Porque é que não neva na praia?

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Resumidamente, posso dar como resposta o que está em cima, para justificar a não existência de neve em espinho e Aveiro?

Ausência de precipitação. Em Aveiro quase não caiu nada dia 9, por isso não nevou sleet como no Porto. Tal como em 2006 nevou na Figueira e em Lisboa mas não no Porto, porque não caiu precipitação. Senão andávamos a dizer porque é que neva em Lisboa e não no Porto ;) E depois não podemos esquecer que Aveiro é plano, e o Porto tem algumas partes da cidade bem elevadas, como as Antas por exemplo, uma das zonas mais frias da cidade.
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Tenho uma questão melhor.
Porque é que nevou no Porto, e na Póvoa de Varzim, mas não em Viana do Castelo?
O Porto tem altitudes constantes acima dos 100 metros em muitos pontos e em zonas dos arredores como Gaia e Valongo chega-se aos 200 metros.
Penso que essa é uma razão.

Lembro-me que naquele dia estava em Gaia, na Batalha e na Baixa (que já só é quase 50 metros) e nevava em ambos os locais
Disseram-me que nevou na Maia (também 100 metros) mas não ouvi nada de Matosinhos que é ao nível do mar.
No entanto, disseram-me que nevou na Foz do Douro embora esteja céptico. Talvez fosse misturado com chuva.
Por exemplo, na zona de casa dos meus pais (Leça do Balio) que é o vale do rio Leça e só tem 50 metros altitude, já só nevou ao início da manhã e à tarde não.
Penso que a cota andava nos 50-100 metros, no Porto. Viana do Castelo, Aveiro, Espinho, Ovar, que estão ao nível do mar, não tiveram os flocos.

Agora porque a Póvoa de Varzim e Vila do Conde tiveram neve não sei. Ouvi dizer o mesmo de Esposende. Se calhar foi só em zonas interiores. Ou os microclimas são mais frios. Mas o facto é que Viana do Castelo parece que não teve (talvez o efeito da ilha do calor).

De qualquer modo, algo que me diz que no Porto é a proximidade ali aos montes do conjunto que vai desde Valongo a Alfena e também ao Marão, ou talvez a presença do rio, que ajudaram um pouco nisto.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Seria INTERESSANTE fazer o seguinte entre os membros deste fórum, entre todos nós:

Fazermos um MAPA de Portugal com as COTAS de NEVE que ocorreram nos vários fenómenos e Janeiro de 2006, em 2007, e agora nos vários período de neve deste Inverno 2008-2009.

Podíamos fazer uma coisa detalhada.
A primeira coisa que precisámos de saber é que "dias frios" houve e onde houve neve e que altura são esses locais, e se houve acumulação.

Vamos contar desde 1987 por exemplo.
Considerem neve até cotas iguais ou inferiores a 500-600 metros.
Estou a reunir os relatos daqui e da imprensa. Completem pf.
Pus este post igualmente na entrada "neves a cotas baixas"

Eu digo os meus locais:
02-02-1954: nevão em todo o país, pelo menos em Lisboa e no Algarve, cota mínima 0m
11 ou 15-02-1983:nevão em Coimbra e Braga
14 e 15-01-1987: nevou com bastante acumulação no Porto e Braga, cota mínima 0m
04-02-1994: nevou com pequena acumulação em Braga, caíram uns flocos pequenos nos arredores do Porto (cota mínima de 100m) (Maia, este evento vi) Neve com acumulação em Paços de Ferreira e Famalicão (acima dos 150m).
21-04-1995: Neve no Sameiro (500m) e Bom Jesus (400m) mas não em Braga (200m)
Final 1996:
03-01-1997: nevão em Vouzela
08-01-1997: nevão em Vila Real
fim 02/2003: uns aguaceiros de neve sem acumulação em Braga (este evento eu vi), num post falaram de uma neve com alguma acumulação em Guimarães no início de 2003,não sei se se referem a este dia. (pela minha memória tenho a certeza que foi no final de Fevereiro, penso que 20 ou 25). Pedras Rubras registou "ice pellets", cota mínima de 200m ou menos
Episódios entre 2003 e 2005?
29-01-2006: neve em Lisboa, Figueira da Foz, o pessoal do Sul e Centro que acrescente aqui (cota mínima: 0m).
28-01-2007: neve na Grande Lisboa, o pessoal do Sul e Centro que acrescente aqui (cota mínima: ?)
Episódios de 2007-2008?
30-11-2008: chuva/neve com pequena acumulação em Braga (cota mínima: 200m), neve com alguma acumulação no Sameiro (500m), cota mínima de acumulação acima dos 600m.
14-12-2008 Nevou com acumulação na Serra do Caramulo e a vários pontos acima dos 800m. Neve em Bragança (700m), sleet em castelo Branco, cota mínima 600m
27-12-2008: neve no centro de Viseu (cota: 400m) (eu vi), neve na Covilhã, regiões do distrito de Coimbra e Vila Real. Neve na Serra de Santa Justa (cota mínima: 350m), região de Gondomar! Neste dia eu reparei que a cota para acumulação andava nos 600m.
09-01-2009: neve na região do Porto/Gaia (cota mínima: 50m). Cota mínima para acumulação nos 100m em Famalicão, e 200m em Valongo.
(15-01-2009: neve em Bragança e interior: cota mínima entre os 700-1000m, ou alguém sabe de um relato inferior?)
20-01-2009: neve em Oleiros (Castelo Branco), Sertã, Bragança, Covilhã, Viseu (400m), Portalegre (480m), tudo com acumulação, Elvas caíu sleet, e Serra da Amoreira. Sleet em várias regiões a cota mínima de 300m. Cota mínima de acumulação acima dos 400-500m. Parece que nevou no Sameiro igualmente.
 

gimmigummy

Cirrus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
9
Local
Porto
Penso que a cota andava nos 50-100 metros, no Porto. Viana do Castelo, Aveiro, Espinho, Ovar, que estão ao nível do mar, não tiveram os flocos.

Eu estava na ponte D. Luis, e la nevava. Fui à ribeira de funicular, e nevava. E a ribeira fica ao nível do mar/rio. Portanto acredito que tenha nevado na foz.
 

sandra santos

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
39
Local
lagoa-algarve
Seria INTERESSANTE fazer o seguinte entre os membros deste fórum, entre todos nós:

Fazermos um MAPA de Portugal com as COTAS de NEVE que ocorreram nos vários fenómenos e Janeiro de 2006, em 2007, e agora nos vários período de neve deste Inverno 2008-2009.

Podíamos fazer uma coisa detalhada.
A primeira coisa que precisámos de saber é que "dias frios" houve e onde houve neve e que altura são esses locais, e se houve acumulação.

Vamos contar desde 1987 por exemplo.
Considerem neve até cotas iguais ou inferiores a 500-600 metros.
Estou a reunir os relatos daqui e da imprensa. Completem pf.
Pus este post igualmente na entrada "neves a cotas baixas"

Eu digo os meus locais:
02-02-1954: nevão em todo o país, pelo menos em Lisboa e no Algarve, cota mínima 0m
11 ou 15-02-1983:nevão em Coimbra e Braga
14 e 15-01-1987: nevou com bastante acumulação no Porto e Braga, cota mínima 0m
04-02-1994: nevou com pequena acumulação em Braga, caíram uns flocos pequenos nos arredores do Porto (cota mínima de 100m) (Maia, este evento vi) Neve com acumulação em Paços de Ferreira e Famalicão (acima dos 150m).
21-04-1995: Neve no Sameiro (500m) e Bom Jesus (400m) mas não em Braga (200m)
Final 1996:
03-01-1997: nevão em Vouzela
08-01-1997: nevão em Vila Real
fim 02/2003: uns aguaceiros de neve sem acumulação em Braga (este evento eu vi), num post falaram de uma neve com alguma acumulação em Guimarães no início de 2003,não sei se se referem a este dia. (pela minha memória tenho a certeza que foi no final de Fevereiro, penso que 20 ou 25). Pedras Rubras registou "ice pellets", cota mínima de 200m ou menos
Episódios entre 2003 e 2005?
29-01-2006: neve em Lisboa, Figueira da Foz, o pessoal do Sul e Centro que acrescente aqui (cota mínima: 0m).
28-01-2007: neve na Grande Lisboa, o pessoal do Sul e Centro que acrescente aqui (cota mínima: ?)
Episódios de 2007-2008?
30-11-2008: chuva/neve com pequena acumulação em Braga (cota mínima: 200m), neve com alguma acumulação no Sameiro (500m), cota mínima de acumulação acima dos 600m.
14-12-2008 Nevou com acumulação na Serra do Caramulo e a vários pontos acima dos 800m. Neve em Bragança (700m), sleet em castelo Branco, cota mínima 600m
27-12-2008: neve no centro de Viseu (cota: 400m) (eu vi), neve na Covilhã, regiões do distrito de Coimbra e Vila Real. Neve na Serra de Santa Justa (cota mínima: 350m), região de Gondomar! Neste dia eu reparei que a cota para acumulação andava nos 600m.
09-01-2009: neve na região do Porto/Gaia (cota mínima: 50m). Cota mínima para acumulação nos 100m em Famalicão, e 200m em Valongo.
(15-01-2009: neve em Bragança e interior: cota mínima entre os 700-1000m, ou alguém sabe de um relato inferior?)
20-01-2009: neve em Oleiros (Castelo Branco), Sertã, Bragança, Covilhã, Viseu (400m), Portalegre (480m), tudo com acumulação, Elvas caíu sleet, e Serra da Amoreira. Sleet em várias regiões a cota mínima de 300m. Cota mínima de acumulação acima dos 400-500m. Parece que nevou no Sameiro igualmente.



pelo menos aqui no algarve(dito pelo meu sogro) nevou mesmo na praia.as pessoas na altura ficaram admiradissimas,pois nunca tal tinha acontecido
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
A minha dúvida não é propriamente esta. Ontem estava em família e perguntei se em Aveiro também tinha nevado. Disseram-me que não, que no porto neva por não ser tão húmido como em Aveiro. Eu sei que quase diariamente o porto tem uma % de humidade superior a 85% e Aveiro é semelhante. Depois disseram que era devido a estar perto do mar. Mas o porto também não tem mar? E porque é que se diz que é por ser mais húmido, se quando esta a nevar ou a chover, os niveis de humidade são de igualmente 100%? Sou assim tão burro por pensar desta forma? Gostava mesmo de saber a verdadeira razão.

A razão principal é o facto de a temperatura do ar à superfície, nas regiões costeiras, nunca atingir valores muito baixos - junto à superfície, o Oceano Atlântico que banha as nossas costas, nunca atinge valores de temperatura inferiores a 11-12ºC - efeito moderador no litoral...
As condições para nevar, nas zonas costeiras de Portugal, terão de ser excepcionais. Estão associadas a advecção de ar muito frio, húmido e instável, com um reduzido percurso sobre o Oceano, de preferência com trajecto continental.
À mesma latitude, Nova York e Figueira da Foz...são afectadas por correntes marítimas do Atlântico com temperaturas superficiais muito diferentes, nevando todos os Invernos em N.Y. e sendo muito raro nevar na F. Foz mas tem acontecido...a última vez em 29 de Janeiro de 2006, numa situação muito curiosa pois nevou no litoral centro e regiões do Sul do País e nas Montanhas do Norte e Centro nem um farrapo (nesse dia)...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A razão principal é o facto de a temperatura do ar à superfície, nas regiões costeiras, nunca atingir valores muito baixos - junto à superfície, o Oceano Atlântico que banha as nossas costas, nunca atinge valores de temperatura inferiores a 11-12ºC - efeito moderador no litoral...
As condições para nevar, nas zonas costeiras de Portugal, terão de ser excepcionais. Estão associadas a advecção de ar muito frio, húmido e instável, com um reduzido percurso sobre o Oceano, de preferência com trajecto continental.
À mesma latitude, Nova York e Figueira da Foz...são afectadas por correntes marítimas do Atlântico com temperaturas superficiais muito diferentes, nevando todos os Invernos em N.Y. e sendo muito raro nevar na F. Foz mas tem acontecido...a última vez em 29 de Janeiro de 2006, numa situação muito curiosa pois nevou no litoral centro e regiões do Sul do País e nas Montanhas do Norte e Centro nem um farrapo (nesse dia)...

Relativamente ao sul, só nevou em algumas regiões.