Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
my.php


:shocking:
mas será que isto não acaba!!!!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De facto promete ser um periodo de grande actividade!É surpreendente como as depressões se sucedem e cavam assim tão perto de nós! O Sábado 31/01 a confirmar-se o cenário será um dia de alerta especialmente elevado!!

Vince: esses mapas animados de pressão e vento são espectaculares e bem elucidativos!:thumbsup:

Qual é o link para aceder aos mesmos?

Procurei na net e não encontrei...:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Qual é o link para aceder aos mesmos?
Procurei na net e não encontrei...:huh:

Estarão muito em breve acessíveis a todos. Eu sei que já disse isso anteriormente, mas não tínhamos infraestrutura nem recursos nem largura de banda para disponibilizar isso, mas agora já temos quase tudo preparado, em breve estará tudo operacional, tal como os meteogramas que o hotspot tem colocado e outras coisas.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Não é minha prática cada vez que há uma actualização de este ou daquele modelo vir para aqui de imediato ou à posteriori comentar, até porque normalmente as saídas seguintes vêm muitas vezes pôr em cheque as nossas afirmações se falarmos sobretudo para cenários de mais de 90 horas.
Mas serve a presente intervenção para sobretudo desdramatizar o que por aqui já é dado como certo quando ainda agora com esta actualização do modelo Europeu as dúvidas da intensidade da 1ª depressão a atingir-nos mantêm-se:

semttulozu6.png
[/URL][/IMG]

Na realidade este cenário proposto pelo ECMWF é muito mais brando quer em precipitações, quer em ventos.
Amanhã, e porque ainda há tempo, teremos os modelos a propor cenários inversos ou seja o europeu mais gravoso e o GFS mais brando.
Não seria a 1ª vez.
Para depois de sexta, honestamente, aí considero mesmo especulação desde já adiantar cenários efectivos e concretos.
Ainda assim não haverá muitas dúvidas que entraremos num período de precipitações generalizadas (Algarve finalmente incluído) e até eventualmente quantiosas.
Mas daí a afirmar que " atenção, atenção : vêm aí fortes temporais e não sei se o País estará preparado " , não será para já, um pouquito exagerado?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Já repararam onde se originam as duas depressões ?? :lmao: latitudes um pouco estranhas não ?? para depressões tão cavadas.

O jet stream anda muito descaído aqui para os nossos lados :D :lmao: isto não vai acabar bem :assobio:
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boas

ao ver o o run das 12h do GFS fiquei com uma duvida.
se alguem me puder esclarecer que o faça.

a duvida é a seguinte:

com a previsão de chuva e com temperaturas de -4 e -31º C a 850 e 500 hpa, respectivamente e com 11 ºC à superficie e com pressão de 1015 hpa será possivel chover granizo?

obrigado pelas respostas


PS: caso este comentário não se insira neste tópico peço desculpa aos moderadores
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Estarão muito em breve acessíveis a todos. Eu sei que já disse isso anteriormente, mas não tínhamos infraestrutura nem recursos nem largura de banda para disponibilizar isso, mas agora já temos quase tudo preparado, em breve estará tudo operacional, tal como os meteogramas que o hotspot tem colocado e outras coisas.

:thumbsup::palmas::bombar:
Um muito obrigado e força a quem anda com toda essa suadela!!