação potencialmente perigosa ! O gradiente barométrico é bastante acusado! Uma depressão em rápido cavamento assim é algo de bastante perigoso!
Vamos ver como evolui!

airpressurexz8.png
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
IMPRESSIONANTE! :eek:

Cavou de facto muito nesta run! O cenário é grave no norte de Espanha de facto. Penso que apesar de tudo, e embora os efeitos se façam sentir também em Portugal, sobretudo no litoral Norte, este cavamento acaba por não trazer alterações tão significativas para nós. As isóbaras apesar de tudo encontram-se relativamente próximas das runs anteriores no nosso território!

Mas uma depressão assim merece um acompanhamento muito cuidadoso! Certamente que o norte de Espanha reforçará os seus alertas!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Situação que tem tanto de fantástico como de assustador...

Segundo o GFS ( run 12 z) a depressão estará amanhã pelas 7 horas da manha +/- a norte dos Açores e com uma pressão no centro de 990 hpa..
á 1 hora da manhã de sábado 24/01 estará a norte da Galiza com uma pressão no centro de 965 hpa...:shocking:

a pressão vai cair 25 hpa em cerca de +/- 17 horas ...:surprise::surprise:

A isto chama-se ciclogénese explosiva!... e eu nem quero imaginar se essa " coisa" se lembra de vir mais pelo sul e o centro da depressão passar sobre o norte de Portugal....( mas as probabilidades de isso acontecer são mínimas pois faltam poucas horas para o evento e os mapas já estarão mais ou menos delineados)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... e eu nem quero imaginar se essa " coisa" se lembra de vir mais pelo sul e o centro da depressão passar sobre o norte de Portugal....( mas as probabilidades de isso acontecer são mínimas pois faltam poucas horas para o evento )

Pois eu imagino o que eventualmente poderia acontecer e lembro-me da ciclogénese que o meu pai relatava incessantemente de 15 de Fevereiro de 1941: - o famoso "ciclone" como foi apelidado e já aqui no fórum com direito a tópico próprio.
Também aí houve um deslocamento rápido de uma depressão que na véspera se encontrava nos Açores e que depois terá cavado 30,35 hPa em 18 horas tendo o seu centro passado pelo noroeste de Portugal com 97O hPa.

rslp19410215zp2.gif
[/URL][/IMG]

Claro que agora a situação é diferente para Portugal, já que o centro desta depressão irá passar bem mais a norte ,mas por ser uma situação sinóptica com algumas parecenças daquela , deixa-me com algum entusiasmo mas sabendo que o rumo desta, estará desde já traçado.
Ainda assim ,o vento depois da manhã de amanhã , aqui para as regiões do Norte obviamente que vai soprar forte.
Veremos e relataremos aqui, da sua intensidade.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
O UKMO e o GME mete o centro mais encostado a costa de Espanha... assim nesse cenário os ventos iriam ser piores em terra e Portugal poderia ver algum efeito maior do que mostra o GFS agora...mas isso só mesmo depois vendo imagens de satélite para saber a 100% se a rota está como mostra o GFS
 

[ HD ]

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
26
Local
Valongo (180m altitude) - Alcains (380m altitude )
Sem duvida que assusta :shocking:... seguramente o Norte e Centro de Portugal amanhã em Alerta Laranja.
A AEMET já o indica , nomeadamente para as provincias espanholas da metade norte do país vizinho.

Frederick Sanders e John R. Gyakum ( Department of Meteorology, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge ) em 1980 , afirmaram que uma queda de pressão que exceda os 10hPa num intervalo de 3h , da-se o nome de bomba ( Bergeron = 1 unidade )

Um termo que bem se pode aplicar ao que poderá vir aí dentro de algumas horas... :shocking: