Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro



bewild

Cumulus
Registo
14 Dez 2008
Mensagens
157
Local
Amadora (Venteira) 145mts ou Sobral de Monte Agraç
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Bom dia companheiros! Bem vamos ver o que a nossa amiga Carla nos vai trazer para hoje, neste momento já se faz sentir o vento a chuva forte é que nem por isso mas pela descrição do IM só para o final da tarde é que irá se sentir estas situações.

Dados actuais:
T: 15,9ºC
HR: 86%
P: 1017mb/hPa
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Bom dia Tambem gostava de ter a minha estaçao sempre on-line mas a internet que tenho em casa nao e minha tenho uma antena de wireless rotativa em cima do telhado com 15db de ganho e por vezes vou buscar a net a outras redes wireless que tem o sinal aberto por esse motivo e que nao tenho a estaçao metereologica on-line nao me quero esticar pois ja tenho net a borlix a cerca de 5 anos :) mas para quem e radio amador pode ter acesso aos dados metereologicos da minha estaçao via APRS (Automatic Position Reporting System) a estaçao esta a enviar dados metereologicos via radio na frequençia dos 144.800mhz para todo mundo.

Neste momento sigo com 15.3º ceu nublado sem chuva

Obrigado pelo esclarecimento:)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Por aqui já não chove desde das 9:00 da manhã:angry:, neste momento o céu está muito nublado o vento sopra fraco a Humidade é de 98% e a pressão é de 1017.5hPa.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

A pressão, o vento, as nuvens, a humidade já se está tudo a resentir :D o cozinhado começou :w00t: ela tá a chegar, preparem-se :D:D
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Eis que neste momento está a começar a choviscar:thumbsup:.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Boa tarde!

Por aqui o vento vai soprando moderado de OSO, sendo que por vezes forte.
Mas nada de anormal por aqui.

A temperatura está nuns amenos 16,1ºC.

A precipitação acumulada desde as 0h é de 1,1mm.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

É efectivamente um problema que não sendo de fácil resolução poderia ser minimizado utilizando alguns sistemas de drenagem de simples aplicação que já existem no mercado, mas que não são utilizados ainda em Portugal ou por falta de conhecimento ou por falta de vontade. Estou-me a referir a sistemas de drenagem subterrânea que permitem "armazenar" a água no subsolo em vez de a ver acumular à superfície. Para além de evitar as cheias, estaremos também a evitar que a água doce recolhida e gradualmente infiltrada no terreno se perca rápidamente no mar, ou seja, alimentamos os lençois freáticos, aumentando assim a quantidade de água fácilmente potabilizável.
Já trabalhei numa empresa que comercializa estes produtos daí a explicação pormenorizada, mas seria assunto para um tópico à parte.:thumbsup:

São de facto soluções interressantes para cidades com problemas de escoamento de torrentes de chuva forte, como ainda há uns meses aconteceu em Lisboa e Albufeira.
 

brandas

Cirrus
Registo
22 Jan 2009
Mensagens
28
Local
Braga
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Sigo com 13,8º. Muito vento e uma boa acumulação de chuva :rain: