Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro



nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Grandes relatos temos tido por aqui.
Guarda e Bragança ,Loriga e Lince,autócones nos caminhos da neve
e agora Nashville que descreve um dia memorável num País que não estará de todo preparado para estas coisas do branco instalado.
grandes dias neste Inverno que não é único,
que fará lembrar outros pois então...
Por aqui, depois do forte aguaceiro no início da madrugada acompanhado de algum granizo e até trovoada, agora volta tudo à calmaria...
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bons Dias!!

Noite de Aguaceiros Moderados/Fortes, e com algum Granizo! A Precipitação acumulada desde as 00h é de 3,3mm:)

A Temperatura Mínima ficou-se nos 8,7ºC

Neste momento tenho 10,7ºC
Humidade nos 76%
Pressão a 1019 hPa
Vento a 10,1 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos 6,6ºC
Variação de Temperatura de -0,5ºC/h
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bom Dia:)

Por aqui neste momento estão 9.6ºC:cold:, céu com algumas nuvens e a pressão está nos 1019.8hPa. De referir que esta noite cairam aguaceiros moderados a fortes mas não houve trovoadas.
 

ruiadam

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
139
Local
Guarda - Altitude 1010 m - Neste momento estou em
Bom dia

Por aqui não nevou tanto como se esperava durante a noite e de manhã ainda não voltou a nevar, mas o cenário é quase o mesmo da semana passada, só que desta feita está tudo dentro da normalidade, aulas, trabalho, etc. Começamos a habituar-nos...:lmao:

Ficam umas fotos para aguçar o apetite, dentro de umas horas envio mais...



 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia!

Sigo com céu muito nublado em Coimbra... De vez em quando lá cai um aguaceiro moderado, mas a intensidade já é bem menor que ontem.

Em jeito de balanço mais um evento fantástico! A minha única frustração, que é a de não ver o elemento branco, é atenuada pelos fantásticos registos que aqui são colocados e pelo proliferar de outros fenómenos que têm tornado este Inverno fantástico!

Ponto alto, ocorreu na madrugada de Domingo onde a chuva muito forte acompanhada de trovoada acordaram-me mais cedo na minha cama de Lisboa. Já de regresso a Coimbra na viagem, mais chuva, mais granizo, mais trovoada.

Esta noite foi mais calma mas ainda ocorreram alguns aguaceiros e cheguei a ouvir granizo a embater contra a janela!

Que grande Inverno este!

Deixo por fim uma última nota opinativa. Mais uma vez a neve, mais uma vez o caos nas estradas, mais uma vez as críticas ás forças no terreno e meios de auxílio! De tudo o que vi este fim de semana fico cada vez mais com a opinião que o maior problema em Portugal é a falta de meios, e não a formação das forças no terreno!

Perto de 600 pessoas resgatadas nas mais diversas estradas do nosso país, em pontos dispersos. Para isto acontecer de certeza que as autoridades não andam a dormir (ainda por cima quando têm poucos meios!). Somos um país que não está preparado para estes eventos... CERTISSIMO. MAs será que o cidadão comum estará também preparado?
Centenas de pessoas resgatadas, certo que algumas por azar (pode acontecer, sobretudo nas estradas principais, que foram feitas para se circular!), mas será que milhares não correram riscos por mera inconsciência ou heroísmo (parvoíce) no qual nós Portugueses somos especialistas? Não falo daqueles obviamente que munidos de todas as precauções e habituados a estas situações efectuam as suas deslocações com segurança...

Acho que vale a pena reflectir...
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Bom dia. Aqui pela Lagoa, ontem à noite a temperatura ainda desceu aos 10,9ºC com o céu pouco nublado mas ao longo da noite a neblusidade foi aumentado e o céu tornou-se encoberto, a temperatura subiu atingindo os 16ºC por volta das 7h30 da manhã, mas depois voltou a descer. Ás 9h estavam 14,9ºC com céu encoberto e chuva, mas sem grande vento
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Boas:)

Por aqui pelas 11:00h caiu um aguaceiro fraco:rain:, por agora o céu está nublado, o vento sopra fraco de NW e a pressão é de 1021.2hPa e estão 12.9ºC
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Boas pessoal!

Já confirmei com mais testemunhos, a ocorrência de água-neve (sleet) em Castelo Branco, ontem pela tarde.

Pena, não ter estado disponível e atento.. :(

A cota de água-neve dever ter andado aqui pelos 400m, enquanto que neve deve ter caído a 500m e com acumulação aos 600m!

A serra da Gardunha hoje de manhã, está com um branco (a uma cota acima dos 700/800m) que até cega a vista, muito bela!

Fixe! :thumbsup: