Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

analizado o indice de CAPE e LI podemos concluir que domingo ( pós-frontal) vamos ter instabilidade no litoral norte e centro aliado a precipitação, por vezes moderada situação esta a acompanhar:w00t::thumbsup:







nas proximas 12-24 horas justifica-se, a meu ver, um alerta laranja para as regiões do litoral norte e centro e terras altas devido ao vento , chuva moderada a forte e possiveis trovoadas ( durante a passagem de frente)








não são de excluir fenomenos mais extremos ou imprevistos localmente!
quanto aos proximos dias a tendencia é de manutenção da corrente perturbada de oeste afectando principalmente o norte e centro.
 


jpaulov

Cirrus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
92
Local
Bragança
Isto é que vai ser lindo...é à vontade do freguês!!!
...só escolher!!! Prancha de surf, parapente, skis prá neve... e para os mais radicais tambem se arranja umas descidas nuns rápidos ali para o norte de espanha!!!
:lmao:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
A costa da Caparica que se prepare...:hehe:

Estão previstas ondas de 9 metros, que se não estou em erro vão coincidir com as marés vivas.


Se se confirmarem essas previsões, vão existir sérios danos nas infraestruturas nas praias da caparica...
Em alguns locais, o areal pura e simplesmente poderá desaparecer na maré cheia, com esta agitação marítima conluiada com as marés vivas...
A acompanhar...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penso que em relação à agitação marítima devemos ter em atenção zonas baixas e sujeitas à conjugação da maré alta com a forte agitação marítima.
De facto acho estranho um alerta amarelo até ao momento para a costa minhota quando do lado de lá da fonteira temos um alerta laranja e vermelho para a situação do mar.
Mas atenção, os profissionais do instituto de meteorologia merecem que se lhes dê atenção e eles é que poderão ter razão.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ao ler o que aqui é escrito ... só me apetece esconder-me debaixo da cama, com medo porque vocês são o mais exagerados possivel transforma-se um situação que afecta essencialmente o Norte de Espanha e no máximo o Minho do nosso território que com vento da ordem dos 100 km/h no litoral e 120 km/h nas terras altas !!!

Será que isto é alguma coisa que nunca tenhamos visto???
Pelo amor de Deus, poupem-me...
Obviamente, que justifica um Alerta Laranja devido ao vento e ondulação e nunca mais do que isso !!

Agora há aqui jeito que só falta dizer que isto é um Furação, e que vamos ser varridos do mapa !!
Se eu não percebesse nada disto ... ao ler isto e vivesse no Norte ficaria morrendo de medo e julgava que iamos ter o Fim do Mundo !!!
Vamos lá não exagerar isto .... nem fazer como se não fosse nada !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ao ler o que aqui é escrito ... só me apetece esconder-me debaixo da cama, com medo porque vocês são o mais exagerados possivel transforma-se um situação que afecta essencialmente o Norte de Espanha e no máximo o Minho do nosso território que com vento da ordem dos 100 km/h no litoral e 120 km/h nas terras altas !!!

Será que isto é alguma coisa que nunca tenhamos visto???
Pelo amor de Deus, poupem-me...
Obviamente, que justifica um Alerta Laranja devido ao vento e ondulação e nunca mais do que isso !!

Agora há aqui jeito que só falta dizer que isto é um Furação, e que vamos ser varridos do mapa !!
Se eu não percebesse nada disto ... ao ler isto e vivesse no Norte ficaria morrendo de medo e julgava que iamos ter o Fim do Mundo !!!
Vamos lá não exagerar isto .... nem fazer como se não fosse nada !!


O ano passado também tivemos uma ciclogenese rápida que entrou pela Galiza , a Balduina. Na altura o nosso colega Minho bateu os mínimos da estação dele (985hPa) e também houve estações na Galiza a registarem rajadas de quase 200km/h. Mas acabou por não se passar nada de especial em termos de consequências, mesmo em Espanha. Houve um tornado, alguns estragos e pouco mais. Em Portugal a situação nessa altura até foi mais interessante pois a frente era muito mais activa que esta e o vento e precipitação afectaram quase o país todo.

Balduina 17/Abril/2008 (23:00)

deppn1.gif


Penso que a situação mais grave é mesmo na costa norte de Espanha daqui a umas horas, em Portugal será só o vento sobretudo nas terras altas, mas nada de grave acho eu. A Balduina entrou num estado mais prematura por terra, e a Carla vai por norte pelo mar mantendo assim ventos muitos fortes que afectarão directamente a costa norte de Espanha, aí sim a situação é de alerta máximo. Por aqui em Portugal também acho que não é necessário alertas vermelhos.

Mas já agora, acho que ninguém insinuou que iamos ser varridos do mapa ? É natural alguns exageros aqui no fórum, nada como tentar elucidar, muita gente é nova por aqui, é normal. Também podes ajudar a isso.