Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
estas situações e sucessões de instabilidade já me fazem lembrar um pouco o Inverno de 2000/2001. Não Tarda muito e se continuar assim é possível surgirem de novo as cheias no Vale do Tejo.:rain::rain:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
a run das 6z do gfs tá um mimo:D:shocking::w00t: a situação para 29jan-3feb é como o klaus mas mais forte e a sul:w00t::w00t::rain::rain::rain::rain:lindo:D

Cuidado com as comparações, o Klaus teve ventos de 150km/h e rajadas superiores. Evita os exageros por favor.


Já estamos habituados ... caro colega Algarvio, mas pode que nesse fim de semana a seguir se arranje qualquer coisinha para nós !! ;)

Se se confirmasse esta semana do GFS, quase que se devia abrir uma excepção e dar o nome de Aurélio I e II às depressões :)

anim-134.gif
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
"squidward

estas situações e sucessões de instabilidade já me fazem lembrar um pouco o Inverno de 2000/2001. Não Tarda muito e se continuar assim é possível surgirem de novo as cheias no Vale do Tejo."


Penso que para chegar até esse ponto serão necessárias situações de pluviosidade continuada por vários meses. As barragens estão muito longe de encher, os níveis freáticos estão extremamente baixos e mesmo as entradas de depressões\superfícies frontais nada tem a ver com o sucedido em 2000\2001.
Off-topic, mas dentro do contexto: nesse ano hídrico desde o início de Outubro até Março os índices de pluviosidade foram sempre muito superiores ao normal e só após 3 meses é que se começaram a sentir os efeitos das subidas das águas.
Só para te exemplificar: os meses mais "secos" desse outono-inverno tiveram para cima de 350 mm e o máximo rondou os 860mm
Mas esperemos para ver já que a meteorologia por vezes surpreende:thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Cuidado com as comparações, o Klaus teve ventos de 150km/h e rajadas superiores. Evita os exageros por favor.




Se se confirmasse esta semana do GFS, quase que se devia abrir uma excepção e dar o nome de Aurélio I e II às depressões :)

anim-134.gif

Não concordo muito. A 1ª depressão será efémera e não trará muita precipitação. Vem outra vez de noroeste. Já a segunda depressão que encosta ao cabo de São Vicente é mais favorável mas é também bastante estranha porque aparece do nada e fica rapidamente desligada do resto da circulação. Provavelmente dada a distância temporal, no GFS aparecerão outras opções...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)




Segundo o ECMWF é bom ver a situação, a do GFS também está bem alinhada pode ser algo bom para o Algarve.:confused::disgust:, mas até pode mudar.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro começa a desenhar-se ,em todos os modelos, uma situação de tempo adverso ou mesmo severo com muito vento e chuva ( quiça trovoadas) , neve a cotas medias e ondulação forte.
segundo o GFS, primeiro uma frente fria relativamente activa ao aproximar-se do continente dará origem a uma ciclogenese a NW do mesmo, essa depressao com pressao minima de 995hpa deslocar-se-há para SE atravessando o sul de portugal em fase de enchimento, depois uma segunda frente criará um cavado a W do continente e grará uma segunda depressao igualmente potente que a anterior que cruzará lentamente o centro do pais de WSW para ENE .
atenção que esta situação já se encontra modelada dentro dos limites de fiabilidade dos modelos sendo muito provavel o seu desenvolvimento.
aqui o ensemble para o centro:

 

José C

Cirrus
Registo
14 Jan 2009
Mensagens
21
Local
Loures
entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro começa a desenhar-se ,em todos os modelos, uma situação de tempo adverso ou mesmo severo com muito vento e chuva ( quiça trovoadas) , neve a cotas medias e ondulação forte.
segundo o GFS, primeiro uma frente fria relativamente activa ao aproximar-se do continente dará origem a uma ciclogenese a NW do mesmo, essa depressao com pressao minima de 995hpa deslocar-se-há para SE atravessando o sul de portugal em fase de enchimento, depois uma segunda frente criará um cavado a W do continente e grará uma segunda depressao igualmente potente que a anterior que cruzará lentamente o centro do pais de WSW para ENE .
atenção que esta situação já se encontra modelada dentro dos limites de fiabilidade dos modelos sendo muito provavel o seu desenvolvimento.
aqui o ensemble para o centro:


A confirmar-se essa previsão, posso desde já começar a fazer planos para uma observação mais detalhada visto que para mim será um fim-de-semana tipo mini-férias.
Cumprimentos.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
estas situações e sucessões de instabilidade já me fazem lembrar um pouco o Inverno de 2000/2001. Não Tarda muito e se continuar assim é possível surgirem de novo as cheias no Vale do Tejo.:rain::rain:



Tenho de corrigir o que escreves-te:), porque além do que o aristocrata escreveu:thumbsup:, terá se ter em consideração a precipitação que tem ocorrido em Espanha, e tem sido pouca. Teria de ter começado a chover desde Novembro lá, e não aconteceu.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penso que ainda há espaço para a qualquer momento cair um grande nevão. Ainda há espaço temporal para isso acontecer e com condições climáticas como as que temos tido pode-se pensar em algo do género. A caixa de surpresas foi aberta este ano e quem sabe?
Só uma coisa: alguém tem algum estudo que relacione a temperatura do mar da nossa costa (continental, Açores e Madeira) e a sua relação directa com a formação de depressões baixas que normalmente atravessavam a zona no sentido SO-NE? Digo isto porque a temperatura do mar na nossa costa subiu muito desde 1950 segundo estudos que li há 2\3 anos; como a temperatura este ano na nossa costa anda mais baixa será que há alguma relação com esta entrada de depressões provenientes do NO? Dúvidas...
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Uma coisa é certa este Outono-Inverno tem sido fantástico...só tenho pena de já estarmos no final de Janeiro...mas aínda não perdi a esperança de este ano ver um dos maiores nevões de que há memória em Bragança...:)

De facto tem sido!!! Daqui a uns meses, vamos dizer o nosso "Outono-Inverno-Primavera" foram fabulosos. Eu tenho 33 e episódios aconteceram muitos, em vários anos, mas tantos numa só temporada...hum!!! Valorizar os momentos são a chave!!! E estamos todos a viver...história!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vou guardar as imagens desta run como recordação :D

Quanto ao meu nome para essas depressões, ficou provado que tens bom sentido de humor Vince :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Muita precipitação foi prás couves ... mas contudo e é o mais importante: a têndencia essa está toda lá, e creio que amanhã será o dia decisivo para saber o que nos espera ... !!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não vejo tendência de nenhuma. Estas run's não fazem sentido. Grandes monstros... parece que estamos no final de Setembro. Com esta corrente de oeste imparável pelos 40/50 norte acho difícil aparecer alguma coisa interessante. Chegaremos aos 300mm este ano? :huh:

Siga a neve então. :cool: