Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

tugaafonso

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
62
Local
lousada
Sem dúvida que se aproximam dias interessantes. Amnahã, por esta hora, teremos concerteza mais informações. Mas o que até agora os gráficos demonstram são mais uns dias interessantes. Mas que rico inverno este!!!!
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece-me muito mais vento e ondulação do que chuva !!

Desculpem a franqueza ... mas sim pode ser problemática novamente para o Noroeste ... aqui no sul apesar de levarmos com alguma coisa será mais no Norte e Centro !

A partir de agora é sempre a tirar no sul ou não (?) !!

O MetOffice actualizou a sua previsão sazonal e indica que o trimeste Fev/Mar/Abril será seco ...
Veremos ....
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Se mantiverem as tendencias dos modelos e especialmente desta ultima run, tenho que dizer que o nosso pais não está preparado para um acontecimento destes.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Quanto a mim já pouca intensidade vai tirar pelo contrario acredito que meta mais intensidade em ambas, como já foi dito a localização do centro ainda vai variar mas meter mais a norte não acredito até porque a tendência da segunda é depois vir para sul! Tanto uma como a outra podem trazer um cenário preocupante, e quanto mais perto estiverem da costa pior será em termos de vento. Rezem para que não cave mais ainda :eek:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Parece-me muito mais vento e ondulação do que chuva !!

Desculpem a franqueza ... mas sim pode ser problemática novamente para o Noroeste ... aqui no sul apesar de levarmos com alguma coisa será mais no Norte e Centro !

A partir de agora é sempre a tirar no sul ou não (?) !!

A run do GFS não é bem isso que indica, sobretudo na 2ª depressão. O Enchimento a NE é intenso e isso faria com que as bandas de precipitação até fossem mais intensas no próprio sul... Obviamente que até lá ainda poderão haver alterações, mas penso que é uma situação com potencial para poderes ter um pouco mais de animação aí pelo Algarve!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Parece-me muito mais vento e ondulação do que chuva !!

Desculpem a franqueza ... mas sim pode ser problemática novamente para o Noroeste ... aqui no sul apesar de levarmos com alguma coisa será mais no Norte e Centro !

A partir de agora é sempre a tirar no sul ou não (?) !!

O MetOffice actualizou a sua previsão sazonal e indica que o trimeste Fev/Mar/Abril será seco ...
Veremos ....

Eu vejo muita mas muita chuva nas duas depressões, se cair aquilo é inundações de norte a sul...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Cá vai a animação da saída das 12Z.
Alterações mais evidentes, a primeira depressão mais a norte dos Açores, a segunda depressão com um comportamento menos estranho, já não vai tanto para sul, parece ser mais lógico agora, e com frentes mais intensas que com estes ventos poderiam fazer mossa. Nunca é demais referir que são muitas horas e que pequenas alterações implicam por vezes grandes mudanças. Basta olhar para a diferença em apenas numa run em que algumas ilhas nos Açores passaram para uma situação bem mais confortável. E até lá, pode melhorar mais, tal como pode piorar.

anim-135.gif
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Bem esta situação, (se se confirmar visto que ainda falta bastante tempo), do proximo fim de semana parece-me ser diferente de todas as outras, vem certinha e direitinha ao territorio nacional, nem o sul pode reclamar. E trás muita animação de certeza. Não é assim? Ou estou a analisar mal?:huh:

Uma situação para acompanhar com toda a certeza....

Olha que não sei.. o Sul não é agraciado pela Mãe Natureza, aqui é sempre verão :unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Obviamente que até lá ainda poderão haver alterações, mas penso que é uma situação com potencial para poderes ter um pouco mais de animação aí pelo Algarve!


Sim, a localização exacta, não é por estar mais a norte ou a sul que seja o mais importante, se tem mais 5 ou menos 5 hPa, interessa sobretudo a disposição a situação sinóptica geral e a disposição dos gradientes isobáricos e depois as frentes que gera.

Por exemplo apesar da depressão a norte esta situação nesta imagem poderia ser chata para todo o litoral a sul de Lisboa se se comprovasse, uma frente activa neste cenário de ventos fortes.

75929894vw2.gif
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
ste:


semttulojl3.png
[/URL][/IMG]

Esta saída das 12 h do GFS cava ainda mais todo sistema depressionário
e coloca-o quase a roçar o Noroeste da P.I.

Quanto ao que poderá ainda vir mais lá para diante o melhor é nem falar,
já que a distância ainda é larga mas, os modelos apontam para cenários ainda mais gravosos do que para sexta.
Habemos Inverno...

Viva! É precisamente sobre este run que tenho umas dúvidas sobre a situação nos Açores a partir de dia 31-01 a 03-02: em todas as cartas a RA dos Açores aparece numa zona de fronteira entre um núcleo de altas pressões e baixas. Significará um dias de vento forte? O que me podem dizer para a R.A. dos Açores durante esse período? Obrigado!:D
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Chuvas fortes vao cair nos proximos dias mais para o final do dia/inicio de noite e madrugada. ( pelo menos a norte e centro)

O meu site de eleição ( windguru) nunca falha.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Viva! É precisamente sobre este run que tenho umas dúvidas sobre a situação nos Açores a partir de dia 31-01 a 03-02: em todas as cartas a RA dos Açores aparece numa zona de fronteira entre um núcleo de altas pressões e baixas. Significará um dias de vento forte? O que me podem dizer para a R.A. dos Açores durante esse período? Obrigado!:D

Umas seis mensagens mais acima está uma animação de previsão dos ventos onde pode ficar com uma ideia dos Açores.